{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada da Faculdade de Educação da Unicamp, em parceria com muitas e muitos sujeitos da escola e dos sistemas de ensino e das universidades, lançou o X Seminário FALA Outra ESCOLA, evento realizado de forma remota, nos dias 12 a 17 de julho de 2021.

O tema desta edição foi construído em uma tempestade de ideias entre seus participantes, a partir dos acontecimentos pandêmicos e das trágicas ações pandemônicas vividas pelxs brasileirxs desde março de 2020.

No momento do lançamento do site do evento, infelizmente, estamos próximos de atingir 450 mil mortes, com milhões de infectados e milhares de pessoas esperando por um leito de UTI... Nossos sentimentos de pesar e solidariedade às inúmeras famílias de professoras e profissionais da escola e da universidade que perderam seus entes queridos e queridas e deixaram o mundo mais pobre de experiências devido às suas ausências...

X FALA OUTRA ESCOLA – "Cá e lá”: pontes e rios que nos levam e nos aproximam – escutas, diálogos, experiências, tem como tema as inúmeras experiências, diálogos e escutas de professores e profissionais da educação vividas desde o início da pandemia do coronavírus. Devido ao isolamento social necessário, para evitar a propagação do vírus SARS-COV-2, muitas professoras e profissionais da educação escutaram os apelos e anseios de seus estudantes e da comunidade escolar e, em íntimo e intenso diálogo, construíram pontes possíveis para atravessar os rios de distanciamento social. Cada um de um lado, cada uma cá, outras lá, ao longo de 2020 e 2021, construíram experiências singulares que constituíram-se e construíram pontes que favoreceram as trocas de conhecimentos e saberes e aproximassem, em afetos e acolhidas, os sujeitos da escola e da universidade.

Acreditamos que, cá e lá, sobre os rios da existência, pontes de valorização da vida estão sendo construídas, alicerçadas em pilares de solidariedade, igualdade, inclusão e radical assunção do outro, para que firmes, possamos resistir a esses tempos fascistas e retrógados que estamos vivendo....

Nosso evento está organizado em três eixos temáticos:

1. CULTURAS ESCOLARES E FORMAÇÕES ÉTICO-ESTÉTICAS - Profas. Ana Maria Falcão de Aragão e Inês Bragança. 

Os cotidianos escolares enquanto produtos e produtores de culturas pulsam subjetividades que se inter-relacionam na construção coletiva de memórias, histórias, saberes e identidades de cada instituição educativa. Nesses cotidianos, macro e micro políticas se entrelaçam em táticas e estratégias que movimentam a vida e a formação humana como pr ocesso permanente de vir-a-ser. O que desejamos propor neste eixo de discussão é que possamos visibilizar crítica social, olhares propositivos e práticas instituintes nas escolas, sejamos nós educadores, funcionários, pais, responsáveis ou estudantes, buscando também termos esperança e deixarmos heranças felizes, sensíveis e (trans)formadoras. Vem conosco!

 

2. EDUCAÇÃO DAS SENSIBILIDADES E NARRATIVAS: O MUNDO NA ESCOLA E A ESCOLA NO MUNDO- Profa. Adriana Carvalho Koyama e Prof. Guilherme do Val Toledo Prado.

Ementa: Convidamos ao diálogo professores e estudantes que, em suas narrativas de experiências e produção de conhecimentos educacionais, refletem e refratam sobre os múltiplos atravessamentos sociopolíticoculturais, situados no tempo e no espaço, em sentido amplo, tais como flagrados na escola por seus sujeitos. Tais experiências e reflexões são aqui propostas em partilha, de modo a ampliarmos a compreensão, pelas racionalidades ético-estéticas, dos sujeitos da educação, em suas dimensões plurais e nas relações sociais. Experiências docentes e discentes vividas de forma coletiva na escola, compreendida como lugar de produção cultural, de produção de memórias e de construção de outras memórias de futuro. 

 

3. LINGUAGENS NOS COTIDIANOS EDUCATIVOS: CULTURAS E ARTES – Profas. Liana Arrais Serodio e Vanessa França Simas

Ementa: Convidamos ao diálogo professoras e professores, profissionais da educação e estudantes, para compartilharem experiências e conhecimentos sobre práticas (criativas) de linguagens, nas relações culturais e expressões artísticas no cotidiano educativo nas diversas etapas de formação. Entendemos por linguagens as verbais ou não verbais, as práticas ou as poéticas, etc. Levamos em consideração nas expressões dessas linguagens as relações, o envolvimento do corpo todo na produção, ligadas ao material (puros ou combinados como no cinema e mesmo na fala por exemplo), à forma (os diferentes tipos de composição) e ao conteúdo (temas ou assuntos). Pensaremos juntxs com bebês, crianças, jovens, adultxs, idosxs como que ao nos expressarmos esteticamente produzimos culturas e artes e revelamos muito dos outros, de nós e das nossas relações.



Rodas de Conversa, Sessões de Diálogos e Mostra de Trabalhos Pedagógicos.

As Rodas de Conversas, Sessões de Diálogos e Mostra serão compostas de trabalhos submetidos pelos autores/participantes inscritos num dos três eixos temáticos:

1. Culturas Escolares e Formações Ético-estéticas

2. Educação das Sensibilidades e Narrativas: o mundo na escola e a escola no mundo

3. Linguagens nos Cotidianos Educativos: culturas e artes

Os trabalhos serão submetidos à avaliação da Comissão Científica do Seminário.

Esperamos fomentar o diálogo entre trabalhos acadêmicos e trabalhos escolares, favorecendo o diálogo entre e com experiências educacionais, com um espaço especial também para as/os estudantes.

As Rodas de Conversas são constituídas por professores da escola e da universidade, diferentes profissionais da escola e/ou estudantes que optam por esta modalidade para apresentar seus trabalhos constituídos no diálogo com a escola. Para participar desta modalidade são necessárias a inscrição de, pelo menos, 1 representante da escola e 1 representante da universidade,  um ou dois da escola, um ou dois da universidade, outra da escola e/ou universidade  - professores ou profissionais da escola  ou estudantes, em número e proposta que seja condizente com uma escuta sensível e responsiva destes participantes. A não aceitação do trabalho para esta modalidade implica na indicação automática para uma das Sessões de Diálogos. O resumo expandido pode ter mais de um autor.

As Sessões de Diálogos são organizadas para professores e profissionais da escola e da universidade manifestaram suas experiências e reflexões que indicam a pluralidades de seus saberes e conhecimentos e seus diversos modos de construírem pontes pelas práticas pedagógicas e educativas que favorecem escutas, diálogos e produção de experiências, na busca de produzir uma “outra escola”. 

 A Mostra de Trabalhos Pedagógicos “Lavando a Alma” abre o seminário com a exposição virtual de produções desenvolvidas com crianças, jovens e adultos do Ensino Básico – Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e em qualquer tipo de ensino, seja ele em instituições, nas ruas, nas mais variadas academias, nos museus, etc. A iniciativa visa apresentar os trabalhos pedagógicos feitos por estudantes e professores/professoras e exibi-los a um público maior, valorizando essas experiências ético-estéticas para além da escola.  

Por se tratar de uma exposição virtual, os inscritos para participar da Mostra deverão enviar trabalhos que possam ser “hospedados”, “linkados” na página de nosso evento. Sites e aplicativos sugeridos para organizar a apresentação e torná-la acessível aos participantes durante o evento: padlet; genialy, canva, photo book, flipsnack, youtube, entre outros.

Modalidades de apresentação virtual: banner, cards, apresentação, portfólio, vídeos - duração máxima de 3 minutos, mural virtual, álbum de foto, Site; Blog.

As e os interessadas/os podem participar das seguintes formas: Participantes sem submissão de trabalhos, e Participantes com submissão de trabalhos nas seguintes modalidades: Rodas de Conversas, Sessões de Diálogo, Mostra de Trabalhos Pedagógicos. Os participantes que desejam acompanhar as atividades do X Seminário FALA OUTRA ESCOLA, sem apresentação de trabalhos, serão considerados como Participantes sem submissão de trabalhos e terão livre acesso a toda a programação.




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Entre em contato conosco via email: xfalaoutraescola2021@gmail.com


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}