{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

AOS PARTICIPANTES

Participantes do VIII CINCCI, sejam bem-vindos à Londrina!

VIII CinCCi – Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade foi realizado virtualmente no período de 11 a 14 de abril de 2023, com base na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e com o apoio da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O formato virtual do evento se deu, ainda, face às dificuldades resultantes da Pandemia do COVID-19 e constituiu um desafio para toda a Comissão Organizadora e participantes. Mesmo virtualmente, a manutenção do evento se justificou ainda em função da importância da relação entre comércio, serviços, turismo e cidade, que se impôs como uma questão relevante no cotidiano e nas dinâmicas urbanas e regionais no contexto após o distanciamento social.

O propósito do VIII CINCCI é reunir pesquisadores, profissionais e estudantes para discutir as atividades terciárias (comércio, serviços e turismo) e sua relação com o território, diante dos novos desafios impostos pelas mudanças de patamar das tecnologias de comunicação, dos avanços da inteligência artificial e da internet das coisas.

Os eventos do CINCCI têm sido realizados desde 2005. Nascido no âmbito da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, junto ao Laboratório de Comércio e Cidade – LABCOM, sob a liderança da Profa. Heliana Comin Vargas, apresenta-se como o único evento nacional a tratar da relação comércio, serviços e cidade junto a área do conhecimento da Arquitetura e Urbanismo. A relevância dos estudos sobre as atividades terciárias e a cidade se manifesta, fundamentalmente, pela função de abastecimento, distribuição e consumo de bens e serviços que exercem, pela vitalidade urbana que promovem e pelo fortalecimento das relações humanas ao propiciar e potencializar os encontros, tão desejados e valorizados.

Os CINCCI têm reunido pesquisadores de diversas universidades públicas e privadas que se dedicam ao estudo dessa temática, abrindo espaço para estudantes de pós-graduação e de graduação, sempre buscando a participação de profissionais dessa área do conhecimento visando aproximar a academia à sociedade. O caráter transdisciplinar que envolve os eventos “comércio e cidade”, se evidencia pela crescente participação de pesquisadores e palestrantes de outras áreas do conhecimento como geografia, turismo, economia, antropologia, história urbana, design, administração e marketing, dentre outras. O evento já foi realizado em São Paulo, Uberlândia, Porto Alegre e virtualmente a partir de Fortaleza, e tem recebido auxílio de Instituições como FAPESP, CNPQ, CAPES, SEBRAE, das Universidades receptoras do evento e das demais universidades de origem da comissão organizadora.

Esta edição do evento é uma promoção da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM), sob a coordenação geral das profas. Eloisa Rodrigues e Gislaine Elizete Beloto, com parcerias com a USP, UFC, UFRGS, UFU, UFJF, UAM e UFT.

Nessa edição, o tema do evento é TERCIÁRIO, VIRTUALIDADES E DINÂMICAS TERRITORIAIS: simbioses entre espaço físico e espaço virtual.

Práticas de consumo de bens e serviços tangíveis e intangíveis estão no âmbito das atividades terciárias, cuja primazia, no atual estágio do capitalismo, tem desafiado o entendimento das diversas transformações socioespaciais que vem ocorrendo, com impactos territoriais ainda por serem absorvidos e desvendados. Os próprios fragmentos da cidade e da sua imagem se transformaram em mercadorias altamente valorizadas, potencializadas pelos avanços no campo das tecnologias digitais e nas inovações verificadas no comércio e serviços, aqui também incluído o turismo. O advento da virtualidade traz novos contornos e desafios para a relação dialética entre o consumo e a cidade no Século XXI. O virtual não se opõe ao real, mas lida com um desprendimento do “aqui e agora” proporcionando novas velocidades e uma outra relação com o tempo e o espaço. Os encontros e as trocas já não são essencialmente físicos e presenciais, mas também virtuais, gerando novas possibilidades de relações sociais. E isso acaba impondo múltiplas perspectivas e aportes empíricos, teóricos e interpretativos para antigas e novas questões no campo da Gestão e do Planejamento Urbano e Regional, da Arquitetura e Urbanismo, do Design e áreas afins.

