ENSINO DE FÍSICA COM PROGRAMAÇÃO EM JAVASCRIPT PARA ANIMAÇÃO

Publicado em 22/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-767-5

DOI
10.29327/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677.610574  
Título do Trabalho
ENSINO DE FÍSICA COM PROGRAMAÇÃO EM JAVASCRIPT PARA ANIMAÇÃO
Autores
  • Orival Rocha de Medeiros
Modalidade
Comunicação Oral - com envio de resumo (conforme Modelo Anexo I) e do artigo completo (conforme modelo Anexo II) para ser publicado no e-book do evento nos eixos temáticos.
Área temática
04. Tecnologias e experiências inovadoras de ensino.
Data de Publicação
22/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677/610574-ensino-de-fisica-com-programacao-em-javascript-para-animacao
ISBN
978-85-5722-767-5
Palavras-Chave
Ensino de física, programação, jogos, javascript
Resumo
Como a tecnologia computacional tomou grande importância no nosso dia a dia, a programação se tornou essencial para maioria das profissões e para os estudantes seja de nível médio ou superior. Da mesma forma é importantíssimo termos entendimento físico das coisas e fenômenos a nossa volta e as Ciências Exatas e Naturais são sempre consideradas muito difíceis para os alunos do Ensino Médio. Assim esse projeto tem como objetivo geral fortalecer o aprendizado e a compreensão de leis físicas com uso de programação computacional para animações e/ou simulações em situações e fenômenos que serão modelados matematicamente. As animações e simulações desenvolvidas foram desenvolvidas a partir do uso de softwares livres. Os códigos foram escritos com o uso do editor de código-fonte “Visual Studio Code” (VS) que é um software livre desenvolvido pela Microsoft inicialmente para Windows. Par visualizar as animações/simulações utiliza-se um navegador de internet como o Firefox, Chrome ou Edge. A linguagem principal utilizada para criar as animações/simulações é o javascript, mas é necessário ter noções de html5 e de CSS. O html5 é usado para criar a página que é aberta pelo navegador e o CSS estiliza essas páginas. Uma grande vantagem de codificar em javascript é a sua rapidez, mas além dessa característica o javascript é leve e é possível ver o resultado em computadores mais simples com hardware inferiores aos mais modernos. Essa situação de computadores mais simples é a situação atual do laboratório de informática do ensino médio da Escola de Aplicação da UFPA onde o projeto está sendo desenvolvido. Ao criar o código todas as animações/simulações aparecem numa área definida como “canvas” a partir de um comando criado no código javascript e, de início, os alunos do projeto aprendem como desenhar no canvas figuras como quadrado, retângulo, círculos e arcos que podem receber cores diferentes a partir de código de cores do html. Essas figuras serão posteriormente animadas para poderem se deslocar no canvas simulando movimentos descritos pelas leis da física. Movimentos como MRU (Movimento Retilíneo Uniforme), MRUV (Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, queda livre, lançamento horizontal e lançamento oblíquo. Quando foi abordado o Teorema do Empuxo, os alunos para fazer a simulação tiveram que aplicar os conceitos matemáticos de densidade, massa e peso, força resultante e segunda lei de Newton. Nessa animação um corpo teria sua densidade aumentada a partir do seu amento de volume e com isso sua densidade mudaria fazendo com que ele subisse ou descesse dentro de um líquido em um recipiente. Para alterar o volume desse corpo as teclas “setas” do teclado do computador são programadas para acrescerem ou decrescerem um determinado valor nas dimensões do corpo. Os resultados esperados são melhora na compreensão dos eixos cartesianos pois todos os movimentos das animações dependem das coordenadas cartesianas do canvas, melhora no entendimento de ângulos, arcos e suas transformações pois as funções para o movimento circular e desenho de arcos dependem de variáveis angulares, compreensão das leis físicas pois se uma lei é bem modelada o resultado fica completamente diferente do que acontece na vida real.
Título do Evento
XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da UFPA
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

MEDEIROS, Orival Rocha de. ENSINO DE FÍSICA COM PROGRAMAÇÃO EM JAVASCRIPT PARA ANIMAÇÃO.. In: Anais do XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Anais...Belém(PA) EA-UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677/610574-ENSINO-DE-FISICA-COM-PROGRAMACAO-EM-JAVASCRIPT-PARA-ANIMACAO. Acesso em: 22/12/2024

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