TOLERÂNCIA AO CHOQUE TÉRMICO DE ASTYANAX FASCIATUS (CHARACIDAE, TETRAGONOPTERINAE).

Publicado em 16/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0776-4

Título do Trabalho
TOLERÂNCIA AO CHOQUE TÉRMICO DE ASTYANAX FASCIATUS (CHARACIDAE, TETRAGONOPTERINAE).
Autores
  • Gabriel Pereira De Sousa
  • Raimundo Nonato Costa Ferreira
  • Antenor Da Silva Cruz
  • Aline Pereira Dos Santos
  • Nivaldo Ferreira do Nascimento
Modalidade
Apresentação oral
Área temática
Meio Ambiente e Biodiversidade
Data de Publicação
16/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-encontro-de-biologia-do-ifeufca-480444/915904-tolerancia-ao-choque-termico-de-astyanax-fasciatus-(characidae-tetragonopterinae)
ISBN
978-65-272-0776-4
Palavras-Chave
Aedes aegypti, Amplitude térmica, Astyanax fasciatus.
Resumo
No nordeste brasileiro, espécies de peixes têm sido utilizadas para controle biológico de vetores das arboviroses. No entanto, a mortalidade durante o transporte e soltura desses peixes nos criadouros do mosquito é alta e, por serem animais ectotérmicos, o choque térmico no momento da soltura pode ser um fator que contribui para essa mortalidade. Neste experimento testamos a tolerância ao choque térmico da espécie Astyanax fasciatus (Cuvier). Com vista a essa problemática realizamos um experimento de amplitude térmica no laboratório de Biologia do IFE, UFCA, tendo início no dia 3 de agosto e sendo finalizado no dia 5 de agosto de 2024. Os testes foram realizados utilizando um aquário com a água na temperatura ambiente constante de 25 ºC, e outro aquário com a água aquecida utilizando um aquecedor elétrico controlado por termômetro com 105 litros de capacidade. Os testes foram realizados transferindo os peixes aclimatados à 25°C para água aquecida, sendo que cada teste avaliou o choque térmico entre 25°C e temperaturas sucessivamente elevadas a cada 2°C (27°C, 29°C, 31°C …). O aquário à 25°C foi dividido ao meio em dois compartimentos com o uso de uma tela que permitia a livre circulação da água, um dos compartimentos foi utilizado para comportar quatro peixes que funcionaram como controle (com peso: 2,41g; 3,59g; 4,61g; 10,15g), e outro compartimento alocava os outros quatro indivíduos utilizados no choque térmico (2,49g; 3,33g; 5,51g; 10,61g), sendo mantidos a uma temperatura constante de 25ºC durante todo o experimento, os espécimes foram retirados do aquário 25 ºC e liberados no aquário aquecido à a 27ºC, onde permaneceram exatamente 60 minutos, logo após os indivíduos voltaram novamente para o aquário 1 durante 60 minutos, este processo foi repetido até que, a partir de 31ºC, os peixes começaram a se agitar e demonstrar incômodo com a temperatura do ambiente, o que foi se intensificando à medida em que o teste era realizado com temperaturas maiores. Na amplitude térmica de 25° a 37 ºC, o indivíduo com 10,61g, começou a flutuar de bruços e ficar agitado após a transferência para os 37C°, vindo a entrar em colapso após 5 minutos, os demais indivíduos começaram a sentir os efeitos da temperatura e morreram praticamente ao mesmo tempo, o último peixe morreu após 18 minutos nessa faixa de temperatura. Os resultados indicam que a temperatura máxima suportada pelos peixes é 37 ºC, já com relação à mortalidade ocorrida normalmente durante o transporte.
Título do Evento
VII Encontro de Biologia do IFE/UFCA: Mudanças climáticas, um olhar integrado sobre Educação e Meio Ambiente
Cidade do Evento
Brejo Santo
Título dos Anais do Evento
Encontro de Biologia do IFE/UFCA: Mudanças climáticas, um olhar integrado sobre Educação e Meio Ambiente
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, Gabriel Pereira De et al.. TOLERÂNCIA AO CHOQUE TÉRMICO DE ASTYANAX FASCIATUS (CHARACIDAE, TETRAGONOPTERINAE)... In: Encontro de biologia do IFE/UFCA: Mudanças climáticas, um olhar integrado sobre Educação e Meio Ambiente. Anais...Brejo Santo(CE) Unoversidade Federal do Cariri, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-encontro-de-biologia-do-ifeufca-480444/915904-TOLERANCIA-AO-CHOQUE-TERMICO-DE-ASTYANAX-FASCIATUS-(CHARACIDAE-TETRAGONOPTERINAE). Acesso em: 29/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes