O PENSAMENTO DE MICHEL SERRES SOBRE A EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR: REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL

Publicado em 14/03/2022 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
O PENSAMENTO DE MICHEL SERRES SOBRE A EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR: REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL
Autores
  • Miriam de Souza Oliveira Machado
  • Adílio Jorge Marques
Modalidade
Comunicação Oral - Resumo
Área temática
[GT 17] Pesquisas interdisciplinares em mídia, democracia e escola
Data de Publicação
14/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiconinter2018/113239-o-pensamento-de-michel-serres-sobre-a-educacao-multidisciplinar--reflexoes-sobre-o-desenvolvimento-educacional
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
multiplicidade, compartimentalização, especialização, aprendizagem.
Resumo
Serres é um nome de grande representatividade na sociedade atual, é um dos raros filósofos contemporâneos que propõe uma concepção aberta e confiante do mundo, estabelecida nos conhecimentos humanísticos e científicos, onde busca sempre aproximar as ideias da ciência com a vivência cultural e humanista da sociedade. Filósofo independente, Serres dificilmente pode ser classificado ou situado em uma escola específica, ou grupo de pensamento histórico/filosófico. Mostra em seus textos que o conhecimento é um ofício arriscado, um perigo que só se descobre nos momentos de crise. Mostra que busca evitar polêmicas entre grupos acadêmicos, e de qualquer disciplina científica definida, ou de um entrincheiramento setorial dentro do debate científico. As relações de poder das ciências/política levam à continuação da barbárie por outros diferentes meios. Serres constrói suas reflexões imanentes à própria vida, para quem, desde a Segunda Grande Guerra, o desenvolvimento científico e tecnológico fez emergir a necessidade de um novo olhar para as questões científicas e um debate mais acurado sobre as possibilidades da ciência. É muito importante o pensamento de Serres sobre a sociedade de forma geral, assim como sua grande contribuição para o cenário educacional brasileiro. Mesmo não abordando diretamente temas acerca da educação básica, seus estudos nos fazem compreender a base da educação nacional através do entendimento da sociedade num todo. Buscamos sempre tentar assimilar os vários acontecimentos e mudanças na nossa sociedade atual. Tudo muda, novas ideias surgem, novos termos e também novas ideologias. Gallo (2015) comenta Serres e fala sobre sua formação acadêmica, fazendo com que já de início entendamos as ideias multidisciplinares apresentadas pelo autor durante todo o seu trabalho de estudo e escrita sobre diversos temas da atualidade. Serres “graduou-se em Matemática na Escola Naval e serviu na Marinha Francesa; graduou-se em Filosofia na Escola Normal Superior, onde também realizou estudos literários” (GALLO, p. 237, 2015). Em seu Doutorado, Serres teve como orientador Gaston Bachelard, onde em sua pesquisa focou no estudo da epistemologia da matemática, atuou na universidade francesa com Michel Foucault. Serres apresenta em seus livros e escritos uma característica bem marcante, mistura um tom literário e metafórico com temas de grande densidade filosófica. “Michel Serres é autor de belos livros, que se lêem com prazer e encantamento pelo uso da língua, mas que também provocam o pensamento com intensidade” (GALLO, p. 237, 2015). Compreender e analisar a concepção de Serres sobre o desenvolvimento da sociedade de acordo com a ideia de uma educação multidisciplinar nos leva por um caminho significativo, entendendo a importância de mudanças no nosso cenário educacional. A filosofia da multiplicidade apresentada pelo autor nos coloca frente a frente com os desafios da formação do homem contemporâneo. Ele constrói seu pensamento fora das “autoestradas”. O acesso à literatura do autor nos motiva tanto na forma como nos conteúdos e reflexões sobre o desenvolvimento da sociedade e também da educação. A ligação entre os conhecimentos científicos do autor com riqueza de seu raciocínio em defesa da humanização no processo educacional nos faz ter interesse em estudar suas obras. Santos (2017) apresenta em seu texto Filosofia da Educação e pensamento das multiplicidades em Michel Serres ideias importantes e consideráveis sobre a Educação assim como apontamentos de Serres sobre o contexto educacional contemporâneo. Observamos a seguir uma citação da autora que nos faz refletir sobre a importância de um processo educativo pautado no múltiplo, nas diferenças. Logo nas páginas iniciais de seu livro Serres (2013), comunica que os indivíduos de sua reflexão “não habitam mais a mesma terra, não tem mais a mesma relação com o mundo”. (SERRES, p. 13, 2013). Para esses jovens da atualidade, nomeados por Serres como polegarzinhos e polegarzinhas, habitar o mundo de hoje revela suas preocupações em fazer turismo e ter espaços de lazer. “Um novo ser humano nasceu. Eles não têm mais o mesmo corpo, a mesma expectativa de vida, não se comunicam mais da mesma maneira, não percebem mais o mesmo mundo, não vivem mais a mesma natureza, não habitam mais o mesmo espaço”. (SERRES, p. 19, 2013). Nossos estudantes de hoje pensam de forma diferente, a atividade do pensamento também mudou, eles conseguem pensar de forma ativa quando se distanciam dos conhecimentos especializados, petrificados, engessados e com pouco sentido, quando se expressam livremente, podem dizer “penso e invento quando me distancio desse saber e, desse conhecimento, quando me afasto”. (SERRES, p.42, 2013). Temos nesse caso, o conhecimento e o aprendizado em forma de espiral, onde não voltamos para o mesmo lugar e sim reinventamos novas formas de pensar e agir. A busca no novo, de ideias e ações representativas na atualidade deve ter como objetivo principal fazer com que nossos jovens atuem ativamente no desenvolvimento de seu aprendizado numa caçada constante por novas informações e descobertas atuando ativamente na formação de seu próprio conhecimento. Nossos jovens de hoje são tomados por uma especialização constante, precisando se dedicar ativamente, são cobrados diariamente para que desenvolvam e adquiram conhecimentos cada vez mais específicos, com isso, dedicam menos tempo a atividades mais “humanizadas” como cultura, lazer, encontros familiares. Estudos e pesquisas precisam ser analisadas e utilizadas no contexto físico da escola, não basta somente discutir, dizer que algo precisa ser feito, debater, analisar propostas, se nada de real e concreto for feito. As circunstâncias da aprendizagem são a mudança consciente de atitude e de comportamento. Somente o ser humano e capaz de ensinar e aprender. Precisamos acreditar na mudança, na qual a luta por ideais seja a base de nossa educação atual. Estudos e pesquisas precisam ser analisadas e utilizadas no contexto físico da escola, não basta somente discutir, dizer que algo precisa ser feito, debater, analisar propostas, se nada de real e concreto for feito. Paulo Freire (1983) afirma que “Nenhuma ação educativa pode prescindir de uma reflexão sobre o homem e de uma análise sobre suas condições culturais. Não há educação fora das sociedades humanas e não há homens isolados. O homem é um ser de raízes espaço-temporais”. (FREIRE, p. 61, 1983).
Título do Evento
VII Coninter
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais VII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MACHADO, Miriam de Souza Oliveira; MARQUES, Adílio Jorge. O PENSAMENTO DE MICHEL SERRES SOBRE A EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR: REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL.. In: Anais VII CONINTER. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UNIRIO, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIConinter2018/113239-O-PENSAMENTO-DE-MICHEL-SERRES-SOBRE-A-EDUCACAO-MULTIDISCIPLINAR--REFLEXOES-SOBRE-O-DESENVOLVIMENTO-EDUCACIONAL. Acesso em: 26/04/2025

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