TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM URBANA DA RUA SALES BARBOSA EM FEIRA DE SANTANA-BA: PROJETO “NOVO CENTRO” (2013 A 2021)

Publicado em 27/07/2022 - ISBN: 978-65-5941-759-9

Título do Trabalho
TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM URBANA DA RUA SALES BARBOSA EM FEIRA DE SANTANA-BA: PROJETO “NOVO CENTRO” (2013 A 2021)
Autores
  • Bárbara Karolynne de Souza Nery
  • Lívia Dias de Azevedo
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
GT 07 – Planejamento e gestão territorial, bens públicos e privatizações, expansão urbana e as relações urbano-rurais
Data de Publicação
27/07/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xicbdu2022/482140-transformacoes-na-paisagem-urbana-da-rua-sales-barbosa-em-feira-de-santana-ba--projeto-novo-centro-(2013-a-2021
ISBN
978-65-5941-759-9
Palavras-Chave
Paisagem urbana, Feira de Santana, Imagem da cidade
Resumo
GT 07 – PLANEJAMENTO E GESTÃO TERRITORIAL, BENS PÚBLICOS E PRIVATIZAÇÕES, EXPANSÃO URBANA E AS RELAÇÕES URBANO-RURAIS TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM URBANA DA RUA SALES BARBOSA EM FEIRA DE SANTANA-BA: PROJETO “NOVO CENTRO” (2013 A 2021) Bárbara Karolynne de Souza Nery Lívia Dias de Azevedo 1 INTRODUÇÃO Símbolo de uma sociedade complexa a cidade tem forte significado expressivo revelado através da sua paisagem e consequentemente da sua imagem. A imagem da cidade de Feira de Santana- Ba, assim como a de outras cidades, passa por processos de mudanças contínuas refletindo as diversas relações estabelecidas neste espaço. Com o Projeto “Novo Centro”, projeto urbanístico, desenvolvido pelo governo municipal, que afirma executar características pós-modernas de urbanização, importantes ruas do centro da cidade têm recebido modificações consideráveis resultando em um novo desenho urbano e consequentemente, alterando a sua paisagem. Diante destas reconfigurações considera-se importante discutir esses novos desenhos, refletidos na paisagem, relacionando a constituição da memória e levando em consideração os novos olhares e percepções da análise dessa imagem. Busca-se nesta discussão responder o seguinte questionamento: Como as modificações do desenho urbano alteram a constituição da imagem da Rua Sales Barbosa? Tendo como objetivo realizar uma leitura visual da paisagem urbana a partir das modificações realizadas pelo projeto “Novo Centro”, utilizando para isso duas fotos da via, uma do ano de 2013, outra do ano de 2021 e um desenho de rendering que refere-se a uma projeção de como esta ficará após o termino das obras. As três imagens foram escolhidas, pois apresentam aspectos significativos das mudanças engendradas ao longo do período pesquisado. 2 APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS A rua Sales Barbosa é um dos principias pontos comerciais da cidade de Feira de Santana. Essa característica lhe confere uma grande circulação de pessoas e mercadorias. As imagens aqui apresentadas mostram a via em diferentes momentos. A figura 1 mostra a via no ano de 2013. O período entre 1990 e 2020 é marcado pela presença significativa de vendedores informais compondo a imagem. Figura 1: Rua Sales Barbosa vista a partir da Praça da Bandeira, ano 2013. Fonte: cl jornal Em formato de calçadão, como mostra a figura 1, a rua se configura neste período como importante ponto do comércio informal da cidade. A presença de grande quantidade de barracas improvisadas convivendo com lojas formais é um ponto de destaque. Os produtos vendidos em muitas lojas e barracas são do mesmo seguimento (calçados e roupas), o que aparentemente não causa discórdia entre lojistas e camelos, pois com a grande quantidade de circulação de pessoas a público para todos os seguimentos. A quantidade de barracas instaladas deixa um pequeno espaço para a circulação até mesmo para os pedestres. A falta de limpeza no espaço é um ponto que chama a atenção na imagem, mas que parece despercebido pelos transeuntes. O comportamento informal dos frequentadores e dos comerciantes reiteram a espontaneidade e a popularidade que se configurou como sendo uma das características marcantes da rua. A figura 2 tirada no ano 2021 tem a mesma perspectiva da foto anterior, porém nela observa-se uma composição visual com diferenças significativas, derivadas das obras do projeto “Novo Centro” em processo de finalização. Figura 2: Rua Sales Barbosa vista a partir da Praça da Bandeira, ano 2021 Foto: Arquivo pessoal da autora. Jul. de 2021 A rua agora apresenta-se como local de passagem rápida, onde a circulação de pedestres pode ser feita sem lentidão, a fluidez é uma característica marcante, quebrada apenas pela entrada de pessoas nas lojas, que rapidamente saem e continuam o percurso. Comparada a primeira imagem nota-se que esta ficou visualmente mais larga, o que novamente traz entre outras percepções, a ideia de rapidez. Essa nova organização do espaço urbano contribui muito com a logística dos empreendimentos na medida que se prioriza “a construção de espaços que servissem mais como entre-lugares, rumo às funções práticas do dia-a-dia, em detrimento das vivências coletivas e/ou comunitárias.” (FURTADO E ZANELLA, 2007, p. 310) . Essa nova dinâmica imposta por este espaço possibilita aos passantes um novo dialogo com ele, atribuindo-lhe novos sentidos, novas relações com essa realidade, que devido a essa nova dinâmica vai permitir novos olhares. Destarte a cada novo desenho deste espaço, novas dinâmicas lhe são atribuídas. Talvez não mais se apresente a espontaneidade da compra e da venda realizados pelo comércio informal. A conversa com o vendedor ou o contato físico muitas vezes indesejado com outro cliente devido à restrição de espaço para circulação. A facilidade com que se pode percorrer toda a extensão da rua, pode favorecer a sensação de vazio ou de liberdade. Diferentes relações e percepções podem ser estabelecidas diante desta nova visualidade. A figura 3 é um desenho de rendering e está presente no documento oficial de apresentação do Projeto Novo Centro. Ela é uma projeção de como ficará a via após o termino das obras. Figura 3: Projeção da Rua Sales Barbosa com a aplicação do projeto . Fonte: Jornal Grande Bahia Não há, entretanto, neste desenho nada que faça referência a um aspecto real da via. Ou que faça alusão à cidade. Ele, portanto, poderia ser aplicada em qualquer lugar do mundo, pois não há nenhum elemento local ao qual esteja vinculado. Neste sentindo corrobora com a discussão a análise de Pesavento, que afirma, as construções e espaços do poder público poderá obedecer a uma intencionalidade enquanto projeto e concepção, distante das referencias simbólicas que o seu uso e consumo elaborar. Ou seja, enquanto formuladores de propostas para a cidade, os urbanistas e arquitetos atribuem uma função e sentido a seus projetos, que poderão se distanciar em muito das construções simbólicas feitas pelos usuários daquele espaço transformado. (PESAVENTO, 1995, p. 4 e 5) Não há nada nesta imagem que possa ser identificado como pertencente a cidade de Feira de Santana referenciando ao usuário que a proposta é para rua Sales Barbosa. A apresentação veiculada desse projeto parece não ter sido pensada levando em consideração as características singulares da cidade, e sim como uma padronização, onde elementos culturais são colocados de lado em favor da homogeneização dos espaços. No caso das cidades que pretendem se configurar como modernas, a complexidade das relações estabelecidas e as sucessivas intervenções urbanas através de projetos urbanísticos podem provocar a descaracterização da cidade. Ocorre o que se poderia chamar de uma uniformização das paisagens urbanas, ou seja, a destruição da memória, a substituição do "velho" pelo novo, a padronização das construções e a generalização do caráter de impessoalidade neste contexto urbano. Resignificando não só o visual, mas a funcionalidade da via, promovendo uma adequação dos comportamentos dos frequentadores a nova proposta. 