LÍNGUA PORTUGUESA NA BNCC: ENSINO ARTICULADO AO USO SOCIAL DA LINGUAGEM

Publicado em 23/12/2021

Título do Trabalho
LÍNGUA PORTUGUESA NA BNCC: ENSINO ARTICULADO AO USO SOCIAL DA LINGUAGEM
Autores
  • Edda Maria Peixoto Barreto
  • Edma Regina Peixoto Barreto Caiafa Balbi
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 34 - Estudos dialógicos do discurso e Ensino da Língua Materna e Estrangeira
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/437902-lingua-portuguesa-na-bncc--ensino-articulado-ao-uso-social-da-linguagem
ISSN
Palavras-Chave
Língua materna, BNCC, múltiplas linguagens
Resumo
LÍNGUA PORTUGUESA NA BNCC: ENSINO ARTICULADO AO USO SOCIAL DA LINGUAGEM Edda Maria Peixoto Barreto Mestre em Cognição e Linguagem (UENF), Licenciada em Letras (FAFIC) Professora das redes municipal e estadual (Campos dos Goytacazes/RJ) eddampb13@gmail.com Edma Regina Peixoto Barreto Caiafa Balbi Doutoranda em Cognição e Linguagem (UENF) Mestre em Cognição e Linguagem (UENF), Licenciada em Letras (FAFIC) Professora do Instituto Federal Fluminense campus Campos-Centro ebalbi23@hotmail.com Introdução A partir da implementação da BNCC – Base Nacional Comum Curricular – e da necessidade da adequação dos currículos a essa base comum, visando estabelecer equidade na aprendizagem e garantir conhecimentos essenciais a todos os estudantes brasileiros, o ensino de Língua Portuguesa assume uma proposta de desenvolvimento de habilidades que envolvem produção, recepção, tratamento e análise das linguagens em um contexto de vivência e uso da língua. Este artigo tem por objetivo ressaltar a articulação entre o ensino da língua portuguesa e o uso social da língua, contribuindo, assim, para que a aprendizagem se proceda de forma significativa e promotora de uma postura crítica do aluno em suas diversas práticas sociais de linguagem, diante de uma estrutura de ensino de aulas virtuais, em que o uso de textos em múltiplas linguagens – especialmente os multimodais e multimidiáticos – foi facilitado pelo sistema de aulas adequado à pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2, em que a utilização do computador nas aulas oportuniza o uso e a reflexão de textos da esfera digital, ampliando o trabalho com os gêneros textuais. 1. Fundamentação teórica Analisando a proposta da BNCC em relação às diretrizes norteadoras dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), verifica-se que o trabalho com a Língua Portuguesa se mantém pautado no ensino da linguagem na perspectiva de textos/gêneros textuais, mas absorvendo a esfera dos textos multimodais e multimidiáticos. Enquanto nos PCNs a estrutura de ensino da língua contempla três blocos de conteúdo, a saber: Língua Oral, Língua Escrita e Análise e Reflexão sobre a língua; a BNCC apresenta quatro grupos de práticas de linguagem: Leitura/Escuta, Oralidade, Produção de Textos e Análise Linguística / Semiótica, em que se destaca a inclusão da semiótica, diante da necessidade de se contemplar o estudo dos novos gêneros textuais que ora são utilizados pelos estudantes em suas práticas cotidianas de uso da linguagem, que se apresenta em múltiplos formatos no campo digital. A abordagem gramatical da língua na BNCC continua voltada para um ensino contextualizado, conforme apresentado nos PCNs: Assim, não se justifica tratar o ensino gramatical desarticulado das práticas de linguagem. É o caso, por exemplo, da gramática que, ensinada de forma descontextualizada, tornou-se emblemática de um conteúdo estritamente escolar, do tipo que só serve para ir bem na prova e passar de ano uma prática pedagógica que vai da metalíngua para a língua por meio de exemplificação, exercícios de reconhecimento e memorização de terminologia. Em função disso, discute-se se há ou não necessidade de ensinar gramática. Mas essa é uma falsa questão: a questão verdadeira é o que, para que e como ensiná-la (BRASIL, 1998, p.28). A gramática deve, portanto, ser compreendida pelas formas de uso, sendo contextualizada nas práticas sociais de uso da linguagem; e o texto, em sua diversidade de gênero – incluindo o texto que se apresenta de forma multimodal – é que revela o funcionamento dessas questões gramaticais. Mas, em relação aos PCNs, vale ressaltar que a BNCC traz, de forma mais específica, em cada ano de escolaridade, os conteúdos gramaticais a serem tratados. No entanto, não há o direcionamento “Tratamento Didático” em que os PCNs apresentam procedimentos para pôr em prática a teoria de cada eixo temático, pois o documento recente considera a realidade local/regional como fundamental para conduzir as metodologias que devem ser aplicadas, gerindo o ensino com mais autonomia. O que se destaca no documento para o ensino de Língua Portuguesa são os quatro relevantes Campos de Atuação (da vida cotidiana; da vida pública; das práticas de estudo e pesquisa; artístico / literário) para a organização das habilidades e dos objetivos a serem desenvolvidos no ensino fundamental. Ao trabalhar tais áreas de uso da linguagem sistematicamente, o ensino da língua contempla e contextualiza diversas práticas de linguagem e contribui para o desenvolvimento do protagonismo do aluno em seu processo de aquisição da linguagem. 2. Resultados alcançados A perspectiva de um trabalho pedagógico prolongado utilizando plataformas digitais, em virtude da pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2, promoveu uma nova demanda no ensino da língua e no planejamento das aulas, pois estas permeavam uma pluralidade na apresentação da linguagem advinda da multiplicidade de textos que foram inseridos espontaneamente para atender ao novo contexto / formato das aulas. Diante disso, o trabalho com gêneros textuais pôde ser naturalmente ampliado, inserindo textos multimodais e multimidiáticos de forma sistemática, em que as múltiplas formas de linguagem (oral, escrita, visual) são apresentadas de forma conjugada a todo momento. A execução das aulas virtuais deu-se em distintos/diversificados campos de interação virtual, como WhatsApp, Google Classroom/ Meet e a participação dos alunos que frequentaram foi surpreendentemente mais ativa, pois os alunos demonstraram sentir-se mais à vontade nos debates, apresentações e construções de textos, muitos destes elaborados de forma coletiva, o que muito marcou a aprendizagem, revelando-se significativa e desafiadora para os alunos. O uso da tecnologia favoreceu a leitura de textos a partir de links, com hiperlinks e outros formatos de apresentação contemplando aspectos visuais/orais/escritos (imagens, HQ, tirinhas, vídeos, gifs, memes, áudios, podcasts, vlogs) promovendo maior interesse e favorecendo a interação com os alunos, visto que a linguagem em suas múltiplas formas faz parte do universo linguístico dos alunos e aprender a usá-la e a compreendê-la desencadeou um trabalho diversificado e bem mais abrangente em termos de gêneros textuais, experiência inovadora no âmbito da amplitude da linguagem. Tal experiência delineia um novo formato no ensino da língua, o que coaduna com o pensamento de Moran (2007, p. 2), apontando a necessidade de maior flexibilidade espaço-temporal, pessoal e de grupo no processo de aprendizagem, e também um espaço mais aberto à pesquisa e à comunicação e menos conteúdos fixos, determinando que um aluno motivado e com participação ativa avança mais, facilita todo o nosso trabalho. Depois da sensibilização - verbal, audiovisual - o aluno - às vezes individualmente e outras em pequenos grupos - procura suas informações, faz a sua pesquisa na internet, em livros, em contato com experiências significativas, com pessoas ligadas ao tema.”. (MORAN, 2007, p. 3) Sendo assim, o ensino da língua a partir de aulas online, utilizando os meios digitais, promove o multiletramento, sendo capaz de oportunizar aos alunos maior reflexão sobre a linguagem e de ampliar a percepção da função social dos textos construídos no e a partir do mundo digital, conduzindo o diálogo entre vozes heterogêneas e despertando uma postura crítica e responsável no uso da linguagem no mundo digital. Conclusões O ensino da Língua Portuguesa, pelas diretrizes da BNCC, absorveu aspectos que ampliaram o trabalho com os gêneros textuais adotado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), pois contemplam a inserção da semiótica, o que promove o estudo de textos em múltiplas linguagens, especialmente as digitais, que são amplamente utilizadas pelos alunos, especialmente no contexto da pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2. O uso diário da tecnologia suscitou a necessidade do desenvolvimento de habilidades essenciais para a leitura e a compreensão dessa realidade transformada pelas múltiplas formas de linguagem apresentadas em textos multimodais, em uma prática de uso e reflexão, para promover a criticidade e estimular o aluno a perceber a intencionalidade do autor na construção dos textos; incluindo a habilidade de verificar a veracidade dos textos publicados na internet. Enquanto Referências bibliográficas BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, 1997. MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 15ª ed. Campinas: Papirus, 2007
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARRETO, Edda Maria Peixoto; BALBI, Edma Regina Peixoto Barreto Caiafa. LÍNGUA PORTUGUESA NA BNCC: ENSINO ARTICULADO AO USO SOCIAL DA LINGUAGEM.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/437902-LINGUA-PORTUGUESA-NA-BNCC--ENSINO-ARTICULADO-AO-USO-SOCIAL-DA-LINGUAGEM. Acesso em: 26/04/2025

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