OFICINAS LITERÁRIAS: INTERFACES COM VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO ESTÁGIO DOCÊNCIA

Publicado em 28/02/2025 - ISBN: 978-65-272-1217-1

Título do Trabalho
OFICINAS LITERÁRIAS: INTERFACES COM VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO ESTÁGIO DOCÊNCIA
Autores
  • Raphaela Nicácio da Silva Lopes
  • Ivanda Maria Martins Silva
Modalidade
Resumo
Área temática
Literatura e Ensino
Data de Publicação
28/02/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viii-seminario-milba/1035888-oficinas-literarias--interfaces-com-vivencias-pedagogicas-no-estagio-docencia
ISBN
978-65-272-1217-1
Palavras-Chave
Estágio Docência, Oficinas Literárias, Poesia Visual, Teoria da Literatura.
Resumo
O objetivo principal deste trabalho é apresentar um relato de experiência do estágio docência realizado no Curso de Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa, ofertado na modalidade de Educação a Distância – EAD, pela Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia – UAEADTec, da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. As atividades de estágio foram realizadas no segundo semestre letivo de 2024, com uma turma do 1º período, do polo Recife, tendo em vista a dinâmica do componente curricular de Teoria da Literatura. Quanto ao aporte teórico, este relato fundamenta-se na abordagem de Santaella (2012), que versa sobre a abordagem intersemiótica; reflexões sobre gêneros e formas literárias emergentes na cultura digital. Trata-se de pesquisa-ação, priorizando-se a abordagem qualitativa, com destaque para as etapas de planejamento didático-pedagógico, organização e implementação de oficinas literárias intituladas: “Planejamento e Produção de Blogs Literários” e “Poesia Visual – O estudo do imagético e do simbólico através da fotografia”. As oficinas foram realizadas por meio do apoio de tecnologias digitais, como Google Meet, com interações síncronas, e posteriormente foram divulgadas na rede social YouTube, Canal do MULTILAB da UFRPE. Os licenciandos avaliaram positivamente as oficinas por meio de questionário aplicado via Google Forms. A partir da análise dos dados, constatou-se que articular atividades de ensino, pesquisa e extensão são fundamentais no exercício da docência. Desse modo, as oficinas foram enriquecedoras nos processos formativos dos licenciandos do Curso de Licenciatura em Letras e na trajetória acadêmica da estagiária que exercitou na prática, construindo, assim, uma identidade profissional.
Título do Evento
VIII SEMINÁRIO MILBA: "Clarice Lispector segundo Nádia Gotlib: memória e ensino de literatura."
Cidade do Evento
Recife
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII SEMINÁRIO MILBA: "Clarice Lispector segundo Nádia Gotlib: memória e ensino de literatura."
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LOPES, Raphaela Nicácio da Silva; SILVA, Ivanda Maria Martins. OFICINAS LITERÁRIAS: INTERFACES COM VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO ESTÁGIO DOCÊNCIA.. In: Anais do VIII SEMINÁRIO MILBA: "Clarice Lispector segundo Nádia Gotlib: memória e ensino de literatura.". Anais...Recife(PE) UFRPE, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIII-SEMINARIO-MILBA/1035888-OFICINAS-LITERARIAS--INTERFACES-COM-VIVENCIAS-PEDAGOGICAS-NO-ESTAGIO-DOCENCIA. Acesso em: 26/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes