O PAPEL DO ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO FRENTE AO AUTISMO NO AMBIENTE ESCOLAR

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Facid
Título do Trabalho
O PAPEL DO ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO FRENTE AO AUTISMO NO AMBIENTE ESCOLAR
Autores
  • Mayara Batista Lima
  • Ramile Lopes Moura
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viimostradevry/33111-o-papel-do-acompanhante-terapeutico-frente-ao-autismo-no-ambiente-escolar
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Acompanhante terapêutico, Escola, Transtorno do Espectro Autista.
Resumo
O Acompanhante Terapêutico (AT) é um profissional que atua nas áreas da saúde ou educação, junto de alguém que apresente alguma dificuldade psicossocial do tipo mental, ou outros distúrbios, de forma a promover a inclusão social e o desenvolvimento da sociabilidade da pessoa portadora da dificuldade (BARROS, 2014). Vale destacar que sua atuação consiste auxiliar o terapeuta comportamental; ou psiquiatra; ou equipe multidisciplinar no qual identifica a prática com a abordagem e que é responsável pelo atendimento. (ZAMIGNANI. R.D, KOVAC. R, VERMES. E.J, 2007). O AT é um profissional ou estudante, onde a sua função consiste em estar junto aos seus pacientes, para ajuda-los na execução de suas atividades, superar algumas limitações, desenvolver competências e autonomia, no qual ele serve como modelo de identificação para o paciente, pois isso é de fundamental importância para o tratamento. Porém não é sua função decidir quais atividades e procedimentos utilizar nas intervenções, pois estes quem decide é o profissional responsável pelo caso ou a equipe como a qual trabalha. (ZAMIGNANI e WILENSKA, 1999). A experiência como acompanhante terapêutica é muito enriquecedora, pois através dela coloca-se em prática toda uma bagagem teórica adquirida em sala de aula, e proporciona ainda mais ao aluno (estagiário) aprofundar-se em mais conhecimentos que o ajuda na prática. Este relato consiste em um estágio extracurricular como AT em que duas crianças são acompanhadas em seu ambiente escolar cujos casos estão relacionados aos diagnósticos: Transtorno do Espectro Autista e Transtorno Desafiador Opositor com idades que correspondem a quatro e oito anos. As estagiárias são supervisionadas quinzenalmente pela psicóloga das crianças que tem como abordagem a Terapia-cognitivo-comportamental (TCC) apresentando relatórios das atividades desenvolvidas com as crianças, na qual estas auxiliam a desenvolver e descobrir suas habilidades e potencialidades escolares. Além disso, o AT é considerado um elo entre o psicólogo que acompanha o indivíduo; a família; a terapeuta e a equipe multidisciplinar da escola. Portanto esta experiência convém como uma ferramenta para o acadêmico de psicologia, pois através dela ele amplia a sua visão diante desses transtornos, como também do desenvolvimento humano e desenvolve suas habilidades e capacidades necessárias enquanto discente, para sua futura atuação profissional, além do que caminha para a escolha de uma área específica de atuação e isso no futuro favorece uma prática da profissão mais segura.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Mayara Batista; MOURA, Ramile Lopes. O PAPEL DO ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO FRENTE AO AUTISMO NO AMBIENTE ESCOLAR.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/33111-O-PAPEL-DO-ACOMPANHANTE-TERAPEUTICO-FRENTE-AO-AUTISMO-NO-AMBIENTE-ESCOLAR. Acesso em: 26/04/2025

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