JOGO APRENDENDO PARA EVITAR: UM ABORDAGEM DIDÁTICA ALTERNATIVA NA DISCUSSÃO SOBRE DROGAS E FUNÇÕES ORGÂNICAS

Publicado em 24/03/2022 - ISSN: 1809-1342

Título do Trabalho
JOGO APRENDENDO PARA EVITAR: UM ABORDAGEM DIDÁTICA ALTERNATIVA NA DISCUSSÃO SOBRE DROGAS E FUNÇÕES ORGÂNICAS
Autores
  • Felipe Vitório
  • SARAH HESSING LOUZADA
  • Matheus Silva de Menezes
Modalidade
Resumo: SePTI
Área temática
CET: Química
Data de Publicação
24/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiiraic2020/381187-jogo-aprendendo-para-evitar--um-abordagem-didatica-alternativa-na-discussao-sobre-drogas-e-funcoes-organicas
ISSN
1809-1342
Palavras-Chave
DROGAS, FUNÇÕES ORGÂNICAS, JOGO DIDÁTICO
Resumo
Comumente a palavra droga é associada a substâncias nocivas e degenerativas que atuam sobre o Sistema Nervoso Central, alterando de alguma maneira o processo psíquico, sendo denominadas então como “drogas psicotrópicas”. Porém, a palavra tem um significado muito mais abrangente, e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética, que, introduzida no organismo, modifica suas funções normais. Ao longo da história, as drogas caminham ao longo do desenvolvimento humano, tendo registros de utilização de vinho e ópio na Grécia Antiga, por exemplo. O uso de jogos didáticos tem se tornado uma ferramenta metodológica cada vez mais comum e é considerada eficaz atualmente. Quando um jogo une o prazer e a assimilação de conhecimento, é considerado um jogo educativo. O processo de ensino-aprendizagem pode ser iniciado com o interesse do aluno, a partir do professor como promotor de situações estimuladoras. Para a facilitação e dinamização do ensino de química, especificamente, no presente trabalho, da química das drogas, propomos o jogo Aprendendo para Evitar. Desta maneira, a proposta é trabalhar este tema moderadamente complexo em sala de aula através de um jogo, afim de buscar uma saída para a abordagem monótona padrão. A atividade inicia-se com a exposição do conceito de drogas bem como algumas informações específicas sobre as selecionadas para o exercício (álcool, maconha, inalantes, nicotina, cetamina, ecstasy, GHB, cocaína e LSD). Com isto, os alunos serão divididos em grupos de até 8 participantes e recebem placas contendo o nome de algumas funções orgânicas. As estruturas das drogas citadas são mostradas e, ao vê-las, os participantes devem levantar as placas correspondentes às funções presentes na substância mostrada. Cada acerto conta como um ponto e a equipe vencedora é a que tiver mais pontos. Existe uma importância de construir o conhecimento químico e científico baseado no cotidiano do aluno, com objetivo de possibilitar seu desenvolvimento, bem como a complementação de sua formação como cidadão. E é com esse foco que foi desenvolvido este jogo, que através de uma dinâmica de classe visa solidificar o conteúdo normal em conjunto com uma conscientização, através do aprendizado dos efeitos químicos das drogas e a relação com suas estruturas químicas. Código do projeto cadastrado no SIGAA: não se aplica.
Título do Evento
VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020) e II Reunião Anual de Iniciação em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (RAIDTec 2020) - UFRRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020) e II Reunião Anual de Iniciação em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (RAIDTEC 2020)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VITÓRIO, Felipe; LOUZADA, SARAH HESSING; MENEZES, Matheus Silva de. JOGO APRENDENDO PARA EVITAR: UM ABORDAGEM DIDÁTICA ALTERNATIVA NA DISCUSSÃO SOBRE DROGAS E FUNÇÕES ORGÂNICAS.. In: Anais da VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020) e II Reunião Anual de Iniciação em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (RAIDTEC 2020). Anais...(RJ) UFRRJ, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIIraic2020/381187-JOGO-APRENDENDO-PARA-EVITAR--UM-ABORDAGEM-DIDATICA-ALTERNATIVA-NA-DISCUSSAO-SOBRE-DROGAS-E-FUNCOES-ORGANICAS. Acesso em: 27/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes