{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

XII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA - FIPED

Diante da atual conjuntura acadêmica no Brasil e somada ao fenômeno do negacionismo científico, o XII Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED) teve como tema principal a A ciência como fronteira para a resistência democrática”, pautando o debate sobre o lugar da Universidade, da educação e da pedagogia no contexto de uma sociedade comprometida com a democracia, a ciência e a educação.

Assim, considerando as discussões realizadas em edições anteriores e os devidos encaminhamentos propostos, a Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia - AINPGP optou por organizar uma edição que debata sobre questões emergentes no contexto acadêmico e, em especial, no campo do saber científico, dentre as quais destacamos as ameaças à democracia; os riscos do negacionismo cientifico; os percursos e os desafios da formação de pesquisadores/as e da produção do saber científico, dadas as manifestações revisionistas e negacionistas acerca dos avanços promovidos pelo campo científicoQuestões estas que, no contexto brasileiro, têm se desdobrado em uma profusão de debates tanto em âmbito universitário quanto fora dele.

Busca-se aqui discutir esse panorama, problematizando-o, no intuito de compreender os mecanismos de poder e as desigualdades sociais e educacionais que, por um lado, legitima(ra)m conhecimentos e, por outro, continuam a produzir uma política de pertencimento e/ou de negação cultural no Brasil, forjando uma democracia desigual, excludente.

Dado isso, considerando-se a supremacia da ciência em seu papel de fornecer instrumentos para a explicação da realidade, questionamos o(s) porquê(s) deste cenário. Entendemos ser a própria ciência, a partir dos seus diversos campos de estudo, quem nos ajuda nessa compreensão, de maneira que se mostra como fronteira à resistência democrática.

O XII FIPED, o segundo realizado em formato online, contou ainda com vasta experiência de edições realizadas dentro e fora do Brasil e visa, com uso das tecnologias, fazer menor a distância entre instituições educacionais, pesquisadores/as e continentes.

Os organizadores




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia - AINPGP

E-mail: ainpgp@gmail.com

Site: www.ainpgp.net


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}