APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS: UM ESTUDO DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS)

Publicado em 12/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0103-8

Título do Trabalho
APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS: UM ESTUDO DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS)
Autores
  • Marielle Andressa Bertinatti
  • Sheila Crisley de Assis
Modalidade
Resumo
Área temática
Pibid, Residência Pedagógica e Programa Institucional de Formação de Professores do IFC
Data de Publicação
12/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viffp/701715-aprendizagem-das-quatro-operacoes-matematicas-basicas--um-estudo-das-dificuldades-encontradas-por-alunos-do-ensin
ISBN
978-65-272-0103-8
Palavras-Chave
Educação, Matemática, Aprendizagem, Professor, Aluno.
Resumo
O presente trabalho objetivou compreender as dificuldades enfrentadas por alunos do ensino fundamental (anos finais) referente à aprendizagem das quatro operações matemáticas básicas, considerando que nesta etapa do ensino, o aluno já deveria ter domínio do conteúdo em questão. O processo de ensino-aprendizagem das quatro operações matemáticas básicas é iniciado nos anos iniciais do ensino fundamental e é um tema de elevada importância no currículo das escolas, uma vez que está diretamente relacionado à resolução de problemas básicos do cotidiano. Destaca-se também, que o domínio das quatro operações básicas é de suma importância, pois auxilia o aluno no avanço de conteúdos mais complexos da matemática. Assim, a relevância pela aprendizagem da resolução das quatro operações básicas e as dificuldades apresentadas pelos alunos a partir das experiências vivenciadas pelas pesquisadoras, foram alguns dos motivos que as levaram ao estudo do tema proposto. A pesquisa em desenvolvimento iniciou-se com revisão bibliográfica de trabalhos presentes na literatura e associados ao assunto em questão, os quais foram essenciais para a organização da pesquisa. A partir do material bibliográfico revisado, percebeu-se que o problema diagnosticado é algo recorrente em diferentes instituições de ensino. Assim, como já mencionado, o desafio deste trabalho é compreender as dificuldades apresentadas na aprendizagem das quatro operações matemáticas básicas por alunos do ensino fundamental (anos finais) por meio da aplicação de atividades envolvendo diferentes estratégias de aprendizagem. Deseja-se ainda, aplicar questionários eletrônicos organizados no Google Forms a professores com experiência no ensino fundamental (anos iniciais e finais) procurando conhecer sua opinião sobre o assunto e quais ferramentas utilizam na tentativa de amenizar esta situação. Espera-se com a realização deste trabalho, compreender as dificuldades apresentadas pelos discentes e assim propor novas estratégias de ensino que possam superar esta lacuna, além de despertar o interesse dos alunos pelo estudo da matemática. A presente contribuição está sendo desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal Catarinense, que possui suporte financeiro do Edital 69/2022 (Capes).
Título do Evento
VI Fórum de Formação de Professores
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Fórum de Formação de Professores
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BERTINATTI, Marielle Andressa; ASSIS, Sheila Crisley de. APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS: UM ESTUDO DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS).. In: Anais do VI Fórum de Formação de Professores. Anais...Concórdia(SC) IFC, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viffp/701715-APRENDIZAGEM-DAS-QUATRO-OPERACOES-MATEMATICAS-BASICAS--UM-ESTUDO-DAS-DIFICULDADES-ENCONTRADAS-POR-ALUNOS-DO-ENSIN. Acesso em: 25/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes