EXPERIÊNCIA DE AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL COM USO DO GOOGLE DRIVE NO ENSINO PRESENCIAL E REMOTO.

Publicado em 23/12/2021

Título do Trabalho
EXPERIÊNCIA DE AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL COM USO DO GOOGLE DRIVE NO ENSINO PRESENCIAL E REMOTO.
Autores
  • Jaqueline Dias da Silva
  • Valéria de Souza Marcelino
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 34 - Estudos dialógicos do discurso e Ensino da Língua Materna e Estrangeira
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/434315-experiencia-de-aulas-de-producao-textual-com-uso-do-google-drive-no-ensino-presencial-e-remoto
ISSN
Palavras-Chave
Ensino. Produção Textual. Google Drive
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar as potencialidades e os desafios do uso do Google Drive (GD) em aulas de produção textual iniciada de forma presencial e finalizada de forma remota, com uma turma do Ensino Médio noturno de uma escola pública estadual no município de Campos dos Goytacazes/Rio de Janeiro, no período de março a maio de 2020. A fim de favorecer a aprendizagem de alunos do segundo ano do Ensino Médio noturno acerca de conteúdos referentes à produção textual ligadas ao mundo do trabalho, foi desenvolvida e implementada uma sequência didática (SD) baseada na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) com auxílio do GD. A implementação ocorreu inicialmente com aulas presenciais e foi finalizado com aulas remotas. Estas ações foram desenvolvidas ao longo de uma pesquisa para uma dissertação de mestrado . O trabalho desenvolvido optou por uma pesquisa no campo de formação da área de Linguagens e suas Tecnologias com utilização de metodologia ativa com abordagem problematizadora como caminho para um trabalho pedagógico para propostas de estratégias diferenciadas dos modelos tradicionais de ensino no intuito de obter resultados satisfatórios. 2. Fundamentação teórica 2.1 Ensino de Produção Textual A produção textual, como um dos eixos temáticos do Ensino de Língua Portuguesa na BNCC (BRASIL, 2017), ganha destaque no cenário das tecnologias digitais, pois se antes os alunos precisavam exclusivamente de livros, ou espaços nas bibliotecas para pesquisarem, atualmente, basta utilizar algum dispositivo móvel com acesso à internet para ter acesso a uma infinidade de textos (VALENTE, FREIRE, ARANTES, 2018). O texto, o contexto e seus suportes são analisados no momento da produção textual, seja de forma escrita em papel ou de forma virtual. Escrever é registrar sentimentos, ideias, interesses, objetivos, necessidades, desejos, saberes prévios, opiniões, percepções, impressões, sonhos, e não reproduzir conceitos prontos (ALMEIDA, 2018). Essa concepção encontra-se relacionada à área das linguagens que estabelece que é preciso “garantir o protagonismo dos estudantes em sua aprendizagem e o desenvolvimento de suas capacidades de abstração, reflexão, interpretação, proposição e ação, essenciais à sua autonomia pessoal, profissional, intelectual e política” (BRASIL, 2018, p. 465). Ao professor de Língua Portuguesa cabe criar a ambientação adequada à produção textual com apoio de recurso digital, que nesse processo de ensino e aprendizagem, apresenta-se como meio para o desenvolvimento de competências. 2.2 Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Tecnologias Digitais Ao longo das últimas décadas, a Educação Brasileira conviveu com modelos de ensino, que das mais diferentes variações, seguiam os padrões das escolas tradicionais: aulas expositivas, ambientes em que os alunos permaneciam enfileirados escutando professor, currículos rígidos e hierarquizados centrados em conceitos prontos que deveriam ser memorizados (ALMEIDA, VALENTE, 2012). De acordo com Berbel (2011), as metodologias ativas podem promover uma transformação no processo de ensinar e aprender. Assim, a Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning) como abordagem pedagógica estratégica propõe situações contextuais para pensar e buscar soluções para problemas, fomentar a investigação e o pensamento crítico (BARELL, 2006). Tajra (2019, p.211) informa que a aprendizagem baseada em problemas “[...] consiste em realizar questionamentos sobre problemas cotidianos para que seja possível a identificação de soluções”. Para Kensky (2007) o uso de recursos tecnológicos na mediação entre aluno e professor é uma prática pedagógica essencial para um ambiente de produção de conhecimento com participação, interesse e criatividade. 2.3 GD como recurso educacional tecnológico digital. O GD é serviço de armazenamento de dados nos servidores da Google na Internet. Com uma conta é possível a criação de novos documentos, planilhas e apresentações por conta própria ou compartilhamento e colaboração com outras pessoas em tempo real (https://www.google.com.br/drive/apps.html). O GD é um software gratuito para usuários que têm uma conta no provedor gmail. Sua utilização exige que os usuários do sistema android criem uma conta no provedor para usufruírem dos aplicativos disponibilizados. Pode ser operado por meio de computadores ou smarphones (MACIEL, 2016). É ferramenta de recursos ofertados pelo Google que permite armazenar conteúdo na internet em nuvem e vai além de um simples local de armazenagem online, pois permite o compartilhamento de conteúdo com outros usuários, além da troca de mensagens e comentários de maneira simples e intuitiva entre os colaboradores. Atualmente esse aplicativo não requer licenciamento de uso, o que o torna uma ferramenta contextualizada à proposta de elaboração de atividades pedagógicas de forma colaborativa e interativa utilizando bancos de dados na internet com disponibilização e compartilhamento simultâneo. De acordo com Herbert et al (2020) o GD pode ser utilizado por professores como ferramenta educacional para acompanhamento de atividades pedagógicas em diferentes situações educativas. 3. Resultados 3.1 Uso do GD Na SD elaborada foram propostas duas atividades com uso do Google Documentos nas respectivas contas pessoais do alunos no aplicativo Gmail. A realização das atividades ocorreu de forma presencial e remota. Durante o primeiro encontro foi realizado diálogo que permitiu vários questionamentos sobre as diversas possibilidades de atuação profissional dos jovens em variadas áreas, as dificuldades de inserção profissional dos jovens e também sobre a elaboração do currículo de forma adequada de acordo com os conteúdos clareza e objetividades. Logo após a discussão, foi realizada apresentação do GD e as variadas formas de utilização. Os alunos presentes utilizaram diretamente de seus respectivos dispositivos móveis. Moran (2015, p. 18) orienta ressalta que “Desafios e atividades podem ser dosados, planejados, acompanhados e avaliados com apoio da tecnologia”. Após a criação das contas pessoais no GD foi realizada orientação para o processo de utilização do Google Documentos que é um serviço que faz parte dos aplicativos Google Apps. Além disso foi realizada demonstração do processo de formatação de documentos relacionada à seleção de fontes, tamanho das letras, alinhamento dentre outras. A orientação seguiu apontando o caminho para nomeação do arquivo criado no GD, arquivamento, compartilhamento do documento por e-mail e para envio para empresas com objetivo de participação em processos seletivos de vagas de empregos. Durante as aulas os alunos iniciaram a criação do currículo profissional. Conclusões Evidenciou-se que é possível a utilização do GD como ferramenta para apoiar o processo de ensino aprendizagem de produção textual e que estratégias de ensino que levem em consideração o recurso digital são significativas para o processo educacional escolar. Alguns alunos tiveram dificuldade relacionadas ao fato de não terem acesso a dispositivos móveis adequados, disponibilidade de internet e adaptação imediata ao ensino na modalidade remota. Referências bibliográficas ALMEIDA, M. E. B.,VALENTE, J. A. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo Sem Fronteiras, 12(3), 57-82, 2012. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/ almeida-valente.pdf. Acesso em: 20 fev 2019. BARELL, John F. Problem-based learning: An inquiry approach. Corwin Press, 2006. Disponível em http://www.morecuriousminds.com/docs/Barell_chapter%5B2 %5D.pdf. Acesso em 16 fev. 2019. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Documento homologado pela Portaria n° 1.570, publicada no D.O.U. de 21/12/2017, Seção 1, Pág. 146. Brasília, 21 de dezembro de 2017. __________. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. Documento homologado pela Portaria n° 1.570, publicada no D.O.U. de 21/12/2017, Seção 1, Pág. 146. Brasília, 21 de dezembro de 2018. KENSKY, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 7ª ed. Campinas: Papirus, 2007. MACIEL, W. J.; PANEK, N. M. O Uso do Google Drive como Ferramenta Pedagógica. In: Cadernos PDE. Secretaria de Educação do Estado do Paraná, 2016. v. 1. p. 1- 18. MARTINS, Herbert Gomes et al. Potencialidades do Google Drive como ferramenta educacional: uma revisão da literatura. In: Congressos Internacional ABED de Educação a Distância. Anais eletrônicos...São Paulo, 2020, p. 10-19. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2020/anais/trabalhos/57168.pdf. Acesso em 25 ago 2021. TAJRA, S. F. Informática na educação: o uso das tecnologias digitais na aplicação das metodologias ativas. 10ª ed. São Paulo: Érica, 2019. VALENTE, J.A; FREIRE F.M.P; ARANTES, F.L. Tecnologia e Educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas, SP: NIED/UNICAMP, 2018. Disponível em: https://odisseu.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/2018/11/Livro-NIED-2018 final.pdf. Acesso em: 10 abr. 2019.
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Jaqueline Dias da; MARCELINO, Valéria de Souza. EXPERIÊNCIA DE AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL COM USO DO GOOGLE DRIVE NO ENSINO PRESENCIAL E REMOTO... In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/434315-EXPERIENCIA-DE-AULAS-DE-PRODUCAO-TEXTUAL-COM-USO-DO-GOOGLE-DRIVE-NO-ENSINO-PRESENCIAL-E-REMOTO. Acesso em: 25/04/2025

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