MODELO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS COM FOCO NO USO FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Publicado em - ISBN: 978-65-272-0021-5

Título do Trabalho
MODELO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS COM FOCO NO USO FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Autores
  • Damião José Rodrigues da Rocha
  • Polyana Rodrigues do Carmo Silva
  • Bruno Gomes Notini Penido
  • Frederico Afonso Maximiano
Modalidade
Resumo
Área temática
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xii-congresso-consad-de-gestao-publica-312346/640044-modelo-de-transformacao-digital-de-servicos-publicos-com-foco-no-uso-ferramentas-de-inteligencia-artificial
ISBN
978-65-272-0021-5
Palavras-Chave
Inteligência artificial, serviços, atendimento ao cidadão
Resumo
O mundo digital tem trazido grandes novidades para o mercado,?tendo o lançamento do?ChatGPT em 2022 como o grande ponto de inflexão dessa nova onda de ferramentas de inteligência artificial. Essas novas tecnologias estão mais acessíveis, ágeis e com alto nível de adaptabilidade. Um exemplo dessas características é o uso de processamento de linguagem natural realizando profundas?interações com usuários em diversas áreas e meios diferentes. ?? Diante disso, o objetivo desse artigo é apresentar um modelo de análise de serviços públicos do Estado de Minas Gerais (MG) considerando o uso de inteligência artificial na transformação digital. Atualmente, o Governo de MG disponibiliza em seu portal (www.mg.gov.br) os serviços prestados pelas instituições estaduais. Esses serviços são apresentados com suas etapas de prestação, e elas são classificadas quanto ao seu nível de digitalização e é calculado o seu potencial de transformação digital. Esses dados são consolidados no intuito de identificar serviços que possam ser aprimorados e automatizados, para que o cidadão gaste menos tempo e?sem que ele tenha que se deslocar para um atendimento presencial. ?? Considerando a base de dados disponível, será proposta uma reclassificação dos serviços, aprofundando os conceitos de atendimento presencial, atendimento digital e autosserviço, além de mapear os potenciais recursos de inteligência artificial disponíveis que se enquadram nos serviços públicos selecionados. Alguns exemplos práticos são o uso de chatbots para atendimento de demandas e dúvidas dos cidadãos, análise de documentos por meio de classificação e detecção de padrões que gerem novas percepções sobre os próprios dados, reconhecimento facial e textual por meio de visão computacional, análises preditivas, dentro outros.. Dessa forma, o uso dessas tecnologias permitirá uma nova perspectiva na prestação de serviços possibilitando a revisão dos processos atuais, integração de dados e sistemas, inaugurando de um novo caminho para licitações públicas em tecnologia e pesquisas na área.
Título do Evento
XII CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA
Cidade do Evento
Brasília
Título dos Anais do Evento
Congresso Consad de Gestão Pública
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROCHA, Damião José Rodrigues da et al.. MODELO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS COM FOCO NO USO FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.. In: Congresso Consad de Gestão Pública. Anais...Brasília(DF) Centro de Convenções Ulysses Guimarães, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xii-congresso-consad-de-gestao-publica-312346/640044-MODELO-DE-TRANSFORMACAO-DIGITAL-DE-SERVICOS-PUBLICOS-COM-FOCO-NO-USO-FERRAMENTAS-DE-INTELIGENCIA-ARTIFICIAL. Acesso em: 29/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes