A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL DO SÉCULO XX

Publicado em 28/12/2021 - ISSN: 2358-1190

Título do Trabalho
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL DO SÉCULO XX
Autores
  • Flávio Gonzalez
  • Cássia Sofiato
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Eixo Temático 1 - Políticas em Educação Profissional
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vicoloquionacionaleiiicoloquiointernacional/446889-a-educacao-profissional-de-pessoas-com-deficiencia-no-brasil-do-seculo-xx
ISSN
2358-1190
Palavras-Chave
Trabalho; deficiência; educação; inclusão
Resumo
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL DO SÉCULO XX Flávio Gonzalez Cassia Geciauskas Sofiato INTRODUÇÃO: A educação profissional de pessoas com deficiência tem sido um desafio ao longo da história do Brasil. À margem das instituições oficiais de ensino profissional, ela tem se dado, sobretudo, em organizações filantrópicas, sob uma perspectiva assistencialista. É no século XIX que surgem as primeiras instituições de atendimento às pessoas com deficiência. No século XX o trabalho para a sociedade em geral assumiu uma grande relevância se comparado com outras épocas. Tornou-se, na verdade, seu aspecto central e elemento constitutivo da própria identidade. Acerca da educação de pessoas com deficiência, seguindo a tendência do século XIX, Helena Antipoff fundou, em 1932, a Sociedade Pestalozzi. Em 1954 surgiu a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE. Instituições como estas contaram com apoio do poder público e se tornaram, na prática, instituições oficiais para a formação de pessoas, inclusive no que se refere à educação profissional. Neste estudo, objetiva-se apresentar como se deu a educação laboral de pessoas com deficiência no século XX, chamado por alguns de “século do trabalho” (Franco, 2011). Acreditamos ser relevante a compreensão deste percurso histórico, uma vez que, segundo dados do DIEESE (2019), apenas 1% dos trabalhadores formais do Brasil tem algum tipo de deficiência, enquanto o CENSO 2010 aponta para 24,5% da nossa população com esta condição, o que demonstra que este ainda é um público excluído do mercado de trabalho. METODOLOGIA: A abordagem deste trabalho é de natureza qualitativa e a pesquisa é bibliográfica e documental. De acordo com Gil (2002), a pesquisa bibliográfica é desenvolvida “com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos” e “a pesquisa documental vale-se de materiais que não recebem ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa” (GIL, 2002, p. 44-45). Neste estudo foram utilizadas fontes primárias, constituídas por documentos relacionados aos processos de educação profissional de pessoas com deficiência intelectual, na cidade de São Paulo. CONCLUSÕES: A educação profissional de pessoas com deficiência no século XX se deu, sobretudo, em espaços segregados. Foi marcada por políticas especiais e atuação, sobretudo da sociedade civil. Se por um lado tiveram como escopo contemplar de alguma maneira este público, por outro acabaram por servir de instrumento para a exclusão social e seus resultados práticos de empregabilidade foram mínimos, o que também se deve a fatores extrínsecos como a discriminação. O modelo predominante foram as chamadas “oficinas protegidas”, que se constituíam espaços de formação institucional, que geralmente subcontrataram atividades industriais ou então se dedicaram ao artesanato, geralmente comercializado em bazares pelas próprias instituições. Estes ambientes, exclusivos para pessoas com deficiência, acabaram por se tornar, em muitos casos, o meio e o fim de todo um processo de trabalho, pois mantinham pessoas por anos em suas estruturas com uma remuneração simbólica, geralmente constituída por um rateio das próprias receitas produzidas pelas oficinas. Em alguns casos nunca houve remuneração. Já no final do século XX, a luta política dos movimentos de pessoas com deficiência, desencadeada principalmente à partir de 1981, proclamado o “Ano Internacional das Pessoas Deficientes”, pela Organização das Nações Unidas (ONU), teve conquistas que culminaram com a inclusão da proibição à discriminação ao trabalho formal das pessoas com deficiência na Constituição Federal de 1988 e toda uma legislação decorrente, em especial a Lei 8.213/91, que estabeleceu cotas obrigatórias para pessoas com deficiência em empresas com 100 ou mais empregados. Tais conquistas tiveram alguns resultados, mas não foram suficientes para alterar de modo significativo a educação profissional de pessoas com deficiência, sendo que em muitos lugares do país ainda predomina o modelo das oficinas protegidas. Palavras-chave: Trabalho; deficiência; educação; inclusão. Área do conhecimento: 7.08.01.02-9 História da Educação REFERÊNCIAS DIEESE. Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Nota Técnica 246/20. São Paulo, 2020. FRANCO, R.V. A Justiça do Trabalho entre dois extremos. Reflexões sobre sua instalação. Tribunal Superior do Trabalho, 2011. Disponível em: https://www.tst.jus.br/documents/10157/3600569/Labor+4.pdf GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002 MAZZOTTA, Marcos José Silveira. Educação Especial no Brasil: História e políticas públicas. 3. ed.São Paulo: Cortez, 2001. SILVA, Izaura M. A.. Políticas de Educação Profissional para Pessoa com Deficiência. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: 2011. .
Título do Evento
VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Título dos Anais do Evento
Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GONZALEZ, Flávio; SOFIATO, Cássia. A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL DO SÉCULO XX.. In: Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral. Anais...Natal(RN) IFRN, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIColoquioNacionaleIIIColoquioInternacional/446889-A-EDUCACAO-PROFISSIONAL-DE-PESSOAS-COM-DEFICIENCIA-NO-BRASIL-DO-SECULO-XX. Acesso em: 26/04/2025

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