OS NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A ANÁLISE DE DADOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Publicado em 28/12/2021 - ISSN: 2358-1190

Título do Trabalho
OS NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A ANÁLISE DE DADOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Autores
  • Bernardino Galdino de Sena Neto
  • Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Eixo Temático 2 - Formação Docente e Práticas Pedagógicas em Educação Profissional
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vicoloquionacionaleiiicoloquiointernacional/447693-os-nucleos-de-significacao-como-estrategia-metodologica-para-a-analise-de-dados-na-pesquisa-em-educacao
ISSN
2358-1190
Palavras-Chave
Núcleos de Significação; Subjetividade; Metodologia; Pesquisa em Educação.
Resumo
OS NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A ANÁLISE DE DADOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir os Núcleos de Significação enquanto estratégia metodológica de análise de dados para pesquisa em ciências da educação. Trata-se de um procedimento analítico para a apreensão da realidade social, como dimensão subjetiva contraditória e histórica, com ênfase no movimento dialético que configura as relações entre objetividade e subjetividade, indivíduo e sociedade, afeto e cognição, pensamento e linguagem, sentidos e significados (SOARES, 2021). Os núcleos de significação se estruturam em quatro (4) eixos, segundo Aguiar, Soares e Machado (2015). São eles: Leitura flutuante das falas dos sujeitos participantes da pesquisa; Levantamento dos pré-indicadores; Sistematização dos indicadores e Sistematização dos núcleos de significação. O eixo Leitura flutuante das falas dos sujeitos participantes da pesquisa que se caracteriza inicialmente no trabalho de análise, seguida de interpretação a partir de síntese dos elementos abstraídos da análise; O eixo Levantamento dos pré-indicadores que consiste na etapa referente ao levantamento de pré-indicadores com identificação de palavras que já revelam indícios da forma de pensar, sentir e agir do sujeito; O eixo Sistematização dos indicadores que consiste na articulação dos indicadores de modo a revelarem de forma mais profunda a realidade estudada. Essa etapa busca apreender o modo pelo qual os pré-indicadores se articulam constituindo as formas de significação da realidade; e o eixo Sistematização dos núcleos de significação que se caracteriza na busca da superação do “discurso aparente, descolado da realidade social e histórica, [...] por meio do “processo de articulação dialética” dos indicadores, a realidade concreta, ou seja, os sentidos que, histórica e dialeticamente, articulam a fala e o pensamento do sujeito” (p. 70). É nessa etapa que os autores afirmam que existe um processo de teorização dos achados na pesquisa, e que esses achados constituem de fato os núcleos de significação e lhes dão organicidade. Como considerações finais percebe-se que os núcleos de significação emergem como um instrumento metodológico que proporciona ao pesquisador elementos que favoreçam a compreensão dos sentidos e significados implícitos na tecitura contextual das falas dos entrevistados. São “maneiras de analisar e interpretar os dados qualitativos, que contribuam para a apreensão do processo de constituição das significações” (AGUIAR, SOARES E MACHADO, 2015, p.59). Importa considerar que, sendo o homem um ser social que produz sua atividade concreta mediante um esforço dialético Aguiar e Ozella (2013) e Aguiar, Soares e Machado (2015), compreendem que a palavra com significado se origina na articulação dialética do pensamento com a linguagem, sendo necessário um esforço interpretativo que encaminhe a análise para zonas mais abstratas e profundas do pensamento humano, ou seja, as zonas de sentido.
Título do Evento
VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Título dos Anais do Evento
Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NETO, Bernardino Galdino de Sena; TAVARES, Andrezza Maria Batista do Nascimento. OS NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A ANÁLISE DE DADOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO.. In: Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral. Anais...Natal(RN) IFRN, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIColoquioNacionaleIIIColoquioInternacional/447693-OS-NUCLEOS-DE-SIGNIFICACAO-COMO-ESTRATEGIA-METODOLOGICA-PARA-A-ANALISE-DE-DADOS-NA-PESQUISA-EM-EDUCACAO. Acesso em: 27/04/2025

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