PERMANÊNCIA ESCOLAR DAS JUVENTUDES DA EJA/EPT (PROEJA): ATOS DE RESISTÊNCIA DAS/DOS JOVENS DO ALTO SERTÃO ALAGOANO

Publicado em 03/01/2024 - ISBN: 978-65-272-0202-8

DOI
10.29327/vi-encontro-nacional-da-eja-ept-proeja-da-rede-federal-347215.689873  
Título do Trabalho
PERMANÊNCIA ESCOLAR DAS JUVENTUDES DA EJA/EPT (PROEJA): ATOS DE RESISTÊNCIA DAS/DOS JOVENS DO ALTO SERTÃO ALAGOANO
Autores
  • Jailson Costa da Silva
  • Divanir Maria De Lima Reis
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT (PROEJA) - Relato de Experiência e Comunicação Oral
Data de Publicação
03/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vi-encontro-nacional-da-eja-ept-proeja-da-rede-federal-347215/689873-permanencia-escolar-das-juventudes-da-ejaept-(proeja)--atos-de-resistencia-dasdos-jovens-do-alto-sertao-alagoan
ISBN
978-65-272-0202-8
Palavras-Chave
Juventudes. Permanência escolar. Educação de jovens e adultos. Sertão.
Resumo
A pesquisa constitui-se parte do Continuum dos estudos sobre permanência escolar na EJA/EPT, iniciados em 2019 no Ifal – Campus Piranhas – AL. Os estudos sobre permanência vêm provocando mudanças na forma de refletir sobre o “fracasso” escolar, permitindo romper com a visão de que a causa desse “fracasso” está centrada no estudante, na perspectiva de se abordar outras questões relacionadas às condições de permanência na modalidade. Nesse sentido, a pesquisa em tela, foi idealizada pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (Gipeja – Ifal/CNPq), em rede colaborativa com o Grupo de pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja – Ufal/CNPq), por meio da integração na Rede Intercâmpus de Permanência Escolar (Ripe), no âmbito do projeto longitudinal de pesquisa (Ufal/Ifal) – Chamada Universal CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021. Constitui-se em um espaço de diálogo com os outros Campi do Ifal, que também estudam a temática da permanência escolar, e principalmente o estabelecimento de um trabalho em rede daqueles que, por direito, atendem as pessoas jovens em seus cursos de EJA/EPT, na busca de implantar uma política de valorização das juventudes. A investigação assenta-se nas relações entre juventudes e educação e tem como objetivo compreender, a partir das histórias de vida, os atos de resistência que as/os jovens do alto sertão de Alagoas acionam para permanecer estudando, mesmo diante da escassez de políticas públicas específicas para esse segmento populacional. Considerará o percurso da vida e as condições de subsistência vivenciadas por essas juventudes, tendo como problematização: até que ponto as políticas de assistência estudantil do Ifal atendem as especificidades das juventudes da EJA integrada à Educação Profissional e Tecnológica – EJA/EPT, no intuito de garantir a permanência escolar das/dos jovens da comunidade sertaneja? Para alcançar o objetivo e “responder” a problematização optamos pela abordagem metodológica qualitativa. Utilizaremos o método de história de vida como ponte entre o individual e o social. As narrativas serão construídas por meio da entrevista compreensiva. As considerações teóricas sobre as juventudes serão fundamentadas em Catani e Gilioli (2008) Levi; Schmitt (1996); Andrade (2004); Andrade e Neto (2007), Moreira, (2018), entre outros. Serão interlocutores/as desta investigação as/os jovens estudantes, que por direito, têm acesso ao curso de Alimentos – modalidade EJA. Mobilizados pela constante presença das juventudes no Curso de alimentos, sentimo-nos instigados a compreender os sentidos da permanência escolar dessas juventudes na EJA/EPT (Proeja). O resultado deste estudo, ainda em fase inicial, se integrará à rede de investigações de permanência escolar, já existentes no Brasil e subsidiará a implantação e implementação de ações institucionais de permanência escolar das juventudes, no âmbito da EJA/EPT, no Campus Piranhas e dos demais Campi que ofertam a referida modalidade de educação.
Título do Evento
VI Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Encontro Nacional da EJA - EPT (PROEJA) da Rede Federal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SILVA, Jailson Costa da; REIS, Divanir Maria De Lima. PERMANÊNCIA ESCOLAR DAS JUVENTUDES DA EJA/EPT (PROEJA): ATOS DE RESISTÊNCIA DAS/DOS JOVENS DO ALTO SERTÃO ALAGOANO.. In: Anais do VI Encontro Nacional da EJA - EPT (PROEJA) da Rede Federal. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Colégio Pedro II, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vi-encontro-nacional-da-eja-ept-proeja-da-rede-federal-347215/689873-PERMANENCIA-ESCOLAR-DAS-JUVENTUDES-DA-EJAEPT-(PROEJA)--ATOS-DE-RESISTENCIA-DASDOS-JOVENS-DO-ALTO-SERTAO-ALAGOAN. Acesso em: 30/04/2025

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