Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
O VIII Encontro Nacional de Economia Industrial e da Inovação (ENEI) é um evento contínuo, promovido anualmente pela Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN). Em sua oitava edição, se realizou na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) está vinculada a UFG, em Goiânia/GO, tendo como temática “Política industrial e economia do conhecimento: novas estratégias de desenvolvimento para o Brasil”, entre os dias 20 e 23 de maio de 2024.
O evento formata um fórum de debates sobre os temas ligados à Economia Industrial e da Inovação. Ao longo dos 4 dias do evento, são discutidos por especialistas acadêmicos, policy-makers e profissionais de mercado os principais desafios e oportunidades para o desenvolvimento industrial e tecnológico atual, com importante foco nos países em desenvolvimento e no Brasil. Além dos pesquisadores e profissionais brasileiros, estarão presentes também convidados internacionais que vão assumir papel de destaque no encontro, como palestrantes em sessões plenárias. Esses convidados internacionais são pesquisadores proeminentes e de renome internacional na área de Economia da Inovação.
O VIII ENEI teve como norteador da programação o tema “Política industrial e economia do conhecimento: novas estratégias de desenvolvimento para o Brasil”. A política industrial e a economia do conhecimento desempenham um papel fundamental no desenvolvimento econômico, impulsionando a inovação, a competitividade e a criação de empregos de alta qualidade. A política industrial busca direcionar recursos e incentivos para setores estratégicos, estimulando investimentos em pesquisa e desenvolvimento, promovendo parcerias público-privadas e fortalecendo a capacidade produtiva. Por sua vez, a economia do conhecimento aborda a importância do conhecimento, da informação e da tecnologia como ativos fundamentais para a produção e a competitividade. Esses dois campos se complementam, pois, a política industrial fomenta a transformação da economia em direção a setores de maior valor agregado, impulsionados pela inovação e pelo conhecimento. Isso resulta em um crescimento econômico mais robusto, com maior produtividade, diversificação de produtos e maior capacidade de adaptação às mudanças tecnológicas globais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e tecnológico dos diferentes países.
A política industrial e a economia do conhecimento no Brasil enfrentam vários desafios que são importantes de serem abordados, sobretudo no contexto da Indústria 4.0 e da inteligência artificial. A rápida evolução tecnológica, impulsionada por essas tecnologias, cria a necessidade de políticas ágeis e adaptativas que possam acompanhar e aproveitar o potencial disruptivo dessas trajetórias. Um desafio importante é garantir que a política industrial brasileira promova a adoção e a difusão de tecnologias avançadas, como a Internet das Coisas (IoT), a inteligência artificial, a robótica e a automação. Diante desse cenário, a ABEIN vê-se impelida em colocar o VIII ENEI como um fórum de debate e discussão em torno de uma agenda científica e política que ultrapasse os tradicionais dilemas da política industrial.
REALIZAÇÃO:
Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN)
Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE/UFG)
Universidade Federal de Goiás (UFG)
PATROCÍNIO:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC)
Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI)
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
APOIO INSTITUCIONAL:
ABDE - Associação Brasileira de Desenvolvimento
RSA Brasil - Regional Studies Association
{{item.denominacao}} |
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}