ENSINO/APRENDIZAGEM DE ARTE NA BNCC: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Publicado em 22/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-767-5

DOI
10.29327/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677.610604  
Título do Trabalho
ENSINO/APRENDIZAGEM DE ARTE NA BNCC: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autores
  • Rita de Cássia Cabral Rodrigues de França
  • Ana Del Tabor Vasconcelos Magalhães
  • Nélia Lúcia Fonseca
Modalidade
Comunicação Oral - com envio de resumo (conforme Modelo Anexo I) e do artigo completo (conforme modelo Anexo II) para ser publicado no e-book do evento nos eixos temáticos.
Área temática
05. Formação inicial e continuada de professores, Currículo e Avaliação.
Data de Publicação
22/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677/610604-ensinoaprendizagem-de-arte-na-bncc--praticas-pedagogicas-dos-professores-nos-anos-iniciais-do-ensino-fundamental
ISBN
978-85-5722-767-5
Palavras-Chave
Ensino/aprendizagem, Artes, BNCC, Ensino Fundamental I.
Resumo
Neste artigo abordamos o componente curricular Arte nos anos iniciais na BNCC, devido à participação das autoras como colaboradoras da pesquisa intitulada: O ensino/aprendizagem de Arte nos anos inicias da Educação Básica: as concepções e percepções dos professores das escolas públicas de Belém-Pa. A pesquisa foi o insight para refletir se havia a imersão dos alunos em um currículo que abordasse a diversidade regional, sobretudo nas artes e culturas locais por meio das práticas pedagógicas dos professores de Artes Visuais à luz da BNCC e do Documento Curricular do Estado do Pará da Educação Infantil e Ensino Fundamental/DCEPEINF (2019). Objetivamos refletir como os professores de Arte dos anos iniciais organizam seus currículos e suas práticas pedagógicas na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular/BNCC com a devida adequação aos seus contextos regionais nas escolas públicas de Belém-PA. É uma pesquisa qualitativa descritiva, com os teóricos, para o ensino/aprendizagem de Arte: Magalhães (2013, 2019), Barbosa (2008, 2012) e Fusari e Ferraz (2001); o currículo com Moreira e Silva (2008) e Apple (2006), e os documentos: A BNCC, a Lei nº 9.394/96 LDBEN e o DCEPEINF (2019). Os resultados mostram que há incongruências acerca da participação dos professores na elaboração do DCEPEINF (2019), pois, a pesquisa exploratória inicial indicou que um número considerável de professores não participou da construção do documento e desconhecem o mesmo.
Título do Evento
XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da UFPA
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

FRANÇA, Rita de Cássia Cabral Rodrigues de; MAGALHÃES, Ana Del Tabor Vasconcelos; FONSECA, Nélia Lúcia. ENSINO/APRENDIZAGEM DE ARTE NA BNCC: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I.. In: Anais do XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Anais...Belém(PA) EA-UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677/610604-ENSINOAPRENDIZAGEM-DE-ARTE-NA-BNCC--PRATICAS-PEDAGOGICAS-DOS-PROFESSORES-NOS-ANOS-INICIAIS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL. Acesso em: 26/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes