CULTURA DIGITAL NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: CURRÍCULO E POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

Publicado em 07/12/2024 - ISSN: 2525-7625

Título do Trabalho
CULTURA DIGITAL NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: CURRÍCULO E POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
Autores
  • Karina Marcon
Modalidade
Comunicação oral de relato de experiência
Área temática
GT2: Educação: Inovação e Educação a Distância
Data de Publicação
07/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-seminario-internacional-do-fortec-447679/857053-cultura-digital-na-formacao-do-pedagogo--curriculo-e-possibilidades-pedagogicas
ISSN
2525-7625
Palavras-Chave
cultura digital; formação docente; curso de pedagogia; formação do pedagogo.
Resumo
A formação inicial de educadores é um lócus importante para a reflexão sobre o contexto sócio-comunicacional contemporâneo, para a apropriação social de tecnologias digitais de informação e comunicação, para a vivência de experiências formativas que coadunam com o espaço-tempo em que vivemos e, sobretudo, para compreender as interlocuções das tecnologias digitais com os processos de ensino-aprendizagem. Destarte, para que os docentes em formação apropriem-se das tecnologias digitais, é preciso pensar, no currículo e no planejamento das propostas pedagógicas, em desenhos metodológicos que promovam a vivência de características inerentes às redes, como a autoria, coautoria, colaboração e participação. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo socializar experiências de práticas pedagógicas desenvolvidas no curso de Pedagogia na modalidade a distância, do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEAD/UDESC). A matriz curricular do curso tem ênfase no importante papel pedagógico das tecnologias de informação e comunicação e demais processos e artefatos midiáticos no contexto da educação contemporânea, de modo que, em diversas fases do curso, disciplinas do currículo estão voltadas à articulação entre processos pedagógicos, práticas interdisciplinares e tecnologias digitais de informação e comunicação. Neste sentido, é objetivo deste artigo socializar algumas práticas pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas em três disciplinas: Seminário Integrador IV: Educação, Infância e Tecnologia (4ª fase); Tecnologia, Educação e Aprendizagem (5ª fase) e Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais (6ª fase), disciplinas que têm oportunizado aos pedagogos em formação diferentes vivências experienciais de apropriação das tecnologias em uma perspectiva de inclusão digital.
Título do Evento
VII Seminário Internacional do ForTEC
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário ForTEC
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARCON, Karina. CULTURA DIGITAL NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: CURRÍCULO E POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS.. In: Anais do Seminário ForTEC. Anais...Salvador(BA) UNEB, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-seminario-internacional-do-fortec-447679/857053-CULTURA-DIGITAL-NA-FORMACAO-DO-PEDAGOGO--CURRICULO-E-POSSIBILIDADES-PEDAGOGICAS. Acesso em: 28/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes