PEDAGOGO EMPRESARIAL: COMPREENSÕES E INCOMPREENSÕES

Publicado em 23/12/2021

Título do Trabalho
PEDAGOGO EMPRESARIAL: COMPREENSÕES E INCOMPREENSÕES
Autores
  • João Luiz Lima Marins
  • Priscilla Gonçalves de Azevedo
  • Bianka Pires André
  • Profª. Drª. Cristiana Barcelos da Silva
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 07 - Educação Profissional e Tecnológica: Espaços, Ensino e Tecnologias
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/435319-pedagogo-empresarial--compreensoes-e-incompreensoes
ISSN
Palavras-Chave
Pedagogia, Aprendizagem Organizacional, Desenvolvimento Profissional
Resumo
Nos últimos anos, a educação corporativa passou a ser um mercado em crescimento com objetivo de desenvolver a organização através da aprendizagem dos seus funcionários e parceiros, por meio de uma educação permanente, ou seja, cada vez mais há um investimento na qualificação técnica e no desenvolvimento contínuo de seus colaboradores como uma estratégia empresarial e de diferencial competitivo. Por meio da pedagogia empresarial, há a valorização da formação e do desenvolvimento dos profissionais de uma empresa, trata-se de uma responsabilidade de avançar diante dos desafios que estimulem o aprimoramento profissional e pessoal. O presente trabalho busca compreender a importância do pedagogo empresarial, bem como sua atuação nos programas de desenvolvimento organizacional da instituição. Nesse sentido, será realizado uma análise de como esse profissional, na sua atuação contínua, poderá contribuir de forma significativa nas organizações. A tarefa principal do pedagogo empresarial é a identificação e diagnóstico das necessidades de aprendizagem e o desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa, proporcionando a esses profissionais, uma aprendizagem organizacional, uma melhor visão de sua função dentro da organização. Este diagnóstico favorece uma melhor interação, e uma melhor integração da equipe, facilitando desta maneira uma constante atualização para seu mercado de trabalho. 1. Fundamentação teórica As transformações no mercado de trabalho provocam uma necessidade de desenvolvimento pessoal, profissional e humano. Deste modo, a importância do pedagogo empresarial justifica-se pois é um profissional que junto ao mercado corporativo, forma uma parceria essencial a empresa, pois busca provocar mudanças no comportamento das pessoas. Trata-se de um trabalho que cada vez mais está sendo valorizado no mercado corporativo (SILVA, 2019). De acordo com Carvalho e Silva (2016), o papel do pedagogo dentro das organizações envolve o desenvolvimento das pessoas e a cultura organizacional. Para isso, este profissional deve estar envolvido, desde o diagnóstico das deficiências e necessidades com relação ao desenvolvimento das relações humanas, das pessoas e da cultura organizacional, com o mapeamento das competências, potencial humano, assim, como no planejamento, implementação e avaliação de programas e projetos educacionais, mesmo na organização. Investir nos colaboradores de uma empresa é investir no seu crescimento, o aumento da eficácia e eficiência dos funcionários de uma empresa é potencializar suas competências e habilidades, alcançando maior competitividade e causando mudanças o contexto do progresso da instituição (ALMEIDA, 2006). Portanto, alcançar o desenvolvimento dos envolvidos no processo de gestão de pessoas é a forma que o pedagogo empresarial poderá trabalhar de forma positiva. De acordo com Oliveira (1998), o processo de aprendizagem possui uma diretriz específica, sensibilização (motivação), pesquisa (estudo), discussão (esclarecimento), experimentação (prática), conclusão (convergência), compartilhamento (sedimentação). Entre adultos, a aprendizagem deve se basear na reflexão e ação, desenvolvendo diversos assuntos nos quais serão vivenciados e discutidos, incentivando a cada indivíduo expressar sobre suas histórias, ideias opiniões, compreensões e conclusões. A construção do ensino nesse ambiente deve facilitar o diálogo entre as estratégias empresariais e os colaboradores da organização. 2. Metodologia Como estratégia metodológica, utilizamos uma pesquisa qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica, através de análises de livros e utilizando bases de dados eletrônicas, identificando principalmente artigos publicados nas áreas de pedagogia, pedagogia empresarial, aprendizagem organizacional, estratégia empresarial, gestão de pessoas. O objetivo dessa pesquisa é compreender a contribuição e a importância do pedagogo em uma instituição empresarial, como o profissional que poderá contribuir de forma significativa nas organizações, identificando e diagnosticando as necessidades de aprendizagem, no desenvolvimento e na avaliação profissional. A possibilidade de trabalho deste profissional busca uma área de atuação formada por uma equipe multidisciplinar, compostas por administradores, psicólogos, engenheiros, assistentes sociais, entre outros profissionais (CARVALHO; SILVA, 2016). Segundo Frison (2004) o pedagogo é um profissional importante em diferentes espaços onde há uma educação intencional para a formação e desenvolvimento dos sujeitos, não só no âmbito escolar, mas também no social, hospitalar, empresarial, entre outros. O pedagogo empresarial seria o principal responsável em trabalhar essa educação continuada, trabalhando em conjunto os conhecimentos e experiências individuais, com os objetivos estratégicos da empresa. Torres e Silva (2009) afirmam que esse profissional desempenha um papel peculiar, utilizando técnicas de aprendizagem e relações humanas que integram os colaboradores à cultura organizacional da empresa, os levando a melhoras de suas funções específicas. O pedagogo também tem a possibilidade de atuar como consultor organizacional, uma vez que em conjunto do administrador e o psicólogo da empresa, possa realizar um trabalho de capacitação e direcionamento atendendo a necessidade de desenvolvimento e crescimento profissional de cada funcionário. Claro e Torres (2012), relatam a dificuldade de encontrar pedagogos que atuem fora do ambiente escolar. No intuito de atingir objetivos da sua pesquisa utilizou comunidades das redes sociais, as comunidades pesquisadas tinham mais de dez mil participantes, contudo poucos se interessaram em participar da pesquisa indicando apenas mais alguns participantes. Os pesquisadores apontam uma defasagem em sua formação ou possíveis falhas nas atribuições das atividades exercidas pelo pedagogo empresarial teriam ocasionado uma falta de confiança dos profissionais frente ao trabalho que exercem. Conclusões A pedagogia como ciência ampliou seu foco de estudos para além do ambiente escolar, observando as mudanças sociais, econômicas e políticas transformando o ensino da pedagogia, e ampliando o processo de ensino aprendizagem em ambientes não escolares. Esses espaços foram ampliados para organizações não governamentais, hospitais, museus, além do citado no texto o ambiente organizacional. A metodologia de trabalho basicamente operacional, fragmentado, vem em muito perdendo espaço, principalmente na atualidade onde se vive numa sociedade de informação. A evolução tecnológica e digital, exige e vêm exigindo do indivíduo um aprimoramento de suas habilidades, competências e atitudes, obrigando cada vez mais que esse indivíduo desenvolva tarefas complexas e abstratas onde diversos saberes se fazem necessários. Neste contexto, o aparecimento do pedagogo empresarial se torna essencial para realizar esse desenvolvimento, uma vez que ele está apto a realizar as transformações e aprendizagens necessárias deste profissional. Referências bibliográficas ALMEIDA, M. G. de. Pedagogia empresarial: saberes, práticas e referências. São Paulo: Brasport, 2006. CARVALHO, J. M.; SILVA, C. M. Pedagogia empresarial. São Paulo: Cengage Learning, 2016. CLARO, J. A. C. Santos, TORRES, Mariana de Oliveira Fernandes. Pedagogia Empresarial: a atuação dos profissionais da educação na gestão de pessoas. Revista Contrapontos, v. 12, n. 2, p. 207-216, 2012. FRISON, L. M. B. O pedagogo em espaços não escolares: novos desafios. Ciência. Porto Alegre, n. 36, p. 87-103, 2004. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/profapatriciaribeiro-27-artigo-a-atuao-do-pedagogo-em-espaos-no-escolares-gesto-possibilidades-e-desafios-silvanis.pdf Acesso em: 09 out. 2021. OLIVEIRA, A. B. Andragogia - a educação de adultos. s.d. 1998. Disponível em: http://www.diocese-braga.pt/catequese/sim/biblioteca/publicacoes_online/200/ ANDRAGOGIA.pdf. Acesso em 12 nov. 2020. SILVA, Márcia Soares da. O Pedagogo empresarial como mediador da gestão de pessoas para o desenvolvimento profissional. Revista Alamedas. Vol. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/22670/14436 Acesso em: 09 out. 2021. TORRES, T. M. L.; SILVA, A. C. S A atuação do pedagogo empresarial para a humanização das empresas: Um estudo de caso no recôncavo baiano. Revista Formadores, v. 2, n. 3, p. 372-372, 2009.
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARINS, João Luiz Lima et al.. PEDAGOGO EMPRESARIAL: COMPREENSÕES E INCOMPREENSÕES.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/435319-PEDAGOGO-EMPRESARIAL--COMPREENSOES-E-INCOMPREENSOES. Acesso em: 26/04/2025

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