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Apresentação

A História dos Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM) está ligada de forma orgânica à própria história da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, demarcando, inclusive, a sua origem.

Desde a década de 1980 diversos grupos constituídos por professoras e professores, estudantes, pesquisadoras e pesquisadores no país, que tinham preocupação com questões referentes à Educação Matemática, promoveram debates e discussões com vistas a um futuro promissor no espaço que lhes cabia no campo educativo. Essa preocupação motivou a realização do I Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, na PUC/SP em 1987. No ano seguinte, em 1988, realizou-se o II ENEM, na cidade de Maringá/PR, no qual ocorreu a fundação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. A partir de então, a SBEM realizou os ENEM seguintes, até 1995, bianualmente e, após essa data, passou a ser trianual. Sequencialmente, a história dos ENEM foi sendo construída: em 1990 o III ENEM ocorreu em Natal/RN, o IV ENEM aconteceu em Blumenau/SC em 1993, o V ENEM em Aracajú/SE em 1995, o VI ENEM em São Leopoldo/RS em 1998, o VII ENEM no Rio de Janeiro/RJ, em 2001, o VIII ENEM aconteceu em Recife/PE em 2004, o IX ENEM em Belo Horizonte/MG em 2007, o X ENEM ocorreu em Salvador/BA em 2010 e o XI ENEM em Curitiba/PR em 2013.

O XII ENEM retornou a São Paulo em 2016 e, por fim, o XIII ocorreu em Cuiabá/MT em 2019.

Este evento é o mais importante no âmbito nacional, porque congrega o universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática: professoras e professores da Educação Básica, professoras, professores e estudantes das Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, estudantes da Pós-graduação, além de pesquisadoras e pesquisadores. A cada encontro constatamos o interesse pelas discussões sobre a Educação Matemática, seus fazeres múltiplos e complexos, tendências metodológicas e pesquisas que constituem a área. Diante do atual cenário de enfrentamento à pandemia de COVID-19, a realização de um evento que congrega profissionais e estudantes de todo o país não seria possível de forma presencial. Portanto, a edição do XIV ENEM, no período de 11 a 15 de julho de 2022, aconteceu de forma online, sendo organizado pela Diretoria Nacional Executiva (DNE) e pelas diretorias regionais da SBEM dos estados do Acre, Amazonas, Amapá e Ceará. Pela primeira vez, quatro diretorias regionais da SBEM se juntaram à DNE para pensar e realizar este grande evento de pesquisa e de divulgação profissional-científica da Educação Matemática brasileira. O evento teve como homenageado, um dos principais  educadores matemáticos do nosso país, que nos deixou em 2021: o Prof. Dr. Ubiratan D’Ambrósio. Ele foi matemático e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), reconhecido mundialmente pela comunidade acadêmica por seus estudos na área de Etnomatemática, campo científico que discute sobre o ensino tradicional da matemática e como o conhecimento pode ser aplicado em diferentes contextos culturais. Ele foi laureado em 2001 pela Comissão Internacional de  História da Matemática com o Prêmio Kenneth O. May por contribuições à História da Matemática e, também, ganhou em 2005  a medalha Felix Klein, pela Comissão Internacional de Instrução Matemática, por conta de suas contribuições no campo da educação matemática.

O professor D’Ambrósio esteve presente desde a primeira edição do ENEM e foi um dos pesquisadores que impulsionaram as discussões para a institucionalização da SBEM. Portanto, com o tema “Educação Matemática, Escola e Docência - o que nos trouxe Ubiratan D’Ambrósio”, a XIV edição do ENEM constituiu-se para homenagear este grande educador matemático brasileiro que tanto trabalhou em prol do desenvolvimento desta área.

Apesar implicações da dinâmica on-line, o evento contou com a inscrição de 2377 pessoas. Estas enviaram um total de 965 trabalhos, entre relatos de experiência e comunicações científicas. Deste total, foram aprovadas 536 comunicações científicas e 284 relatos de experiência. Os 820 trabalhos aprovados foram distribuídos entre os 19 eixos construídos para abrigar as discussões do evento. 

