{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação



A cooperação internacional entre as Universidade Salvador/UNIFACS e a Universidad de Salamanca/USAL tem adquirido, no correr de quase uma década, um significativo impacto na formação de investigadores com sensibilidade para atravessar suas produções com a problematização relativa aos Direitos Humanos, bem como a produção de conhecimento em sinergia e reciprocidade dos investigadores dos dois centros de pesquisa, o escambo em métodos de investigação, autores, teorias, resultados de execução de projetos. 

A Universidad de Salamanca tem uma forte tradição na análise minudente da normativa dos Direitos Humanos disposta nos protocolos e normativas formulados pela ONU, em conjuntos documentais específicos para a defesa dos direitos das minorias, dos presos, do meio ambiente sustentável, temas sensíveis a vários pesquisadores da UNIFACS, que têm aderido fortemente as ações promotoras de conhecimento científico, a saber, missões acadêmicas de ambas instituições que atuam no centro de pesquisa que visitam participando: 

1. de bancas de defesa de doutorado e pós-doutorado; 

2. de reuniões cientificas voltadas especificamente ao debate da aplicação dos Direitos Humanos; 

3. do acompanhamento em coorientação da execução de projetos de pesquisa; 

4. da integração de equipes de pesquisa voltadas para a execução de projetos coletivos de pesquisa e extensão, como é o caso do Projeto CienciArt; 

5. da realização do “Seminario de formación sobre las metodologías del análisis del discurso textual y el análisis del discurso plástico, realizado en el marco del Proyecto de Investigación CIENCIART V”, promovido pela equipe salamantina coordenada pela Profa. Dra. María Esther Martínez Quinteiro” e que contou com a presença da diretora da Filmoteca de Salamanca, Laura Bueno González; 

6. da publicação conjunta dos resultados da investigação em revistas indexadas e obras coletivas, entre outras ações sistemáticas de disseminação científica e promoção dos Direitos Humanos. 

O balanço que se pode fazer desta cooperação converge para que se reconheçam os indicadores de sinergia de centros de investigação que cooperam entre si, apresentando resultados significativos para a vitalidade de um convênio nutrido por uma rede de pesquisadores sêniores e júniores, decididos a incorporarem os Direitos Humanos como vetores que orientam o encaminhamento de suas investigações. 

Neste VI Simpósio Internacional em Direitos Humanos Aplicados, o foco recaiu sobre os cenários de violação e as políticas/práticas adotadas e defesa dos Direitos Humanos, que albergou trabalhos que refletem, na concretude, o estágio em que se encontram as garantias humanitárias no período conturbado deste quartil do século XXI, marcado por forte denegação e retrocessos das conquistas havidas e formalizadas pela ONU no fim da primeira metade do século XX. 

Como se confere na Programação executada, o foco recaiu sobre a precarização dos direitos das mulheres, dos indígenas, dos pobres assolados pelas estruturas econômicas promotoras de desigualdade, da problemática do consumo, do controle fiscal, de sustentabilidade etc., temas atravessados pelas questões relevantes de violações e garantias dos Direitos Humanos.


Os números foram os seguintes:

  • 19 Universidades representadas; 
  • 47 pesquisadores que submeteram suas investigações especializadas na temática; 
  • 287 inscritos para assistência no Youtube, com média de audiência de 70 inscritos, além da audiência presencial dos conferencistas e dos interessados que acorreram ao VI Simpósio. 

A simples diversidade de temas, bem como a quantidade de interessados, e ainda os esforços das missões acadêmicas, seja aquela vinda da UNIFACS/Brasil, seja aquela oriunda de Salamanca, seja aquela de acolhimento dos seus pares no âmbito espanhol, sinalizam a relevância dos Direitos Humanos para a constituições de agendas capitais para refletir e produzir conhecimentos em âmbito acadêmicos científico, que possam servir de subsídios para políticas públicas dos Estados nacionais, bem como para a atualização dos protocolos elaborados no seio das Nações Unidas. 

A riqueza do evento é expressa no entusiasmo dos participantes em continuarem o diálogo em rede, a ser reiterado por encontros futuros de jovens e pesquisadores sêniores que desenvolvem suas investigações com foco nos Direitos Humanos. Aditivamente, a preparação de Atas e Anais, bem como Dossiês de revistas indexadas para continuar, na tradição da escrita acadêmica, a disseminação da ciência efetivada no âmbito dos Direitos Humanos, a solicitarem dos pesquisadores investigações e escambos de seus resultados que corroborem na construção contínua de uma agenda que a cada tempo se faz necessária. 


Salvador, Porto e Salamanca, Junho de 2024. 

Os Diretores Científicos.




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

GRUPO DE PESQUISA POLÍTICAS E EPISTEMES DA CIDADANIA 

Av. Tancredo Neves, 2131 - Caminho das Árvores, Salvador - BA, 41820-021 • (71) 3021-2800 

gppec.unifacs@gmail.com


LÍDER DO GRUPO DE PESQUISA

José Euclimar Xavier de Menezes

josé.euclimar@animaeducacao.edu.br


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}