CECÍLIA MEIRELES: O POEMA PEQUENA FLOR COMO EXPRESSÃO DO UNIVERSO IMAGÉTICO FEMININO

Publicado em 07/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0195-3

Título do Trabalho
CECÍLIA MEIRELES: O POEMA PEQUENA FLOR COMO EXPRESSÃO DO UNIVERSO IMAGÉTICO FEMININO
Autores
  • Maria Eduarda Oliveira da Silva
  • Natália Rocha Cardoso
  • Iedo Paes
Modalidade
Resumo
Área temática
Literatura de Autoria de Mulheres
Data de Publicação
07/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-seminario-milba/776124-cecilia-meireles--o-poema-pequena-flor-como-expressao-do-universo-imagetico--feminino
ISBN
978-65-272-0195-3
Palavras-Chave
Cecília Meireles, imaginário feminino, poema.
Resumo
Cecília Meireles foi uma escritora, jornalista e educadora de destaque, que viveu entre os anos 1901 e 1964. Ela é, ainda, uma das poucas mulheres cujo trabalho foi integrado ao cânone literário. O propósito deste estudo é analisar as características presentes na poesia de Cecília Meireles, e por que a produção evoca o imaginário feminino, mas especificamente no texto "Pequena flor" que faz parte da obra “Vaga música” publicada em 1942. Com base nas concepções de Cesar (1994, apud SILVA 2015), Farra (2006), Oliveira (2007) e Primi (2007). Segundo a pesquisadora Farra (2006), Cecília Meireles nunca teve o intuito de levantar uma bandeira da causa feminina, entretanto toda sua obra é ligada ao que é entendido como feminino. É crucial destacar que o conceito de "imagético feminino" neste contexto difere do conceito de "temas femininos", como enfatizado por Cesar (1994). A professora Oliveira (2007) descreve o feminino como algo que se enraíza em um contexto mítico, como um arquétipo presente em dimensões históricas, sociais e culturais. Cesar (1994) ainda destaca que o imaginário popular sobre o feminino está associado a imagens de beleza, natureza e sensibilidade, entre outros. Partindo desses conceitos, é possível estabelecer uma ligação com a poesia de Cecília Meireles. Sua obra não se restringe a temas específicos, mas a maneira como aborda esses temas. No poema ‘‘Pequena Flor’’ encontramos muitas dessas características pois, essa sensibilidade poética e perspectiva singular frequentemente são relacionadas ao feminino.
Título do Evento
VII SEMINÁRIO MILBA: “Das profundanças performáticas às cartografias de Daniela Galdino: um grito de libertação e resistência.”
Cidade do Evento
Recife
Título dos Anais do Evento
Anais do VII Seminário MILBA: “Das profundanças performáticas às cartografias de Daniela Galdino: um grito de libertação e resistência”
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Maria Eduarda Oliveira da; CARDOSO, Natália Rocha; PAES, Iedo. CECÍLIA MEIRELES: O POEMA PEQUENA FLOR COMO EXPRESSÃO DO UNIVERSO IMAGÉTICO FEMININO.. In: Anais do VII Seminário MILBA: “Das profundanças performáticas às cartografias de Daniela Galdino: um grito de libertação e resistência”. Anais...Recife(PE) UFRPE, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VII-SEMINARIO-MILBA/776124-CECILIA-MEIRELES--O-POEMA-PEQUENA-FLOR-COMO-EXPRESSAO-DO-UNIVERSO-IMAGETICO--FEMININO. Acesso em: 24/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes