A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Publicado em 24/09/2019 - ISSN: 2448-2110

Título do Trabalho
A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Autores
  • Mariana Brasil Galvão
Modalidade
COMUNICAÇÃO ORAL
Área temática
GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS - Análises de políticas públicas educacionais. O papel do Estado democrático e as políticas públicas educacionais. Direito à educação pública. Investigações sobre o acesso e a permanência na escola a partir das configurações políticas propostas pela BNCC. Políticas Públicas e gestão escolar. Financiamento da educação.
Data de Publicação
24/09/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vsemanadafacedufjf/170971-a-democratizacao-do-acesso-e-permanencia-no-ensino-superior-publico--o-caso-da-universidade-federal-de-juiz-de-fo
ISSN
2448-2110
Palavras-Chave
democratização, acesso, permanência, ensino superior, ensino público.
Resumo
O presente trabalho buscou delinear a trajetória das políticas de democratização da universidade pública no Brasil. Para isso, tratou da expansão dessas universidades através de programas e políticas como o Programa do Governo Federal de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (REUNI); do acesso com as políticas de cotas sociais, raciais e por deficiência; e da permanência com as políticas de Assistência Estudantil. Foi traçada uma trajetória dessas políticas no Brasil e sua implementação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Além disso, foram abordadas características do perfil socioeconômico e cultural dos alunos das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e sua mudança ao longo dos anos (1995 a 2019) através da análise da publicação dos resultados da V Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (ANDIFES) e pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE) e de notícias publicadas no site da UFJF. Os resultados mostraram que a UFJF foi instituindo as políticas de acesso e permanência a partir de sua implementação em âmbito nacional e aperfeiçoando ao longo dos anos através de diversas ações. Hoje, essa universidade federal oferece anualmente aproximadamente 4.600 vagas em 93 cursos presenciais e a distância nos campi Juiz de Fora e Governador Valadares, nas modalidades bacharelado e licenciatura, em período diurno, integral ou noturno. São dez grupos de vagas para candidatos ao acesso aos cursos da universidade, contemplando as cotas sociais, raciais e por deficiência. As formas de apoio estudantil aos alunos são a Bolsa Permanência, Bolsa PNAES, Auxílio Alimentação, Auxílio Moradia, Auxílio Transporte, Auxílio Creche e Auxílio Emergencial. Todo esse processo modificou o perfil dos graduandos das universidades federais. Os dados nos mostram que o número de mulheres nas IFES tem aumentado ao longo dos anos; o número de negros e pardos é cada vez maior, até mesmo nos cursos mais concorridos; mais da metade dos estudantes vive em famílias com renda per capita mensal de até 1,5 salários mínimos; cerca de dois terços desses estudantes vieram do ensino médio público; a maioria dos estudantes vem de famílias em que os responsáveis não tiveram acesso ao ensino superior; o número de alunos participantes de atividades ou programas acadêmicos vem aumentando; entre tantas outras evoluções. É necessário que essas políticas continuem existindo, alcançando cada vez mais a população que necessita delas, para que a universidade continue cumprindo seu papel social e fazendo jus ao nome pública.
Título do Evento
V Semana da Faced X Semana da Educação - A Educação tem futuro? Desafios e possibilidades
Cidade do Evento
Juiz de Fora
Título dos Anais do Evento
Anais da V Semana da Faced e X Semana da Educação: A Educação tem futuro? Desafios e Possibilidades
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GALVÃO, Mariana Brasil. A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA.. In: Anais da V Semana da Faced e X Semana da Educação: A Educação tem futuro? Desafios e Possibilidades. Anais...Juiz de Fora(MG) UFJF, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vsemanadafacedufjf/170971-A-DEMOCRATIZACAO-DO-ACESSO-E-PERMANENCIA-NO-ENSINO-SUPERIOR-PUBLICO--O-CASO-DA-UNIVERSIDADE-FEDERAL-DE-JUIZ-DE-FO. Acesso em: 26/04/2025

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