Além destes trabalhos, tivemos 24 Rodas de Debate, sendo 19 delas promovidas pelos representantes dos eixos, uma promovida pela Comissão Organizadora e outras 4 selecionadas entre propostas recebidas do público em geral.

 

A composição das Rodas de Debate foi a seguinte:

                                                                      

                                                    

Proposta

Título

Componentes

Roda 01

Avaliações Externas e sala de aula de Matemática

Ana Paula Nogueira Rocha Borges,

Edivagner Souza dos Santos

João Ricardo Viola dos Santos

Roda 02

Decolonialidade, Currículo E Educação Matemática: Diálogos E Caminhos De Resistência Com As Contribuições De Ubiratan D’Ambrósio

Harryson Júnio Lessa Gonçalves (mediador)

Vanisio Luiz da Silva

José Sávio Bicho de Oliveira

Marcela Lopes de Santana.

Roda 03

O uso de recursos digitais para o ensino de Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Juliana Azevedo Montenegro

Loise Tarouquela Medeiros

Silvana Pires Fonseca Mandarino

Roda 04

A Arte De Ensinar Matemática Inspirados Nos Princípios de Ubiratan D’Ambrósio

Maria Rachel Pinheiro Pessoa Pinto de Queiroz (mediadora)

Saddo Ag Almouloud

Josenilson Lopes Lola

Geneci Alves de Sousa

Roda 05

Pesquisas e práticas pedagógicas inclusivas para uma educação matemática para justiça social

Agnaldo da Conceição

Esquincalha

Amanda Queiroz Moura

Erikah Pinto Souza

Roda 06

Práticas pedagógicas na EJA e as influências das propostas de Ubiratan D'Ambrósio e Paulo Freire

Adriano Vargas Freitas (Mediador)

Sandra Mattos

Maria Cecília Fantinato

Lucianne Monteiro Andrade

Roda 07

Possibilidades da exploração, problematização, proposição, resolução de problemas

e investigações matemáticas na prática pedagógica e na pesquisa.

Silvanio de Andrade (Mediador)

Lourdes de La Rosa Onuchic

Soraya de Araújo Feitosa

Adriano Alves da Silveira.

Roda 08

Modelagem, D'Ambrósio e Docência: contribuições para a escola e para a universidade

Ana Paula dos Santos Malheiros

Tiago Emanuel Klüber

Thais Fernanda Pinto

Roda 09

Possibilidades de Ações Etnomatemáticas na Educação Básica

Olenêva Sanches Sousa

Romaro Antonio Silva

Fabrício de Souza dos Santos

Roda 10

Tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem matemática: Educação Matemática, Escola e Docência

 

Marília Franceschinelli de Souza

Rony Cláudio de Oliveira Freitas

Márcia da Silva Santos Portela

Roda 11

Reflexões sobre formação, docência e a pesquisa no

Movimento em Rede da Feira de Matemática

Morgana Scheller (Mediadora)

Araceli Gonçalves

Luíza Pisetta

Rosane Hackbarth.

Roda 12

Aprender é experienciar a Mãe-Terra: diálogos interculturais em um mundo em suspensão

Mestre Seu Valdemar Xakriabá (Valdemar Ferreira dos Santos)

Diana Pereira de Araújo Rocha

Vanessa Sena Tomaz

Roda 13

Etnomatemática e políticas de produção de saberes: entre os saberes escolares e não escolares

Sonia Maria Clareto,

Valdir Carlos Silva

Leandro Silvio Katzer Rezende Maciel

Roda 14

As pesquisas e a prática escolar: lições e vivências a partir do pensamento de Ubiratan D´Ambrósio

José Luiz Cavalcante e Auriluci de Carvalho Figueiredo (mediadores)

Marcus Bessa de Menezes

Maria Joseane Santos Teixeira

Kaique Bruno Santana Botelho

 

Roda 15

Ubiratan D’Ambrósio: contribuições para a História da Educação Matemática

Maria Cristina Araújo de Oliveira

Aparecida Rodrigues Silva Duarte

Heloísa Hernandes de Fontes Salvador

Roda 16

O Festival de Vídeos digitais e Educação Matemática: diálogos com a sala de aula em movimento

Bárbara Cunha Fontes

Rosicacia Florencio Costa

André Ferreira Andrejew.

