{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

Anais do XIV Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de História Oral - ABHO


Caras/os leitoras e leitores, é com grande satisfação que apresentamos a vocês os Anais da XIV edição do Encontro Regional Nordeste da ABHO, realizado nas dependências do Prédio de História da Universidade Estadual do Maranhão, situada no Centro Histórico de São Luís, entre os dias 08 e 11 de novembro de 2023, no estado do Maranhão.

Em sua 14ª edição, o Encontro Regional Nordeste, promovido pela Regional Nordeste da Associação Brasileira de História Oral - Biênio 2022-2024, foi realizado de forma presencial, com a participação expressiva de um público de 380  inscritos, 18 Simpósios Temáticos, 202 Comunicações Orais aprovadas, além da oferta de cinco minicursos e uma oficina.

Visamos, ao longo das diversas atividades, desenvolvidas em quatro dias intensos, atender às demandas do tempo presente, abordando "Narrativas de Resistência: Oralidades e Temas Sensíveis" a partir da problematização de questões dolorosas, traumáticas, controversas e violentas que marcam processos de construção histórica da sociedade brasileira e ressoam em diversos aspectos da atualidade no Nordeste, no Meio Norte e na Amazônia Legal. Com um número significativo de povos indígenas, quilombolas, comunidades de pescadores artesanais, quebradeiras de coco babaçu, o Maranhão, estado sede do evento, apresenta-se simultaneamente como palco de ações violentas e autoritárias movidas pelas elites socioeconômicas com a complacência, omissão e/ou participação direta do Estado.

Participaram pesquisadoras e pesquisadores, graduandas(os) e pós-graduandas(os), professoras(es) da Educação Básica e de Instituições de Ensino Superior do campo da História e de áreas afins, abordando autoritarismos e temas sensíveis a partir de uma multiplicidade de Narrativas de Resistência: a Oralidade, a Fotografia, o Cinema, a Literatura, a Música, o Patrimônio Material e Imaterial, que perpassam as experiências, mobilizações e narrativas de grupos e indivíduos subalternizados no campo e na cidade.

O Evento fortaleceu a ABHO Nordeste, ampliando o número  de sócios e proporcionando espaços de diálogo entre professores e pesquisadores vinculados a IES com ampla experiência, jovens pesquisadores (discentes de graduação e pós-graduação), professores da Educação Básica, produtores culturais (cineastas que compuseram a Mostra de Cinema) e lideranças políticas das comunidades quilombolas, entre as quais citamos o Quilombo de Santa Rosa dos Pretos, cujo território foi palco de visita de campo ocorrida no último dia do evento.

A investigação de temas relativos ao tempo presente se fez a partir da problematização do autoritarismo do Estado brasileiro e das diversas formas de agências elaboradas por sujeitos sociais diversos, cujos corpos foram marcados por múltiplas formas de violência exercidas a partir de hierarquias de classe, gênero e raça. Assim, abordamos temas diversos: do rural ao urbano, da natureza aos projetos de civilização, da violência do Estado às  formas de resistência, do masculino ao feminino, da História à  Literatura, dos Sertões ao Litoral, do Cinema ao Patrimônio Material e Imaterial, dos Mundos do trabalho aos Esportes, da Ditadura Militar ao tempo presente, das migrações de fronteiras às cidades. Estes são alguns dos inúmeros panoramas a fomentar questionamentos e reflexões que os trabalhos apresentados buscaram responder. Em cada uma dessas temáticas discutimos como a História Oral pode atuar como fonte e metodologia. 

Com grande satisfação, trazemos a público um número significativo das comunicações orais apresentadas durante o encontro, com os votos de que possam se desdobrar na continuidade das pesquisas e das reflexões, colaborando para o enfrentamento dos autoritarismos, da violência e para a promoção do bem viver.

Desejamos a todxs, todas e todos uma boa leitura.

São Luís, 04 de fevereiro de 2024.

Márcia Milena  Galdez Ferreira ( UEMA)

Leide Ana de Oliveira Caldas ( IFMA)

Raimundo Inácio Araújo COLUN/ PROF-HISTÓRIA UFMA)





{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

E-mail: 

xivnordestedehistoriaoral@gmail.com





{{'Não existem edições anteriores' | translate}}