3. CONCLUSÃO Levando-se em consideração a leitura das imagens abordadas neste estudo é possível perceber uma mudança no visual, na dinâmica e consequentemente da percepção da via. A busca constante por inserir o espaço da cidade nos modelos mais atualizados do que se compreende por modernidade perpassou em vários momentos pela história da cidade. No caso das modificações engendradas pelo projeto “Novo Centro”, nota-se que este também seguiu a mesma lógica. A projeção de como ficará a Rua Sales Barbosa demonstra que não foi inserido no projeto aspectos locais que possam ser identificados na imagem. Reforçando o apagamento de elementos visuais ligados à história local, trazendo um caráter de impessoalidade, de não identificação e de perda progressiva da memória visual. Destarte a rua é um espaço compartilhado, público, portanto não pode ser compreendido apenas como um local homogêneo, de livre acesso, e circulação, mas, sobretudo como espaço simbólico e de ação política onde as relações de produção e reprodução dos sujeitos se fazem presentes. É preciso ser considerado principalmente que as características locais devem ser agregadas a esses ambientes mesmo quando há uma necessidade de mudança. Relembrar a história de um lugar através dos seus símbolos e signos é compreender-se como parte integrante desse processo, está além do que é puramente visual, é identificação e pertencimento. É neste aspecto que vínculos afetivos são construídos com o espaço. Se estes deixam de existir o sentimento de não pertencimento, de estranheza e até mesmo o apagamento que provoca o desconhecimento da história local podem ser os despertados nos transeuntes, pois memória está diretamente ligada a afetividade e está por sua vez a construção identitária, que por sua vez se liga a história e memória. Redesenhar uma via não significa necessariamente substituir símbolos locais por outros padronizados é preciso pensar neste redesenho englobando e valorizando os elementos que constituem a memória visual e afetiva desse lugar. REFERÊNCIAS FURTADO, Janaina Rocha; ZANELLA, Andréa Vieira. Artes visuais na cidade: relações estéticas e constituição dos sujeitos. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 309-324, dez. 2007. Jornal Grande Bahia. Apresentação do Projeto Novo Centro de Feira de Santana. Disponível em: https://www.jornalgrandebahia.com.br/wp-content/uploads/2019/12/Apresentacao-do-Projeto-%E2%80%98Novo-Centro-de-Feira-de-Santana.pdf. Acessado em 21 Jan. 2021. LIMA, Carlos. Antonio Carlos Borges Júnior: Em Feira de Santana todo mundo quer ser professor. Jornal Online Carlos Lima. Disponível em:httpswww.cljornal.com.brfeiraantonio-carlos-borges-junior-em-feira-de-santana-todo-mundo-quer- ser-professor. Acessado 22 Jan. 2022. PESAVENTO, Sandra Jataby. Muito além do espaço: por uma história cultural do urbano. Estudos históricos. Rio de Janeiro, v.9 n. 16, p. 279-290, 1995.
Título do Evento
XI Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do XI Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NERY, Bárbara Karolynne de Souza; AZEVEDO, Lívia Dias de. TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM URBANA DA RUA SALES BARBOSA EM FEIRA DE SANTANA-BA: PROJETO “NOVO CENTRO” (2013 A 2021).. In: Anais do XI Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico. Anais...Salvador(BA) UCSal, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xicbdu2022/482140-TRANSFORMACOES-NA-PAISAGEM-URBANA-DA-RUA-SALES-BARBOSA-EM-FEIRA-DE-SANTANA-BA--PROJETO-NOVO-CENTRO-(2013-A-2021. Acesso em: 28/04/2025

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