INSTITUTO DE ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO: INSTITUIÇÃO EDUCATIVA À FORMAÇÃO DO TRABALHADOR NO BRASIL (1931-1942)

Publicado em 28/12/2021 - ISSN: 2358-1190

Título do Trabalho
INSTITUTO DE ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO: INSTITUIÇÃO EDUCATIVA À FORMAÇÃO DO TRABALHADOR NO BRASIL (1931-1942)
Autores
  • Joyce Brenna da Silva Lima Rodrigues
  • Marcelly Kathleen Pereira Lucas
  • Olivia Morais de Medeiros Neta
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Eixo Temático 3 - História, Historiografia e Memória da Educação Profissional
Data de Publicação
28/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vicoloquionacionaleiiicoloquiointernacional/447825-instituto-de-organizacao-racional-do-trabalho--instituicao-educativa-a-formacao-do-trabalhador-no-brasil-(1931-19
ISSN
2358-1190
Palavras-Chave
IDORT, Educação para o Trabalho, Educação Profissional, Ensino Industrial, Organização Científica do Trabalho.
Resumo
O Instituto de Organização Racional do Trabalho (IDORT) foi criado no ano de 1931, com o intuito de organizar um sistema educacional para formação de mão de obra a partir de uma perspectiva fundamentada no pensamento taylorista de racionalização do trabalho e da gerência sistemática. Seu principal objetivo era promover o progresso e o desenvolvimento fabril no Brasil. O IDORT empreendeu várias iniciativas no sentido de difusão de um projeto de racionalização, vinculado à busca de produtividade no âmbito da produção industrial, e ainda, tornando-se base na modelação posterior de Instituições com políticas profissionalizantes no Brasil. O recorte temporal adotado justifica-se pela data de criação do Instituto, em 23 de junho de 1931, e pela aprovação da Lei Orgânica para o Ensino Industrial, em 1942. O presente trabalho tem como objetivo analisar o Instituto de Organização Racional do Trabalho como espaço de formação dos trabalhadores na área da indústria, no período de 1931-1942. Para isso, buscamos responder às seguintes questões: Como ocorreu a organização do IDORT? Quais os ideais de educação profissional disseminado por esse Instituto? Qual a importância desse Instituto para a propagação do ensino industrial no Brasil? Metodologicamente adotamos o caminho que partiu da pesquisa documental. Tomamos como fontes as revistas publicadas pelo IDORT de 1931 a 1942. Além da pesquisa em acervos digitais e em outros periódicos através da Hemeroteca Digital. Depois de realizada a pesquisa nos acervos digitais e da catalogação das fontes, partimos para a organização dos resultados em categorias. Passada a fase de coleta e organização dos dados, realizamos as análises e o entrecruzamento entre os resultados com outras referências. Para o tratamento dessas fontes, nos apoiaremos no método indiciário de Ginzburg (1989). Esta investigação se insere no campo da história da educação profissional em interface com a história política a partir das concepções de Maria Ciavatta (2019) e René Rémond (2003), valendo-se ainda, das percepções relativas ao trabalho e educação conforme Dermeval Saviani (2007) e história das instituições a partir das análises de Justino Magalhães (2004). A pesquisa evidenciou que o Instituto disseminava uma pedagogia baseada nas concepções pedagógicas produtivista e na pedagogia tecnicista, centradas na racionalidade, eficiência e produtividade. Assim, compreende-se que o IDORT destacou-se por sua atuação como instituição formadora de mão de obra técnica, com base no método de Organização Científica do Trabalho. Este é considerado uma ciência para estudar o melhor processo e escolher o indivíduo mais qualificado para realizar um objetivo, a partir da gerência de como as tarefas são efetuadas, do individualismo e da racionalidade econômica. Isto é, para este método, os fatores da Razão, Saber e Tempo no ambiente Industrial, contribuem com o desenvolvimento da racionalidade científica direcionando ao país a modernização para a produtividade industrial e o desenvolvimento posterior de inúmeras ações da classe burguesa e dos industriais, no direcionamento da determinação dos rumos da sociedade brasileira, e na sua hegemonia no interior do Estado brasileiro.
Título do Evento
VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Título dos Anais do Evento
Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RODRIGUES, Joyce Brenna da Silva Lima; LUCAS, Marcelly Kathleen Pereira; NETA, Olivia Morais de Medeiros. INSTITUTO DE ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO: INSTITUIÇÃO EDUCATIVA À FORMAÇÃO DO TRABALHADOR NO BRASIL (1931-1942).. In: Anais do Colóquio nacional e colóquio internacional - a produção do conhecimento em educação profissional: em defesa do projeto de formação humana integral. Anais...Natal(RN) IFRN, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIColoquioNacionaleIIIColoquioInternacional/447825-INSTITUTO-DE-ORGANIZACAO-RACIONAL-DO-TRABALHO--INSTITUICAO-EDUCATIVA-A-FORMACAO-DO-TRABALHADOR-NO-BRASIL-(1931-19. Acesso em: 29/04/2025

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