ENSINO REMOTO NOS CURSOS DE INGLÊS E ESPANHOL DO CENTRO DE LÍNGUAS DO IFF: A FERRAMENTA JAMBOARD COMO UM CAMINHO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS

Publicado em 23/12/2021

DOI
10.29327/154029.10-108  
Título do Trabalho
ENSINO REMOTO NOS CURSOS DE INGLÊS E ESPANHOL DO CENTRO DE LÍNGUAS DO IFF: A FERRAMENTA JAMBOARD COMO UM CAMINHO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS
Autores
  • Ana Paula de Castro
  • Aline das Graças Monteiro Miranda Barros
  • Fernanda Soares Luz
  • RENATA COSTA FONSECA ARTILES
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 28 - Informação, Educação e Tecnologias
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/437703-ensino-remoto-nos-cursos-de-ingles-e-espanhol-do-centro-de-linguas-do-iff--a-ferramenta-jamboard-como-um-caminho-
ISSN
Palavras-Chave
Jamboard. Ensino Remoto. Línguas Adicionais.
Resumo
CASTRO, Ana Paula de Mestra em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT - IFFluminense ana.castro@iff.edu.br MIRANDA, Aline das Graças Monteiro Mestra em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF alinegmmiranda27@gmail.com LUZ, Fernanda Soares Mestra em Ensino e suas Tecnologias - MPET – IFFluminense fernanda.luz@iff.edu.br ARTILES, Renata Costa Fonseca Especialista em Língua Portuguesa- UNIFLU rartiles@iff.edu.br Introdução Durante a pandemia da Covid-19, a Portaria do Ministério da Educação nº 343, de 17 de março de 2020 (BRASIL, 2020), alterada pela Portaria nº 544 de 16 de junho de 2020, instituiu a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia. Nesse contexto, os professores do Centro de Línguas de um dos campi do Instituto Federal Fluminense (CELIFF), passaram a trabalhar de forma remota, propondo atividades que proporcionassem o desenvolvimento das habilidades linguísticas em Inglês e Espanhol. Para tanto, foram necessárias adaptações em seus planos de ensino, de modo a dinamizar as aulas e promover oportunidades de aprendizado. Diante disso, foram utilizados o Google Classroom e o Google Meet e, de modo especial, a ferramenta Jamboard, um quadro interativo desenvolvido pelo Google (MELO et al., 2021). Nesse cenário, este trabalho objetivou investigar de que maneira a utilização da ferramenta Jamboard pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem de línguas adicionais no ensino remoto. A pesquisa caracteriza-se como uma intervenção pedagógica, com uma abordagem qualitativa. Foi desenvolvida com 39 estudantes dos cursos de inglês e espanhol do CELIFF, no primeiro semestre de 2021. Diante do exposto, este trabalho apresenta uma síntese da fundamentação teórica utilizada na pesquisa, os principais resultados obtidos e as conclusões. 1. Fundamentação teórica Com o advento do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, um novo contexto educativo se instala. Segundo Karalis e Raikou (2020), o mundo se encontra em um território desconhecido e buscando encontrar soluções com uso de tecnologia, e até sem, para garantir a continuidade do aprendizado. Esses novos contextos traçam caminhos para a discussão sobre o uso de outras linguagens, diversos contextos de comunicação e educação que demandam novas destrezas e habilidades, para garantir ao estudante plenas possibilidades de participação virtual (WEBER; SANTOS; CRUZ, 2014). Desse modo, os professores se deparam com o desafio de pensar e discutir possibilidades para propiciar a aprendizagem no ensino remoto (SILVA, 2021). É necessário escolher as metodologias e ferramentas mais adequadas para adaptação dos conteúdos, nesse caso, que refletissem a realidade dos cursos de inglês e espanhol do CELIFF. A ferramenta Jamboard, que faz parte do pacote do Google para Educação, consiste em uma “ferramenta interativa e motivadora com prática de interação aluno/professor com atividades online, apresentação de conteúdos e compartilhamento de material” (MELO et al., 2021, p. 209). Além de proporcionar uma experiência de colaboração em tempo real em sala de aula on-line, o Jamboard não é apenas um repositório de conteúdos digitais, mas sim um espaço ativo que possibilita reflexões por meio do suporte metodológico do professor (SANTANA; ALMEIDA, 2020). A ferramenta Jamboard tem seu foco principal no processo de ensinar e aprender fazendo, valorizando a autonomia do aluno, que passa a vivenciar as estratégias didáticas por meio da tecnologia digital utilizada. Segundo o autor, esse recurso estimula a exploração de possibilidades no processo de ensino e aprendizagem, seja em relação ao componente curricular ou à comunicação (MELO et al, 2020). A pesquisa de Elena (2020) no norte da Macedônia, com 51 alunos de duas turmas de língua inglesa do segundo ano do Ensino Médio, relata que embora a pandemia tenha trazido muitas desvantagens para a educação, uma vantagem não prevista foi observada - os alunos se engajaram em jogos on-line e em diferentes atividades que tornaram as aulas de línguas adicionais mais interessantes e empolgantes para eles. Ao conhecer ferramentas como Jamboard, esta pesquisa evidenciou que eles se sentiram mais motivados para as aulas remotas. 2. Resultados alcançados A pesquisa realizada objetivou compreender de que maneira a ferramenta Jamboard pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem de línguas adicionais no ensino remoto. Teve abordagem qualitativa e caracterizou-se como uma intervenção pedagógica. Esse tipo de pesquisa envolve planejamento e implementação de interferências (compreendidas como inovações) com o intuito de produzir avanços e melhorias no processo de ensino e aprendizagem, além de uma posterior avaliação sobre os resultados alcançados a partir dessas interferências (DAMIANI et al., 2013). O planejamento da intervenção pedagógica realizada consistiu na elaboração de um Plano de Trabalho que contemplasse os conteúdos selecionados para o desenvolvimento das aulas síncronas e assíncronas ao longo do 1º semestre do ano letivo de 2021. De acordo com as orientações da Resolução para as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) publicada pela instituição de ensino, esse semestre letivo contou com 66% das atividades realizadas de modo síncrono (por meio do Google Meet) e 34% das atividades realizadas de forma assíncrona, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Google Classroom. Nesse cenário, a implementação das interferências se deu durante as aulas síncronas, a partir da utilização da ferramenta Jamboard, com o propósito de promover atividades relacionadas às quatro habilidades linguísticas, especialmente, à escrita e à oralidade. Essas atividades contemplaram os conteúdos trabalhados nos cursos de inglês e espanhol. Foram desenvolvidas após a explicação desses conteúdos, com o objetivo de fixá-los. Para a realização de atividades voltadas para a oralidade e escrita autônomas e significativas, buscou-se desenvolver atividades de apresentação de pequenos projetos temáticos, envolvendo temas abordados nas aulas síncronas, a fim de incentivar a utilização da língua de forma criativa e dinâmica. A avaliação da intervenção pedagógica se deu por meio dos dois instrumentos de coleta de dados utilizados: o diário de campo das professoras e de um questionário com perguntas mistas (abertas e fechadas). No diário de campo, foram incluídas as observações resultantes das atividades realizadas por meio da ferramenta Jamboard, durante os encontros síncronos. A partir da análise dos registros feitos pelas professoras, foi possível inferir que o Jamboard é um recurso capaz de promover uma aprendizagem mais ativa e significativa, além de fomentar a interação entre os envolvidos. O questionário utilizado foi elaborado no Google Forms e em língua materna. Foi respondido por 39 estudantes dos cursos de inglês e de espanhol. Abordou questões relacionadas à percepção deles a respeito das contribuições da ferramenta digital Jamboard no processo de ensino e aprendizagem do inglês e do espanhol como línguas adicionais no ensino remoto. De maneira geral, os estudantes ressaltaram que a utilização do Jamboard propiciou aulas síncronas dinâmicas e motivadoras. Sobre isso, Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015) ressaltam que a aprendizagem deve ser construída num equilibrado processo de elaboração coletiva, em que múltiplas formas de colaboração personalizada, em movimentos fluidos, constantes e intensos, promovem a comunicação grupal e individual, motivando o desenvolvimento do potencial dos indivíduos como pessoas e como grupos sociais. Para além da capacidade de motivar e dinamizar o processo de ensino e aprendizagem, os estudantes destacaram o fomento à interação como um ponto positivo quanto à utilização dessa ferramenta nas aulas de línguas adicionais. Para um desses estudantes, o Jamboard é capaz de tornar “(...) a aula interessante e há uma interação entre os alunos, isso faz com que a aprendizagem ocorra naturalmente.” (Estudante 7). Além disso, essa é uma ferramenta capaz de possibilitar “(...) um dinamismo das aulas e interação aluno-professor-aluno” (Estudante 16). Sobre isso, Figueiredo (2019, p. 40) ressalta que os meios de interação entre os indivíduos e a aprendizagem têm passado por modificações ao longo do processo histórico, revelando que “nos dias de hoje, por exemplo, o meio mais prático de comunicação e de aprendizagem tem sido o uso de smartphones e os aplicativos neles instalados.” A utilização do recurso Jamboard proporcionou aos alunos e professores um enriquecimento das aulas remotas, trazendo novos desafios ao trabalhar o conhecimento de forma colaborativa, interativa e participativa. Conclusões A análise dos resultados obtidos permitiu inferir que, tanto na visão dos estudantes quanto sob a ótica das professoras, o Jamboard é um recurso capaz de promover uma aprendizagem mais ativa e interativa no contexto das aulas de línguas adicionais, tanto em atividades síncronas quanto assíncronas, configurando-se em um recurso facilitador de aprendizagem em tempos de aulas remotas. Referências bibliográficas FIGUEIREDO, F. J. Q. de. Vygotsky: a interação no ensino/aprendizagem de línguas. São Paulo: Parábola, 2019. KARALIS, T., RAIKOU, N. Teaching at the Times of COVID-19: Inferences and Implications for Higher Education Pedagogy. Vol. 10, n. 5. Patras: International Journal of Academic Research in Business and Social Sciences. Maio, 2020, p. 479-493. MELO, A. L. C. D.; SANTOS, G. O. FLORÊNCIO, P. C. Perspectivas de ensino nos cursos técnicos: experiências de professores nas aulas remotas mediadas por Jamboard. Edição Especial. Lavras-MG: Revista Devir Educação, Setembro, 2021, p.206-226.
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
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Como citar

CASTRO, Ana Paula de et al.. ENSINO REMOTO NOS CURSOS DE INGLÊS E ESPANHOL DO CENTRO DE LÍNGUAS DO IFF: A FERRAMENTA JAMBOARD COMO UM CAMINHO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/437703-ENSINO-REMOTO-NOS-CURSOS-DE-INGLES-E-ESPANHOL-DO-CENTRO-DE-LINGUAS-DO-IFF--A-FERRAMENTA-JAMBOARD-COMO-UM-CAMINHO-. Acesso em: 26/04/2025

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