SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO PLANO CARTESIANO NO 5º ANO: UMA ABORDAGEM PELA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

Publicado em 07/12/2024 - ISSN: 2525-7625

Título do Trabalho
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO PLANO CARTESIANO NO 5º ANO: UMA ABORDAGEM PELA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Autores
  • Diogo Meurer de Souza Castro
  • Stheffanie Louise Oliveira Peixoto
  • Carloney Alves de Oliveira
Modalidade
Comunicação oral de projeto de pesquisa/pesquisa em andamento
Área temática
GT1: Educação: Currículo e Formação
Data de Publicação
07/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-seminario-internacional-do-fortec-447679/887951-sequencia-didatica-para-o-ensino-do-plano-cartesiano-no-5-ano--uma-abordagem-pela-teoria-dos-registros-de-repres
ISSN
2525-7625
Palavras-Chave
tecnologias, matemática, anos iniciais, plano cartesiano
Resumo
O trabalho intenciona apresentar uma experiência desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática (TEMA), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que tem como objetivo propor uma sequência didática sobre o plano cartesiano para estudantes do quinto ano, fundamentada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), como resultado parcial do projeto de pesquisa "EDUCAMÁTIC@ DIGITAL: delineando atividades lúdicas para ensinar e aprender Matemática na era da mobilidade". Fundamentados na teoria, podemos criar sequências didáticas que privilegiam a apreensão dos objetos matemáticos pelos estudantes e as duas principais transformações quando estamos trabalhando com representações semióticas: os tratamentos e conversões. A sequência trabalha as habilidades: EF05MA14 - Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas. e EF05MA15 - Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Para isso, foram construídos dois applets no software GeoGebra que incentivam os estudantes a transitarem entre as representações gráfica e a algébrica, o que, segundo Duval (2011), a aprendizagem matemática ocorre de maneira mais eficaz e profunda quando se utilizam simultaneamente dois ou mais registros de representação. Sendo assim, buscaremos demonstrar evidências de como este trabalho de intervenção e pesquisa contribuiu para a construção de suportes epistemológicos e os avanços que temos neste espaço de aprendizagem, demarcando alguns saberes relacionados ao plano cartesiano.
Título do Evento
VII Seminário Internacional do ForTEC
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário ForTEC
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CASTRO, Diogo Meurer de Souza; PEIXOTO, Stheffanie Louise Oliveira; OLIVEIRA, Carloney Alves de. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO PLANO CARTESIANO NO 5º ANO: UMA ABORDAGEM PELA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA.. In: Anais do Seminário ForTEC. Anais...Salvador(BA) UNEB, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-seminario-internacional-do-fortec-447679/887951-SEQUENCIA-DIDATICA-PARA-O-ENSINO-DO-PLANO-CARTESIANO-NO-5-ANO--UMA-ABORDAGEM-PELA-TEORIA-DOS-REGISTROS-DE-REPRES. Acesso em: 24/04/2025

Trabalho

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