Título do Trabalho
O MÉTODO INDICIÁRIO NAS DISSERTAÇÕES DO PPGEP/IFRN
Autores
  • ANA PAULA MARINHO DE LIMA
  • Jhefene Tayane Gonçalves De Souza
  • Natália Conceição Silva Barros Cavalcanti
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Eixo Temático 3 - História, Historiografia e Memória da Educação Profissional
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vicoloquionacionaleiiicoloquiointernacional/447621-o-metodo-indiciario-nas-dissertacoes-do-ppgepifrn
ISSN
2358-1190
Palavras-Chave
Método indiciário, Estado do conhecimento, PPGEP/IFRN
Resumo
O método indiciário foi desenvolvido pelo historiador Carlos Ginzburg. Para ele, o historiador deveria se debruçar, também, à reconstrução da história das “classes subalternas”. Nessa direção, o método indiciário busca valorizar as crenças, percepções e ideias dos sujeitos ou de grupos sociais específicos perante os acontecimentos históricos (GINZBURG, 2006). O paradigma indiciário também foi identificado por Ginzburg nas ações de três médicos, e utilizado em diferentes perspectivas. Primeiramente, nas análises de obra de arte realizadas por Morelli, que observava as partes das pinturas negligenciáveis como mãos, dedos e unhas, e que por isso passavam despercebidas pelos admirados e pelos falsificadores de arte. Sintomas também foram a base para que Sigmund Freud desenvolvesse a psicanálise. A terceira vertente é apresentada por Conan Doyle na literatura, com o personagem Sherlock Holmes que traça um perfil investigativo voltado para pistas consideradas insignificantes. Diante do exposto, objetivamos mapear as dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP-IFRN) no período de 2015-2020, com a finalidade de discutir o método indiciário. Para tanto, realizamos uma pesquisa do tipo estado do conhecimento que, segundo Morosini (2015), contribui para o desenvolvimento do campo científico, pois está, dentre outras coisas, alicerçada em aspectos que elevem o desenvolvimento de futuras pesquisas na produção acadêmica. A pesquisa foi realizada no site de Dissertações do PPGEP/IFRN por meio do descritor “método indiciário”, em 2021. Na busca, consideramos as três linhas de pesquisa: 1) Políticas em Educação Profissional, 2) Formação Docente e Práticas Pedagógicas em Educação Profissional, 3) História, Historiografia e Memória da Educação Profissional. A busca nos levou ao achado de 06 dissertações para análise. Em um primeiro exame, verificamos que os 6 trabalhos foram desenvolvidos a partir da área do conhecimento da Educação Profissional, com enfoque temático voltado para as políticas de formação de professores, formação para o trabalho e história da Educação Profissional. Quanto a linha de pesquisa, três dissertações foram produzidas no âmbito da linha 1, e outras três na linha 2. Não encontramos trabalhos vinculados à linha 3, embora alguns trabalhos versem na perspectiva da história da Educação Profissional, nesse sentido, cabe salientar que a criação dessa linha foi recente – ano 2018. Ainda foi do nosso interesse saber se as dissertações utilizavam terminologias concernentes ao método indiciário. Para isso, realizamos a leitura em duas obras de Carlos Ginzburg (1989; 2006) com o objetivo de assinalar as principais terminologias do método. Do exame, extraímos as seguintes nomenclaturas: “signos pictóricos”, “indícios”; “sintomas”; “semiótico”, “pistas”, “sinais”, “resíduos” e “marginais”. Posteriormente, realizamos uma busca nas dissertações com cada uma dessas terminologias, para tal, fizemos uso da ferramenta de procura do Foxit PDF Reader. Destarte, constatamos que o número de vezes em que as palavras são utilizadas chegou ao total de 220. Deste, verificamos que as terminologias mais usuais foram indícios – com 170, e sinais – com 17. A terminologia indícios foi observada por Ginzburg na obra literário de Conan Doyle, que a utilizou para caracterizar as ações do seu personagem Sherlock Holmes, um detetive que seguia indícios para resolver crimes. CONCLUSÃO Os dados nos mostraram que o uso do método indiciário é uma opção entre os pesquisadores do PPGEP, sobretudo, nas pesquisas que buscam reconstruir a história da Educação Profissional. Entendemos que esse método se faz pertinente por permitir que o pesquisador faça uso da sua intuição e sensibilidade no levantamento e interpretação dos dados. Observamos que os trabalhos buscaram entender as crenças, ideias e percepções do objeto ante o acontecimento histórico estudado. Quanto o uso de terminologias que remetessem ao método indiciário, constatamos a utilização por todo o texto das dissertações analisadas. Tal dado nos permite inferir que os pesquisadores tiveram uma escrita coerente com o que foi delineado, fator importante ao assumir determinado caminho de investigação. Enfim, concluímos que os pesquisadores, que tiveram os textos analisados, são como detetives, visto que, as pesquisas na Educação Profissional requerem um trabalho minucioso, pautado na atenção aos detalhes, aos sinais que podem ser fundamentais na reconstrução da história dessa modalidade de ensino.
Título do Evento
VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Título dos Anais do Evento
Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, ANA PAULA MARINHO DE; SOUZA, Jhefene Tayane Gonçalves De; CAVALCANTI, Natália Conceição Silva Barros. O MÉTODO INDICIÁRIO NAS DISSERTAÇÕES DO PPGEP/IFRN.. In: Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral. Anais...Natal(RN) IFRN, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIColoquioNacionaleIIIColoquioInternacional/447621-O-METODO-INDICIARIO-NAS-DISSERTACOES-DO-PPGEPIFRN. Acesso em: 26/04/2025

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