Nesse contexto, convidamos a comunidade acadêmica a discutir essa temática submetendo trabalhos que pretendam avançar na discussão do terciário (comércio, serviços e turismo) e de suas estratégias de realização onde o digital e o virtual disputam espaço e coexistem com o real, transformando “a estrutura, o processo, a função e a forma” do/no espaço, resultando em distintas dinâmicas territoriais de forma multiescalar.

Eixos temáticos:

1. ASPECTOS SOCIAIS, CULTURAIS, ARTÍSTICOS e VIRTUAIS DO TERCIÁRIO: cultura e consumo, troca, cultura material; consumidor, consumo e consumismo; arte urbana; consumo de arte e patrimônio, consumo e entretenimento, ética e cidadania.

2.TERCIÁRIO, PLANEJAMENTO, INTERVENÇÃO E GESTÃO URBANA: políticas urbanas, gestão e planejamento; urbanismo comercial; políticas de requalificação, resiliência urbana, mercado imobiliário; redes e fluxos, dinâmicas urbanas; cidades 24 horas, centros e centralidades, cidades criativas, análise espacial do terciário, modelos urbanos e configuracionais, geomarketing, teorias locacionais, comércio e serviços informais (ambulantes); interseção entre o terciário e outras dinâmicas socioespaciais.

3. A ARQUITETURA E OS ESPAÇOS DE ABASTECIMENTO E CONSUMO: espaços varejistas e inserção urbana; tipologias arquitetônicas de comércio e serviços: mercados públicos, lojas de departamento, galerias comerciais; franquias; shopping centers, outlets, flagship stores; lojas; pop centers, camelódromos, centros empresariais, espaços de co-working, conjuntos multiusos/multifuncionais, centros de recreação e lazer; museus; centros de exposição e eventos, hotelaria, resorts, entre outros.

4. CIDADE, ARQUITETURA E DESIGN COMO SIGNOS DO CONSUMO: city marketing, paisagem urbana e mídia exterior; comunicação urbana, branding, showroom; arquitetura promocional em feiras e exposições de negócios; pop-up stores, vitrinas, visual merchandising; páginas na web; publicidade, marketing digital.

5. TURISMO, PRODUÇÃO E CONSUMO DO LUGAR: turismo e urbanização; turismo e mercado imobiliário; consumo dos lugares; turismo e centros urbanos; turismo e requalificação urbana; turismo e patrimônio; turismo urbano; turismo virtual (incluindo a discussão dos impactos da pandemia Covid-19); megaeventos; eventos e espaço público; segmentação do turismo (compras, negócios, cultural, etc.); turismo e arquitetura; arquitetura temática; atrações, serviços e infraestrutura turística; hospitalidade, viagens, turismo e lazer; turismo de experiências, turismo comunitário.

6. LOGÍSTICAS TERRITORIAIS DO TERCIÁRIO: fluxos urbanos e regionais, abastecimento alimentar; centros de distribuição e armazenagem; centros de gestão; Black stores; Dark kitchens, transporte de cargas e modais de distribuição; logística portuária; novas hierarquias urbanas e novas centralidades; mobilidade e transporte; distribuição de mercadorias, e-commerce, serviços on-line, serviços por aplicativos e mídias sociais; automação e tecnologia; cidades inteligentes.

Por fim, deixamos aqui nossos agradecimentos a todos que, direta ou indiretamente, colaboraram para a realização deste evento.

Com votos de um evento promissor, que nos desafia a trocar ideias, informações, conhecimento e afetividades virtuais, desejamos a todas e todos as boas-vindas!




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Cincci 2023

cincci.2023@gmail.com

LabCom – Laboratório de Comércio e Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo

labcom@usp.br



{{'Não existem edições anteriores' | translate}}