MODELO TEÓRICO-CONCEITUAL DO OBSERVATÓRIO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE

Publicado em 28/12/2021 - ISSN: 2358-1190

Título do Trabalho
MODELO TEÓRICO-CONCEITUAL DO OBSERVATÓRIO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE
Autores
  • CARLA DA CONCEIÇÃO ANDRADE
  • Rafaely Karolynne Do Nascimento Campos
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Eixo Temático 2 - Formação Docente e Práticas Pedagógicas em Educação Profissional
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vicoloquionacionaleiiicoloquiointernacional/447572-modelo-teorico-conceitual-do-observatorio-do-ensino-medio-integrado-do-instituto-federal-de-sergipe
ISSN
2358-1190
Palavras-Chave
Educação Profissional, Ensino Médio Integrado, Modelo Teórico-conceitual, Observatório, Práticas Profissionais Integradas.
Resumo
Fenômenos em ascensão a partir da década de 1990, os observatórios são importantes organismos de produção e disseminação do conhecimento sobre determinado tema. No Brasil, esses organismos tornaram-se importantes instrumentos de monitoramento e controle social de políticas públicas. O Decreto nº. 5.803/2006 provocou um crescimento desse fenômeno também na educação, ao instituir o Observatório da Educação (OBEDUC), cuja finalidade era fomentar a produção acadêmica e a formação de recursos pós-graduados em educação, em nível de mestrado e doutorado. Durante o seu período de atuação, entre 2006 e 2014, aprovou 486 projetos vinculados à pesquisa no campo educacional. Sob a inspiração dos resultados do OBEDUC no mapeamento da situação da educação brasileira através da produção acadêmica, é que surge a proposta de criação do Observatório do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Sergipe (OBEMI-IFS), enquanto uma estratégia multidisciplinar de monitoramento e divulgação das práticas educativas de formação profissional desenvolvidas nos cursos técnicos integrados, denominada de práticas profissionais integradas. Neste trabalho, apresenta-se o modelo teórico-conceitual que validou o design do OBEMI-IFS. A construção do modelo é um dos requisitos da abordagem utilizada na implantação do OBEMI-IFS, a Design Based Research (DBR). Essa forma de abordagem utiliza a teoria como “ponto de partida, de chegada e de investigação” (MATTA; SILVA; BOAVENTURA, 2014). Para o desenvolvimento do modelo, empregou-se a revisão bibliográfica sobre os temas: educação profissional, ensino médio integrado e práticas profissionais integradas. Com a revisão, foi possível determinar a educação integrada como uma das concepções teóricas que vão nortear a construção do OBEMI-IFS, já que esta concepção é a que referencia os currículos do IFS. Conforme Ramos (2008), tal concepção possui três sentidos: a formação omnilateral; a indissociabilidade entre educação básica e educação profissional; e a integração de conhecimentos gerais e específicos como totalidade. São esses sentidos que vão colaborar com o design da nossa pesquisa: 1. Formação omnilateral: Compreende a formação humana pautada na integração de todas as dimensões de vida (cognitiva, física, afetiva, artística, espiritual, ética) e em quatro princípios: trabalho, ciência, cultura e tecnologia. Aplicação: O design da pesquisa parte da compreensão de que os sujeitos investigados são produtos e produtores de sua realidade e por isso se apropriam dela e podem transformá-la. Delimita, ainda, a formação profissional, não como formação para o mercado, mas, como formação para o exercício pleno da cidadania. 2. Indissociabilidade entre educação básica e educação profissional: Compreende uma formação profissional que possibilite a apropriação dos conhecimentos necessários para uma inserção plena na vida produtiva, mediados pelo trabalho, pela ciência, pela cultura e pela tecnologia. Aplicação: Recorta a investigação para os sujeitos dos cursos técnicos integrados, por ser essa forma de oferta àquela que possibilita a integração entre a educação básica e a educação profissional. 3. Integração de conhecimentos gerais e específicos como totalidade: Defende que para a efetiva apropriação dos conhecimentos científicos, devem ser consideradas as finalidades, além do contexto histórico, social e produtivo em que se aplicam. Aplicação: identifica as práticas educativas voltadas para a formação profissional enquanto práticas profissionais integradas, desenvolvidas em diversos ambientes de aprendizagem, interdisciplinares e orientadas pela pesquisa, enquanto princípio pedagógico, possibilitando aos futuros profissionais enfrentar o desafio do desenvolvimento da aprendizagem permanente. O emprego do modelo teórico-conceitual possibilitou estabelecer os recortes necessários para o design do OBEMI-IFS. Por meio dele, foram identificados: o universo (a Educação Profissional), os sujeitos (a comunidade acadêmica dos cursos técnicos integrados do IFS) e a categoria-chave (as práticas profissionais integradas). Ele contribuiu, ainda, para a identificação da natureza do observatório e do contexto em que ele está inserido. É preciso ressaltar que não foi possível apresentar todas as concepções que norteiam a construção do OBEMI-IFS neste trabalho, considerando os limites de um resumo expandido. Ressalta-se, ainda, que o modelo proposto necessita de ser validado. Isso corresponde a uma das etapas da abordagem investigativa DBR e será realizada junto aos sujeitos participantes do observatório.
Título do Evento
VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Título dos Anais do Evento
Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ANDRADE, CARLA DA CONCEIÇÃO; CAMPOS, Rafaely Karolynne Do Nascimento. MODELO TEÓRICO-CONCEITUAL DO OBSERVATÓRIO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE.. In: Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral. Anais...Natal(RN) IFRN, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIColoquioNacionaleIIIColoquioInternacional/447572-MODELO-TEORICO-CONCEITUAL-DO-OBSERVATORIO-DO-ENSINO-MEDIO-INTEGRADO-DO-INSTITUTO-FEDERAL-DE-SERGIPE. Acesso em: 27/04/2025

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