{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

ANAIS DA XI REUNIÃO DA ABAVE E VII CONBRATRI

TEMA CENTRAL: AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NO CONTEXTO DE DESIGUALDADES


Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou diante do surto global que a Covid-19 caracterizava uma pandemia. Desde então, mudanças extremamente rápidas aconteceram e em poucas semanas transformações, que levariam décadas, surpreenderam.

A educação foi um dos setores mais afetados pela crise. Escolas foram fechadas no mundo inteiro e assim permaneceram por mais de um ano. Este processo inacreditável de transformação evidenciou as imensas desigualdades e os decorrentes desafios para seu enfrentamento, já apontados nas avaliações educacionais dos últimos 10 anos. Some-se a esta situação estudos recentes que estimam no mínimo 4 anos para a recuperação das  aprendizagens prejudicadas em razão do fechamento das escolas.

Diante das dificuldades e incertezas impostas pela pandemia, a possibilidade de continuidade das atividades não presenciais apresenta-se como forma de ampliar ou complementar a perspectiva de aprendizado e de mitigar as dificuldades de acesso à aprendizagem. Os novos processos apresentam questionamentos fundamentais: 

  • Como assegurar processos avaliativos que apoiem as escolas e os professores neste contexto?
  • Como avaliar as atividades escolares remotas?
  • Como engajar estudantes sem acesso à internet no processo de aprendizagem?
  • Como avaliar as defasagens das aprendizagens e monitorar o processo de implementação da BNCC?
  • Como avaliar o aumento das desigualdades educacionais e produzir estudos para subsidiar as políticas públicas de educação?

Neste contexto ímpar a realização da XI Reunião da ABAVE e do VII CONBRATRI, com mais de 500 participantes, permitiram a identificação e o debate de pesquisas, trabalhos e boas práticas - nacionais e internacionais - por meio das apresentações de notórios especialistas nas quatorze Mesas-Redondas efetivadas.

Os dois eventos contaram também, em seus respectivos programas, com comunicações orais e sessão de pôsteres sobre estratégias e análises das avaliações, com abordagens originais e embasadas, possibilitando a divulgação da produção científica e o intercâmbio de experiências e informações entre pesquisadores, docentes e estudantes de diferentes áreas do conhecimento. Surpreendidos pela quantidade, qualidade e principalmente pela diversidade de temas e experiências encaminhadas, apresentamos nesta publicação, os resumos dos mais de 70 trabalhos apresentados, assinados por autores de diferentes origens e formações, num amplo e saudável cenário de busca de soluções e encaminhamentos para a Educação Brasileira e sua avaliação.


Muito obrigada,


Maria Helena Guimarães de Castro – Presidente da ABAVE

Reynaldo Fernandes – Coordenador do VII Congresso Brasileiro de Teoria de Resposta ao item

Ricardo Primi – Coordenador da XI Reunião da ABAVE




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

E-mail: abave@abave.org.br


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}