Título do Trabalho
CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA FORMAÇÃO INTEGRAL
Autores
  • Samai Serique dos Santos Silveira
  • SILVANA NEUMANN MARTINS
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Eixo Temático 2 - Formação Docente e Práticas Pedagógicas em Educação Profissional
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vicoloquionacionaleiiicoloquiointernacional/446786-contribuicoes-da-pedagogia-historico-critica-na-formacao-integral
ISSN
2358-1190
Palavras-Chave
Instituto Federal, Ensino Médio, Formação Humana.
Resumo
Nos primeiros anos do século XXI, políticas educacionais foram desenvolvidas no Brasil. Entre tais políticas, destacamos, neste estudo, as que se destinaram à área da Educação Profissional e Tecnológica. No ano de 2019, a Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica totalizou, conforme a Plataforma Nilo Peçanha, 1.023.303 estudantes em 11.264 cursos, tanto de formação inicial e continuada como de pós-graduação (BRASIL, 2020). Haviam ainda, “[...] 264.159 matrículas em EMI (incluindo PROEJA Integrado) [...], o que representa e reafirma substancial ampliação da oferta de EPT integrada ao Ensino Médio” (CONIF, 2021). Além disso, atuavam nessa área 43 mil professores e 34 mil técnicos-administrativos em educação. Neste estudo propomos uma reflexão qualificada, que possa subsidiar aperfeiçoamentos ao trabalho desenvolvido nos Institutos Federais, como também resistência ativa à reforma do ensino médio brasileiro que está sendo implementada por diferentes legislações e normas complementares, entre elas, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), a Base Nacional Curricular Comum do Ensino Médio (BNCC-EM) e mais recentemente, no ano de 2021, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional e Tecnológica (DCNEPT), evidenciando na sociedade brasileira retrocessos na área dos direitos sociais. Ao mesmo tempo, este trabalho aposta na construção de uma proposta de formação aos adolescentes e jovens brasileiros que considere não somente a formação técnica direcionada ao mercado de trabalho, mas a compreensão do processo histórico, a amplitude no mundo do trabalho e as diferentes dimensões do ser humano (SAVIANI, 2019, 2012). O presente estudo, vinculado ao Programa de Pós-graduação da Universidade do Vale do Taquari, na Linha de Pesquisa Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação, tem como objetivo investigar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica na formação integral. O referencial teórico-metodológico está subsidiado no materialismo histórico-dialético (MARX, 2008), tendo como fontes os documentos oficiais selecionados que tratam sobre o currículo integrado do Instituto Federal do Pará, Campus Santarém, no período de 2010 a 2019. Assim, na busca pela compreensão de tais processos, o fenômeno é situado historicamente, explicitando-o na práxis, a partir das relações complexas e contraditórias que abrangem os aspectos histórico, econômico, sócio-político e cultural, analisando na vida social as relações entre eles, numa perspectiva totalizante sem ser reducionista. As conclusões ainda parciais, destacam a importância da formação continuada sobre os fundamentos teóricos-metodológico que subsidiam a proposição da formação humana integral para os trabalhadores; os pressupostos teórico-metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) podem contribuir na construção da formação integral, com o acesso dos trabalhadores aos conhecimentos científicos, filosóficos e artísticos sistematizados mais elaborados produzidos pela humanidade; a PHC busca a transformação social, potencializando ao máximo o desenvolvimento do ser humano, evidenciando a pertinência para a proposta do Ensino Médio Integrado.
Título do Evento
VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Título dos Anais do Evento
Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVEIRA, Samai Serique dos Santos; MARTINS, SILVANA NEUMANN. CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA FORMAÇÃO INTEGRAL.. In: Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral. Anais...Natal(RN) IFRN, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIColoquioNacionaleIIIColoquioInternacional/446786-CONTRIBUICOES-DA-PEDAGOGIA-HISTORICO-CRITICA-NA-FORMACAO-INTEGRAL. Acesso em: 28/04/2025

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