USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL PTABLE COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA

Publicado em 23/02/2023 - ISBN: 978-85-5722-623-4

Título do Trabalho
USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL PTABLE COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA
Autores
  • Antônio Rony da Silva Pereira Rodrigues
Modalidade
Resumo
Área temática
Perspectivas Educacionais para o Ensino de Ciências e Matemática
Data de Publicação
23/02/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-seminario-ppgeducimat-ufrrj-295412/598195-uso-do-software-educacional-ptable-como-ferramenta-auxiliar-no-ensino-da-tabela-periodica
ISBN
978-85-5722-623-4
Palavras-Chave
Software educacional, ensino de química, tabela periódica.
Resumo
O ensino de Química desenvolvido por algumas escolas não possibilita, ao estudante uma aprendizagem significativa, como por exemplo frente aos conceitos de tabela periódica. Como tentativa de tornar os conceitos sobre tabela periódica mais didáticos, claros e acessíveis aos estudantes, muitos docente tem optado por outras ferramentas pedagógicas, como jogos educacionais, sites, gincanas e experimentação investigativa, como forma de promover ensino de qualidade e tornar a aula mais agradável (FERREIRA; HARTWIG; OLIVEIRA, 2010). Sendo assim, o presente trabalho objetivou avaliar o uso do software educacional Ptable, como uma alternativa de ensino aos conteúdos de tabela periódica. O estudo ocorreu em duas turmas de 9° ano do ensino fundamental, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Leite de Alencar, no município de Salitre, Ceará. Foram realizados 3 encontros em cada turma, junto ao professor formador da disciplina de ciências da instituição. Os encontros foram divididos entre explanação do conteúdo, aula com uso do Ptable e aplicação de um questionário. O questionário aplicado continha 3 perguntas, sendo elas: 1) O Ptable dinamiza a aula e lhe auxiliou na aprendizagem sobre tabela periódica?, 2) Você considera que o software pode ser usado no ensino de outros conteúdos de química? e 3) Como você avalia o acesso e uso do Ptable. Com a aplicação dos questionários, foi possível observar que 80% dos estudantes responderam que o uso do Ptable permitiu que a aula fosse mais dinâmica e auxiliou na compreensão de alguns conceitos sobre tabela periódica, 75% responderam que o uso da software deveria ser abordado em outros conteúdos, pois ajudaria no ensino de química e 100% avaliaram o Ptable como uma ferramenta de fácil uso e acesso. Tendo em vista as respostas dos estudantes, pode-se concluir que o uso do Ptable para dinamizar as aulas sobre tabela periódica é uma alternativa viável, mas o software também pode ser avaliado para possível aplicação no ensino de outros conteúdos dentro da disciplina de química.
Título do Evento
VII Seminário PPGEduCIMAT UFRRJ - Interseccionalidade e História: Desafios e Reflexões para o Ensino de Ciências
Título dos Anais do Evento
Anais do VII Seminário do PPGEDUCIMAT UFRRJ - Interseccionalidade e História: Desafios e Reflexões para o Ensino de Ciências
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RODRIGUES, Antônio Rony da Silva Pereira. USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL PTABLE COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA.. In: Anais do VII Seminário do PPGEDUCIMAT UFRRJ - Interseccionalidade e História: Desafios e Reflexões para o Ensino de Ciências. Anais...Seropédica(RJ) Digital, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-seminario-ppgeducimat-ufrrj-295412/598195-USO-DO-SOFTWARE-EDUCACIONAL-PTABLE-COMO-FERRAMENTA-AUXILIAR-NO-ENSINO-DA-TABELA-PERIODICA. Acesso em: 29/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes