RELAÇÃO ENTRE COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE E O DESEMPENHO ACADÊMICO EM MATEMÁTICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Publicado em 19/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-765-1

Título do Trabalho
RELAÇÃO ENTRE COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE E O DESEMPENHO ACADÊMICO EM MATEMÁTICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Autores
  • Douglas Eduardo Ferreira Maia
  • João Vitor De Araújo Silva
  • José Victor Washington Gomes Da Silva
Modalidade
Poster
Área temática
Educação Física Escolar
Data de Publicação
19/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xcnef/613633-relacao-entre-componentes-da-aptidao-fisica-relacionada-a-saude-e-o-desempenho-academico-em-matematica-de-crianca
ISBN
978-85-5722-765-1
Palavras-Chave
Aptidão física; Desempenho acadêmico; Crianças e adolescentes.
Resumo
INTRODUÇÃO: Aptidão física relacionada à saúde (APFRS) diz respeito às capacidades físicas que estão intimamente relacionadas à qualidade de vida das pessoas, incluindo aptidão cardiorrespiratória, força muscular e composição corporal. Diversas evidências têm comprovado uma inter-relação entre APFRS e desempenho acadêmico. OBJETIVO: Verificar a relação entre os níveis de componentes da aptidão física relacionada à saúde e desempenho acadêmico em matemática e em crianças e adolescentes. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: A amostra foi composta por 798 crianças (5 a 15 anos) de doze escolas públicas de Lagoa do Carro - PE. Os dados de desempenho acadêmico foram obtidos do resultado do SAEPE, fornecida pela Secretaria de Educação. A aptidão física relacionada à saúde foi avaliada em três componentes: aptidão cardiorrespiratória, força muscular e IMC. A relação entre aptidão física relacionada à saúde e o desempenho acadêmico foi avaliada através de uma correlação de Spearman, considerando um p<0,05. RESULTADOS: Foram observadas correlações inversas entre o desempenho acadêmico em matemática e a aptidão cardiorrespiratória (rho = -0,176; p< 0,001), IMC (rho = -0,210; p< 0,001), e força muscular (rho = -0,403; p<0,001). DISCUSSÃO: Embora as escolas venham sendo pressionadas para aumentar o tempo destinado a disciplinas centrais de linguagem e matemática, consequentemente diminuindo o tempo de conteúdos, como educação física, essa estratégia pode ser inadequada, uma vez que o desempenho motor está positivamente associado ao desempenho acadêmico. CONCLUSÃO: Nossos resultados permitem concluir a existência de uma relação inversa entre os níveis de componentes da APFRS e o desempenho acadêmico em matemática. Estratégias de promoção à saúde, especialmente ligadas à alimentação saudável e estilo de vida ativo, merecem ser investigadas para implementação de ações que visem a melhoria do desempenho acadêmico em crianças e adolescentes.
Título do Evento
X Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal
Cidade do Evento
Recife
Título dos Anais do Evento
Anais do X Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MAIA, Douglas Eduardo Ferreira; SILVA, João Vitor De Araújo; SILVA, José Victor Washington Gomes Da. RELAÇÃO ENTRE COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE E O DESEMPENHO ACADÊMICO EM MATEMÁTICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.. In: Anais do X Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal. Anais...Recife(PE) UFPE, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xcnef/613633-RELACAO-ENTRE-COMPONENTES-DA-APTIDAO-FISICA-RELACIONADA-A-SAUDE-E-O-DESEMPENHO-ACADEMICO-EM-MATEMATICA-DE-CRIANCA. Acesso em: 02/01/2025

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