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Apresentação
A Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede Estrado) foi criada em 1999, por iniciativa do Grupo de Trabalho “Educação, Trabalho e Exclusão Social” do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso), como um espaço de interlocução entre pesquisadores/as sobre o tema. Nos seus 23 anos de existência, a Rede Estrado foi se consolidando como importante produtora e difusora de conhecimento sobre o trabalho docente na região latino-americana, articulando pesquisadores/as vinculados a universidades e centros de pesquisa, aos sindicatos e a outros movimentos que atuam em favor da valorização da profissão docente. Atualmente, a Rede Estrado está estruturada em 12 países latino-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai.
Além de pesquisas e estudos comparados, a Rede Estrado realiza seminários internacionais e nacionais, debates sobre temas específicos, além de publicações de livros, dossiês em revistas e outros materiais (anais de seminários, relatórios de pesquisa, etc.). A cada dois anos, a rede promove seminários internacionais em diferentes países da América Latina, intercalados com seminários nacionais, sempre itinerantes, promovidos nos distintos países parceiros e em diferentes universidades.
Nos dias 15 e 16 de setembro de 2022 a Rede Estrado promoveu o XI Encontro da Rede Estrado Brasil com o tema “Mudar o Brasil e defender o trabalho e a educação: docentes em luta”. O evento aconteceu na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na cidade do Recife/PE. O Encontro foi organizado em conjunto com as comemorações do Centenário de Paulo Freire, promovido pela Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), que contou também com uma programação extensa nos dias 18 e 19 de setembro de 2022 (veja abaixo).
A escolha do tema para o XI Encontro expressa o compromisso da Rede Estrado com as mudanças cada vez mais necessárias na condução política da educação brasileira. Nos últimos anos, a educação no país vem sendo palco de medidas restritivas tanto de caráter orçamentário quanto no que se refere à liberdade de cátedra e à gestão democrática das instituições educativas. Essas medidas visam reduzir a concepção de educação como um bem coletivo e a escola como espaço público, atacando direitos historicamente conquistados. O XI Encontro da Rede Estrado Brasil constituiu-se em importante momento de debates sobre os desafios colocados para a organização do trabalho docente em face das transformações promovidas pela pandemia do Covid-19, assim como das políticas retrógradas em curso. O Encontro reafirmou a necessidade de resistir aos ataques conservadores e privatizantes que a educação tem sofrido e de continuar lutando por uma escola pública, laica, gratuita, democrática e emancipatória.
Neste ano contamos com três diferentes modalidades de submissão de trabalhos: comunicação, painel e artigo científico/ensaio teórico. Na última modalidade, os/as autores/as puderam optar por participar do concurso Inês Teixeira, que selecionou trabalhos escritos na forma de artigo científico ou ensaio teórico sobre o tema “Direito à educação e desafios para o trabalho docente na era digital e pós-pandêmica”. Essa premiação foi desenvolvida em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), por meio do Edital 01/2022. O concurso consistiu na seleção de 6 (seis) trabalhos científicos como resultado de pesquisa ou relato de experiência. Os/as primeiros/as autores/as dos trabalhos selecionados receberam apoio (passagens e hospedagem) para participarem do XI Encontro da Rede Estrado Brasil e seus textos foram publicados na Revista Retratos da Escola (para acessar clique aqui).
A publicação dos Anais do XI Encontro da Rede Estrado Brasil confere a riqueza dos estudos desenvolvidos sobre o trabalho docente no contexto brasileiro, o que comprova a relevância do tema para quem tem como horizonte a conquista de uma educação pública, laica, gratuita e com qualidade socialmente referenciada. O compromisso da Rede Estrado Brasil é divulgar esses estudos e pesquisas a partir de dois objetivos principais: contribuir com a produção do conhecimento e com a transformação e melhoria das condições do trabalho de todos/as os/as docentes.
PROGRAMAÇÃO
15
DE AGOSTO DE 2022
8h00
–
Credenciamento
9h00 –
Ato Cultural
Mulheres
do Maracatu
9h30 – Mesa de abertura
Coordenação:
Dalila Andrade Oliveira (UFMG)
10h00 –
Conferência de abertura
Mudar o Brasil, defender o trabalho e a
educação: docentes em luta
Myriam
Feldfeber (UBA, Argentina)
Heleno
Araújo (CNTE)
Coord.:
Eliza Bartolozzi (UFES)
12h00
– Almoço
13h30 – Apresentação de trabalhos
Mesas
com trabalhos individuais e painéis
15h30 –
Mesa-redonda
A profissão docente: 200 anos de
história
Luciano
Mendes de Faria (UFMG)
Fabiana
Sena (UFPB)
Dalila
Andrade Oliveira (UFMG)
Coordenação:
Bruna Ferraz (UFRPE)
15h30 –
Mesa-redonda
Gênero, cuidado e trabalho docente no
contexto pandêmico e pós-pandêmico
Viviane
Seaone (UNL, Argentina)
Lívia
Fraga (UFMG)
Patrícia
Simões (Fundaj)
Coordenação:
Elizeu Clementino (UNEB)
15h30 –
Mesa-redonda
Formação docente e a BNCC: disputas
políticas e pedagógicas
Márcia
Ângela Aguiar (UFPE)
Claudio
Nunes (UESB)
Rita
Porto (UFPB)
Coordenação:
Tiago Jorge (UFMG)
17h45 –
Cerimônia de premiação Inês Teixeira
Coordenação:
Cibele Rodrigues (Rede Estrado) e Fátima Silva (CNTE)
19h00 –
Lançamento de livros
16
DE AGOSTO DE 2022
9h00 –
Apresentação de trabalhos
Mesas
com trabalhos individuais e painéis
11h00 –
Mesa-redonda
Os desafios para os sindicatos docentes
no atual contexto
Miguel
Duhalde (CTERA, Argentina)
Ivete
Caetano (SINTEPE)
Fátima
Silva (IEAL)
Coordenação:
Guelda Andrade (CNTE)
11h00 –
Mesa-redonda
A educação Superior frente à mercantilização
e precarização nas universidades públicas
Alfredo
Macedo Gomes (UFPE)
Yamille
Socolovsky (CONADU, Argentina)
Juliana
Souza (UFMG)
Coordenação:
Ana Lucia Felix (UFPE)
11h00 –
Mesa-redonda
Desafios para a docência: diversidades,
desigualdades e as tecnologias
Mae
Martinez (UNL, Argentina)
Ana
Maria Clementino (UFMG)
Denise
Botelho (UFRPE)
Coordenação:
Jorge Hermida (UFPB)
13h00
– Almoço
15h00 –
Mesa-redonda
A NGP e os professores: avaliação e
performatividade
Luciana
Marques (UFPE)
Iana
Lima (UFRGS)
Rodrigo
Pereira (UFBA)
Coordenação:
Ricardo Boklis Golbspan (UFPel)
15h00–
Mesa-redonda
Reforma do ensino médio: para onde vai
o trabalho docente?
Eliza
Bartolozzi (UFES)
Georgia
Sobrera (UFAL)
Marília
Cibele (SINTEPE)
Coordenação:
Darcilene Gomes (Fundaj)
15h00 –
Mesa-redonda
Novos cenários políticos na América
Latina: direito à educação e valorização docente
Javier
Campos (Universidad Austral, Chile)
Sofía
Thisted (UBA, Argentina)
Cibele
Rodrigues (Fundaj)
Coordenação:
Séphora Freitas (Sinproja)
17h00 –
Conferência de encerramento
Enfrentando o desafio da colonialidade
nas promessas da modernidade
José
Cossa (Penn State, USA)
Coordenação:
Dalila Andrade Oliveira (UFMG)
18h30
–
Assembleia
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Responsável
Rede Latino-americana de Estudos sobre o Trabalho Docente (Rede Estrado)
E-mail
redeestrado@gmail.com
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