{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

Apresentação

 

Quem ensina aprende ao ensinar.

E quem aprende ensina ao aprender.

Paulo Freire

 

 

V Jornada Ibero-americana de Pesquisa em Políticas Educacionais e Experiências interdisciplinares na Educação foi realizada entre os dias 22, 23 e 24 de julho de 2020. Inicialmente prevista para acontecer nas dependências na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, teve suas atividades desenvolvidas em plataformas virtuais, mudança ocorrida em virtude da pandemia da COVID-19.

 O objetivo de proporcionar um debate qualificado sobre políticas educacionais e sobre uma diversidade de experiências no campo da educação se viu integralmente realizado, pois permitiu, conforme enunciado em seu objetivo geral, o confronto de perspectivas distintas e o estreitamento de laços entre pesquisadores de diferentes áreas envolvidos com a pesquisa educacional. As trocas de experiências vividas no campo da investigação e da prática atestaram o que vai na epígrafe, aprendemos e ensinamos uns aos outros, e assim, nos tornamos quem somos.

Dentre os objetivos específicos do evento estavam:

·                     Promover a reflexão sobre a pesquisa em políticas públicas educacionais e experiências interdisciplinares na educação;

·                     Proporcionar a troca de ideias com vistas à formação de uma rede de pesquisadores da área educacional e áreas afins numa perspectiva interdisciplinar;

·                     Oferecer um espaço para a comunicação do conhecimento científico educacional construído numa perspectiva interdisciplinar;

·                     Refletir sobre as recentes mudanças tecnológicas aplicadas em Educação;

·                     Facilitar a cooperação nacional e internacional de pessoas que promovem, constroem e se interessam por experiências educacionais (projetos, ações, políticas) interdisciplinares na educação. 

 

O ano de 2020, de diferentes maneiras tem se mostrado peculiar. O mundo se depara com o inusitado de uma pandemia, momento este que, muito provavelmente, se configurará como um dos mais emblemáticos do século XXI. No Brasil, em meio a um panorama que, por um lado, nega os efeitos danosos da proliferação do coronavírus em todas as regiões, por outro, assistimos à reafirmação da necessidade e da potencialidade da ciência, da pesquisa, das universidades e escolas. É neste contexto que assume também contornos peculiares pensar e debater a educação básica e superior. Que cenários o futuro nos reserva? Que significados adquirem políticas e práticas escolares a partir de agora? Quais os efeitos que a adoção de atividades realizadas de forma remota pode trazer sobre a educação das crianças, adolescentes e jovens? Ainda que parte considerável dos trabalhos apresentados e debatidos durante a Jornada não tenham sido escritos nos momentos que marcam o ápice da pandemia, certamente e de diversos modos, as análises ora publicadas em muito contribuem para elucidar dilemas e conflitos da realidade atual, social e educacional. Certamente, a conjuntura mencionada marcou, e por vezes direcionou, os debates realizados durante as sessões de comunicação.

Os quatro eixos em que foram organizadas as submissões contemplaram uma gama de temas que se mostraram pertinentes e relevantes aos propósitos do evento. As pesquisas sobre políticas públicas educacionais, práticas interdisciplinares na educação básica, formação de professores, e educação, ciência, tecnologia e informação compuseram um total de 156 textos aprovados na avaliação interpares.

O tema geral da Jornada, Educação e Democracia esteve, implícita ou explicitamente, presente nos trabalhos completos, e, de modo incisivo na Conferência de abertura e na Mesa que se ocupou dessa relação na América Latina. Seja nos trabalhos completos, seja na Conferência e na Mesa, a democratização da educação se mostra como algo em construção, que ora avança e ora retrocede, mas que jamais é ignorada pela imensa maioria dos profissionais da educação e pesquisadores da área, que evidenciaram que permanece no horizonte de todas e todos a plena realização do direito à educação.

Ao final da jornada, a Mesa de encerramento sinalizou para uma VI JORNEDUC, a ser realizada na Colômbia, em 2021.

Desejamos que os registros nestes Anais contribuam para uma profícua e permanente interlocução entre pesquisadores/as e profissionais da área da educação.

 

Pela Comissão Organizadora,


Cláudio Nei Nascimento da Silva (IFB)

Monica Ribeiro da Silva (IFPR)




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Associação para Promoção de Ações e Projetos Interdisciplinares em Educação e Pesquisa

jorneduc@gmail.com


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}