PROJETO INTEGRADOR - ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA EJA/EPT

Publicado em 03/01/2024 - ISBN: 978-65-272-0202-8

DOI
10.29327/vi-encontro-nacional-da-eja-ept-proeja-da-rede-federal-347215.708262  
Título do Trabalho
PROJETO INTEGRADOR - ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA EJA/EPT
Autores
  • Suele Maria de Lima
  • CAIO SOUZA DOS PASSOS SILVA
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT (PROEJA) - Relato de Experiência e Comunicação Oral
Data de Publicação
03/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vi-encontro-nacional-da-eja-ept-proeja-da-rede-federal-347215/708262-projeto-integrador---estrategia-de-ensino-e-aprendizagem-para-ejaept
ISBN
978-65-272-0202-8
Palavras-Chave
Projeto integrador, EJA, Tema gerador, Televisão
Resumo
Trata-se de um relato de experiência referente ao trabalho - IFRJ MSI TV, desenvolvido pela turma de 1º período, MSI 311, durante o semestre letivo de 2023.1, na disciplina Projeto Integrador I, sob a orientação da professora regente, Suéle Lima e do professor voluntário, Caio Passos. Projeto Integrador é um componente curricular presente na formação de estudantes que cursam Manutenção e Suporte em Informática, um curso técnico integrado, de nível médio, ofertado na modalidade Educação de Jovens e Adultos, no período noturno, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de janeiro, campus Nilópolis. Esse componente aparece em cinco das seis etapas do curso, sempre atrelado a um eixo temático, desenvolvido em forma de projeto. O aluno inserido em sua casa é o eixo definido para o 1º período. Nesse trabalho, eixo temático foi associado ao conceito, tema gerador, cunhado por Paulo Freire, em seu livro Pedagogia do Oprimido. Segundo o autor, o termo corresponde, na estrutura metodológica, a conteúdo programático, mas precisa ser extraído do universo temático do povo, ou seja, “[...] seu pensamento-linguagem referido à realidade, os níveis de sua percepção desta realidade, a sua visão do mundo, em que se encontram envolvidos seus ‘temas geradores’”. Estabelecer estratégias de ensino e aprendizagem para qualquer segmento de ensino para o docente sempre é um grande desafio, especialmente, se a situação pedagógica combina jovens e adultos e sua formação profissional. Dadas as especificidades desse público e dessa formação, faz-se necessário um cuidado duplicado quando se tem em vista uma educação implicada com a redução de desigualdades sociais e com a superação da dicotomia entre educação básica e educação profissional, ou seja, a educação integral. Estudos na direção da formação integral apontam, entre outros, a interdisciplinaridade como um dos pressupostos que a sustenta e projetos integradores como meio de concretizá-la, pois estes visam articular e inter-relacionar os saberes desenvolvidos pelas disciplinas em cada período letivo, contribuir para a autonomia intelectual dos alunos, formar atitudes de cidadania, de solidariedade e responsabilidade social. A pesquisa bibliográfica e documental subsidiou a construção de uma proposta pedagógica de atividade de ensino e aprendizagem para a EJA. Esse corpo teórico levou à pesquisa de conteúdos relacionados ao tema do projeto integrador, que se desdobrou em três etapas. A primeira, considerada de investigação e sensibilização; a segunda, de definição dos subtemas e do formato do projeto; a terceira, elaboração dos roteiros para o produto final, traduzido em forma de programa jornalístico de televisão. Percebeu-se que o desenvolvimento do projeto integrador gerou resultados positivos na auto-estima da turma, especialmente, por ocasião da apresentação do projeto integrador à comunidade do MSI, realizada no auditório do campus. Observou-se a interdisciplinaridade durante as etapas do projeto, nos momentos em que os discentes expressavam pensamentos com conteúdos relacionados às demais áreas de conhecimento. Atribui-se esse resultado ao fato de todas as decisões terem sido tomadas de forma coletiva, mesmo que houvesse, ocasionalmente, algum desvio para atitudes individualistas ou fuga do sentido definido para a atividade e a realidade do aluno.
Título do Evento
VI Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Encontro Nacional da EJA - EPT (PROEJA) da Rede Federal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

LIMA, Suele Maria de; SILVA, CAIO SOUZA DOS PASSOS. PROJETO INTEGRADOR - ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA EJA/EPT.. In: Anais do VI Encontro Nacional da EJA - EPT (PROEJA) da Rede Federal. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Colégio Pedro II, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vi-encontro-nacional-da-eja-ept-proeja-da-rede-federal-347215/708262-PROJETO-INTEGRADOR---ESTRATEGIA-DE-ENSINO-E-APRENDIZAGEM-PARA-EJAEPT. Acesso em: 30/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes