Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
Apresentação
Quem ensina aprende ao ensinar.
E quem aprende ensina ao aprender.
Paulo
Freire
A V Jornada Ibero-americana de Pesquisa em Políticas
Educacionais e Experiências interdisciplinares na Educação foi realizada entre os dias 22, 23 e
24 de julho de 2020. Inicialmente prevista para acontecer nas dependências na
Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, teve suas atividades
desenvolvidas em plataformas virtuais, mudança ocorrida em virtude da pandemia
da COVID-19.
O objetivo de proporcionar um
debate qualificado sobre políticas educacionais e sobre uma diversidade de
experiências no campo da educação se viu integralmente realizado, pois
permitiu, conforme enunciado em seu objetivo geral, o confronto de perspectivas
distintas e o estreitamento de laços entre pesquisadores de diferentes áreas
envolvidos com a pesquisa educacional. As trocas de experiências vividas no
campo da investigação e da prática atestaram o que vai na epígrafe, aprendemos
e ensinamos uns aos outros, e assim, nos tornamos quem somos.
Dentre os objetivos específicos do evento estavam:
·
Promover a reflexão sobre a pesquisa em
políticas públicas educacionais e experiências interdisciplinares na educação;
·
Proporcionar a troca de ideias com
vistas à formação de uma rede de pesquisadores da área educacional e áreas
afins numa perspectiva interdisciplinar;
·
Oferecer um espaço para a comunicação
do conhecimento científico educacional construído numa perspectiva
interdisciplinar;
·
Refletir sobre as recentes mudanças
tecnológicas aplicadas em Educação;
·
Facilitar a cooperação nacional e
internacional de pessoas que promovem, constroem e se interessam por
experiências educacionais (projetos, ações, políticas) interdisciplinares na
educação.
O ano de 2020, de diferentes maneiras tem se mostrado peculiar. O mundo
se depara com o inusitado de uma pandemia, momento este que, muito provavelmente,
se configurará como um dos mais emblemáticos do século XXI. No Brasil, em meio
a um panorama que, por um lado, nega os efeitos danosos da proliferação do
coronavírus em todas as regiões, por outro, assistimos à reafirmação da
necessidade e da potencialidade da ciência, da pesquisa, das universidades e
escolas. É neste contexto que assume também contornos peculiares pensar e
debater a educação básica e superior. Que cenários o futuro nos reserva? Que
significados adquirem políticas e práticas escolares a partir de agora? Quais
os efeitos que a adoção de atividades realizadas de forma remota pode trazer
sobre a educação das crianças, adolescentes e jovens? Ainda que parte
considerável dos trabalhos apresentados e debatidos durante a Jornada não
tenham sido escritos nos momentos que marcam o ápice da pandemia, certamente e
de diversos modos, as análises ora publicadas em muito contribuem para elucidar
dilemas e conflitos da realidade atual, social e educacional. Certamente, a
conjuntura mencionada marcou, e por vezes direcionou, os debates realizados
durante as sessões de comunicação.
Os quatro eixos em que foram organizadas as submissões contemplaram uma
gama de temas que se mostraram pertinentes e relevantes aos propósitos do
evento. As pesquisas sobre políticas públicas educacionais, práticas
interdisciplinares na educação básica, formação de professores, e educação,
ciência, tecnologia e informação compuseram um total de 156 textos aprovados na
avaliação interpares.
O tema geral da Jornada, Educação e Democracia esteve, implícita ou
explicitamente, presente nos trabalhos completos, e, de modo incisivo na Conferência
de abertura e na Mesa que se ocupou dessa relação na América Latina. Seja nos
trabalhos completos, seja na Conferência e na Mesa, a democratização da
educação se mostra como algo em construção, que ora avança e ora retrocede, mas
que jamais é ignorada pela imensa maioria dos profissionais da educação e
pesquisadores da área, que evidenciaram que permanece no horizonte de todas e
todos a plena realização do direito à educação.
Ao final da jornada, a Mesa de encerramento sinalizou para uma VI
JORNEDUC, a ser realizada na Colômbia, em 2021.
Desejamos que os registros nestes Anais contribuam para uma profícua e
permanente interlocução entre pesquisadores/as e profissionais da área da
educação.
Pela Comissão Organizadora,
Cláudio Nei Nascimento da Silva (IFB)
Monica Ribeiro da Silva (IFPR)
{{item.denominacao}} |
Responsável
Associação para Promoção de Ações e Projetos Interdisciplinares em Educação e Pesquisa
jorneduc@gmail.com
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}