{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O VII Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico (CIM), realizado nos dias 12 e 13 de setembro de 2024, na cidade de Ouro Preto, reuniu seis importantes instituições de ensino brasileiras: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). O evento interinstitucional teve como objetivo principal promover o intercâmbio de conhecimentos, experiências e inovações no campo do ensino superior e tecnológico. Assim como o evento, estes anais são resultado de um trabalho coletivo, construído por muitas mãos, com o propósito de fortalecer a troca de saberes e experiências entre as instituições parceiras. 

Os trabalhos apresentados no VII CIM foram distribuídos em cinco categorias: Artigo Completo, Resumo Expandido, Recursos Educacionais, Portfólio e LabDocências. Esses trabalhos foram  organizados em torno de 12 eixos temáticos, que abordam questões contemporâneas e desafios do ensino superior e tecnológico. São eles:

  1. Avaliação da aprendizagem: Inovação nos processos avaliativos; avaliação como parte do processo de ensino-aprendizagem; estratégias e procedimentos de avaliação.

  2. Permanência, evasão e não ocupação de vagas no ensino superior e tecnológico: Estudos e análises de iniciativas político-pedagógicas em prol do acesso e permanência dos estudantes.

  3. Currículo: concepções, reformulações e inovações: Concepções epistemológicas e pedagógicas de propostas curriculares inovadoras; formação complementar aberta e/ou livre; formações transversais, intercâmbios, internacionalização e regionalização.

  4. Recursos Educacionais e laboratórios de ensino: Elaboração e uso de materiais como vídeos, sites, livros, softwares e a utilização inovadora de laboratórios no processo de ensino-aprendizagem.

  5. Metodologias de ensino-aprendizagem: Estratégias inovadoras para o planejamento e registros de ações pedagógicas.

  6. Mudanças no perfil do estudante e repercussões nas práticas docentes e políticas institucionais: Discussões sobre o papel do estudante no ensino superior e tecnológico, com foco na participação e envolvimento na sua formação.

  7. Pesquisas com egressos: Investigações sobre o percurso de egressos de cursos do ensino superior e tecnológico.

  8. Assessoria pedagógica na educação superior e tecnológica: Práticas e investigações sobre políticas institucionais de assessoramento pedagógico e relatos de experiências em assessorias pedagógicas universitárias.

  9. Tecnologias digitais e inteligência artificial: Concepções pedagógicas e epistemológicas das tecnologias no ensino superior; análises da incorporação de tecnologias digitais.

  10. Articulação ensino-pesquisa-extensão: Projetos e reflexões que discutem a integração dessas três dimensões fundamentais da educação.

  11. Educação inclusiva: Inserção de grupos historicamente excluídos no ensino superior, como pessoas com deficiência, minorias étnicas e de baixa condição social; inovação social.

  12. Portfólio: Reflexões e relatos práticos sobre a construção e utilização de portfólios no contexto educativo.

Os anais do VII CIM reúnem uma seleção de trabalhos que trazem contribuições para o desenvolvimento de metodologias inovadoras e estratégias que visam transformar a educação superior e tecnológica, consolidando o evento como um importante espaço de debate e construção de conhecimento nessa área.

Como discutido ao longo dos dois dias de evento, vivemos um momento de intensas transformações na educação superior. Novos sujeitos, com novas demandas e expectativas, estão surgindo, e é nossa responsabilidade, como educadores e gestores, alinharmos a esses novos paradigmas. Esperamos que os materiais aqui presentes, contribuam para repensar  metodologias, práticas pedagógicas, e, sobretudo, o papel institucional a ser desempenhado no desenvolvimento profissional docente, acolhimento dos estudantes, e uma educação socialmente referenciada.

Nessa edição, encerramos o primeiro ciclo evento interinstitucional, um ciclo que começou em 2020 na UFLA e teve continuidade em 2022 na UFVJM. Ambas as edições anteriores ocorreram de forma remota, devido ao contexto da pandemia. Por isso, o VII CIM marcou um novo recomeço, a renovação das parcerias e o fortalecimento dos laços que construímos ao longo do tempo. 

Boa leitura!

Juliana Santos da Conceição

Organizadora geral

Comissão organizadora




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Comissão Editorial VII CIM

E-mail: contato.cim@ufop.edu.br


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}