AFRO-QUIZ: ENSINO DE HISTÓRIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA A PARTIR DE JOGOS

Publicado em 31/05/2024 - ISBN: 978-65-272-0487-9

Título do Trabalho
AFRO-QUIZ: ENSINO DE HISTÓRIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA A PARTIR DE JOGOS
Autores
  • Milienne Stephanie
  • Joselene de Carvalho
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
Eixo 5 - Formação e profissão Docente
Data de Publicação
31/05/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/811798-afro-quiz--ensino-de-historia-da-cultura-afro-brasileira-a-partir-de-jogos
ISBN
978-65-272-0487-9
Palavras-Chave
Ensino de História; Jogos; História Afro-brasileira.
Resumo
Nesta comunicação discutiremos aspectos envolvendo a disciplina de História e a utilização metodológica de jogos para o processo do ensino-aprendizagem sobre a cultura afro-brasileira. Em 2023, iniciamos uma pesquisa da qual elaboramos um jogo de cartas intitulado “Afro-Quiz” que tem como principal objetivo se tornar uma ferramenta didática para professores e professoras na construção do conhecimento acerca da temática. Baseando-nos em um jogo popularmente conhecido como “Uno”, elaboramos nas cartas, perguntas e respostas acerca de personalidades negras das quais como condição para a vitória no jogo, os alunos e alunas deverão ter conhecimento sobre quem são estas pessoas e suas respectivas funções na sociedade. Embora a utilização de jogos não seja uma prática pedagógica recente, constatamos que no ambiente da disciplina de História, ainda há um vasto campo a ser explorado. Assim, propomos com esta pesquisa, a discussão de metodologias inovadoras para o ensino de História em conjunto com o cumprimento da lei 10639/03 que torna obrigatório o ensino de História da África e cultura afro-brasileira em âmbito educacional. Compreendemos que a criação da lei tem o intuito de reduzir as lacunas do ensino de História sobre as relações étnico-raciais e um dos fatores que contribuem para que esse ensino não seja difundido na escola é a escassez de fontes, ou até mesmo de recursos pedagógicos. Sendo assim, criamos o jogo “Afro Quiz”, pois permite que o professor trabalhe temas como colorismo, gênero e demais conhecimentos sobre a questão racial. A carta "4+" tem a função de fazer com que o jogador reflita, pois, ele precisa parar e observar o interior da sociedade onde as pessoas negras estão inseridas, é com auxílio dessas cartas que compreendemos o meio social e cultural que esse aluno está inserido. Ao mesmo tempo que o jogo confronta o jogador, também o ensina. Deste modo, entendemos que diversas questões trabalhadas no jogo, possivelmente serão a primeira vez em que os alunos terão contato. Além disso, é importante ressaltar que o jogo não exclui o conhecimento prévio do aluno, o agrega e quando necessário, o modifica a seu favor.
Título do Evento
VII EHECO - Encontro de História da Educação do Centro-Oeste
Título dos Anais do Evento
Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

STEPHANIE, Milienne; CARVALHO, Joselene de. AFRO-QUIZ: ENSINO DE HISTÓRIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA A PARTIR DE JOGOS.. In: Interseções entre ensino e pesquisa em História da Educação: Desafios e perspectivas no Centro-Oeste. Anais...Cuiabá(MT) UFMT, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-eheco-encontro-de-historia-da-educacao-do-centro-oeste-429221/811798-AFRO-QUIZ--ENSINO-DE-HISTORIA-DA-CULTURA-AFRO-BRASILEIRA-A-PARTIR-DE-JOGOS. Acesso em: 24/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes