Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
Os anais do XI Colóquio Internacional de Políticas Curriculares | VII Seminário Nacional do Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas | IV Simpósio da Região Nordeste Sobre Currículo reúnem as discussões, pesquisas e reflexões compartilhadas ao longo dos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2024, na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, Paraíba/Brasil.
O evento, inspirado na visão potente de Anayde Beiriz, professora paraibana, ergueu-se a partir de uma interrogação fundamental: EM QUE MUNDO QUEREMOS VIVER? Essa pergunta, que carrega em si multiplicidades, nos conduziu às tramas de um mundo ainda por vir, entrelaçando sonhos e possibilidades. A docência, nesse fluxo, se inscreve como atravessamento, invenção e movimento, onde sonhos, prisões, portais e florescimentos coexistem e se recriam.
As políticas curriculares, muitas vezes moduladas por exigências normativas e avaliações internacionais, podem se afastar das dimensões culturais e dos saberes que emergem da Terra Brasilis, apagando a diversidade que compõe os territórios educativos. No entanto, os trabalhos reunidos nestes anais afirmam a potência de um saber/fazer enraizado, que se nutre da terra preta, humificada, adocicando a vida e potencializando outras formas de existir e aprender.
Neste volume, encontram-se as vozes de pesquisadoras/es, estudantes e profissionais da educação de diferentes regiões do Brasil e do mundo, que participaram dos debates e intercâmbios intelectuais no evento. A diversidade e a complexidade dos textos apresentados expandem nossas compreensões sobre os desafios contemporâneos das políticas de currículo, especialmente no contexto de uma educação referenciada democraticamente.
Tendo como eixo a temática "'EU ESCREVO PARA UM MUNDO NO QUAL POSSA VIVER': criações docentes e reinvenções curriculares", os trabalhos aqui reunidos ecoam as discussões suscitadas em conferências, mesas-redondas, painéis temáticos e nos sete Grupos de Trabalho do evento. As reflexões propostas abrem caminhos para pensar as criações docentes e as políticas curriculares como processos de invenção, multiplicidade e resistência.
A Comissão Organizadora Nacional e Local, juntamente com as instituições apoiadoras, expressa sua gratidão a todas e todos que contribuíram para a realização deste evento e para a construção deste volume. Agradecemos especialmente ao Comitê Científico, pareceristas ad hoc e instituições organizadoras e colaboradoras pelo apoio fundamental.
Que estas páginas sirvam como convite a novas discussões e movimentos, compondo redes de pensamento e criações no campo do currículo e da formação docente.
{{item.denominacao}} |
Responsável
coloquiocurriculospb@ce.ufpb.br
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}