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Apresentação
É com grande satisfação que apresentamos a você, leitor, os anais do VIII Encontro Brasiliense de Educação Matemática (VIII EBREM), evento promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional DF (SBEM-DF) em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), Instituto Federal de Brasília (IFB) e Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. O evento foi realizado de 17 a 22 de agosto de 2020, de forma remota.
Há anos a SBEM-DF vem desenvolvendo diversas atividades na área de educação e ensino de matemática direcionadas a professores, estudantes e pesquisadores, objetivando estudos e discussões de temas afins, trocas de experiências, intercâmbio de atividades e o aperfeiçoamento continuado. Entre essas atividades, incluem-se: cursos, palestras, jornadas, seminários temáticos, mesas redondas, ciclos de oficinas pedagógicas e desenvolvimento de projetos de pesquisas junto às escolas de educação básica do DF.
Em 1999 realizou-se o I EBREM (Encontro Brasiliense de Educação Matemática), em parceria com a UnB (Universidade de Brasília) e a SEEDF (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal), oportunidade em que contamos com aproximadamente 1000 participantes dos mais diversos segmentos, constituindo-se neste momento a 1ª diretoria eleita da SBEM-DF. Em 2002, realizou-se o II EBREM e, em 2005 e 2007, o III e o IV EBREM, repetindo-se e ampliando-se as parcerias e o sucesso do evento.
O VIII Encontro Brasiliense de Educação Matemática vem dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela SBEM-DF. Levando em consideração a mudança no cotidiano da sociedade causada pela COVID-19 e a importância de pensarmos novas formas de ensinar e aprender matemática, o VIII EBREM foi realizado remotamente, por meio de plataformas on-line, com palestras, minicursos, comunicações científicas e vídeos práticos, e teve como tema Ensino presencial e educação a distância: desafios para o presente e possibilidades para o futuro da Educação Matemática, reunindo cerca de 180 participantes, entre professores da educação básica, alunos de graduação e pós-graduação, professores do ensino superior e pesquisadores das áreas de Matemática, História da Matemática, Educação Matemática e outras áreas afins.
O evento contou com 2 Palestras, 1 Mesa Redonda, 16 Comunicações Científicas, 10 Relatos de Experiência, 3 Minicursos e 8 Vídeos Práticos. A intenção foi discutir a respeito de elementos motivadores e significativos no processo ensino e aprendizagem de matemática: a contextualização, a interdisciplinaridade, metodologias participativas, e também características mais essenciais que envolvem ensinar e aprender matemática, tendo como suporte os saberes matemáticos como reflexão importante para professores que atuam na educação básica e no ensino superior, futuros professores e pesquisadores em formação. A temática aglutina questões que envolvem a formação de professores, concepções, tendências conceituais e didático-pedagógicas, ensino, aprendizagem, currículo, avaliação e pesquisa, principalmente no que se refere ao momento atual, com o ensino remoto presente nas escolas. Buscou-se o diálogo entre pesquisadores e docentes sobre os processos multifacetados do trabalho pedagógico de professores de matemática e estudantes na trajetória de escolarização.
Esta publicação inclui os trabalhos selecionados para apresentação nas Comunicações Científicas, Minicursos e Relatos de Experiência
Esperamos, com isso, contribuir para a disseminação das pesquisas e experiências compartilhadas durante o evento.
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Responsável
sbemdf@gmail.com
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