 

Roda 17

Desenvolvimento profissional de professores que ensinam

Matemática: aprendizagem e identidade docente

Ettiène Guérios (Mediadora)

Dario Fiorentini

Fabiana Caldeira Damasco

Heliza Colaço Góes

Roda 18

Do Discurso à Prática: diálogos sobre formação de professores

Jose Messildo Viana Nunes

José Carlos de Souza Pereira

Alexandre Vinícius Campos Damasceno

Roda 19

As contribuições de Ubiratan para as propostas de formação continuada de professores que ensinam Matemática na Educação Básica.

Cristiane Coppe de Oliveira

Cristiano Alberto Muniz

Márcia Regina de Souza.

 

Roda 20

Educação Matemática em escolas de Povos Tradicionais no Norte e Nordeste: educação escolar indígena, educação quilombola e educação do campo.

José Roberto Linhares de Mattos

Gilberto Francisco Alves de Melo

Darlane Cristina Maciel Saraiva

Roda 21

Educação Financeira: entre as tradições e a modernidade

Lucas Carato Mazzi

Cristiane Azevedo dos Santos Pessoa

Adriana de Souza Lima

Roda 22

Práticas docentes no ensino de matemática em escolas do campo: a horta como instrumento pedagógico.

 

 

Cintia Vieira de Paz dos Santos

Ujeffesson Marques Silva

Ana Miranda Costa

Roda 23

Educação Infantil e Modelagem Matemática: o processo ensino-aprendizagem e a formação cidadã das crianças.

 

 

Silvana Cocco Dalvi

Luciano Lessa Lorenzoni

Andressa Côco Lozório

 

Roda 24

Mentalidades Matemáticas: um caminho para a equidade.

 

 

Elisa Fonseca Sena e Silva

Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa

Annaly Schewtschik

 

 













































































































































Por fim, a programação do XIV Encontro Nacional de Educação Matemática foi a seguinte:


Programação XIV ENEM – 11-15 de julho de 2022 

Horário

11/07/2022

Horário

12/07/2022

Horário

13/07/2022

Horário

14/07/2022

Horário

15/07/2022

10–11

Atividade Cultural

Cerimônia de abertura

10-12:30

Reunião do CND

10-12

Lançamento de livros

11–12

Programa SBEM FormAção

11-12

Medalha Maria Laura

11– 12:30

Conferência de abertura

Reunião de GTs (Facultativa)

12:30-14

Almoço

12-14

Almoço

12-14

Almoço

12-14

Almoço

12-13:30

Almoço

14 –15:30

 

Comunicações Científicas

14–15:30

Rodas de debate (6)

14–15:30

Rodas de debate (6)

14–15:30

 

Comunicações Científicas

13:30-15

Conferência de encerramento

 

Relatos de experiência

Relatos de experiência

15:30–16

Café com prosa

15:30 – 16

Café com prosa

15:30–16

Café com prosa

15:30–16

Café com prosa

15– 16

Assembleia Geral

16 – 17:30

Rodas de debate (6)

16–17:30

 

Comunicações Científicas

16–17:30

 

Comunicações Científicas

16-17:30

Rodas de debate (6)

16-17

Cerimônia de Encerramento

Relatos de experiência

Relatos de experiência

17:30–18

Café com prosa

17:30–18

Café com prosa

17:30–18

Café com prosa

17:30–18

Café com prosa

 

 

18–19:30

 

Comunicações Científicas

18–19:30

 

Comunicações Científicas

18–19:30

 

Comunicações Científicas

18–19:30

 

Comunicações Científicas

 

 

Relatos de experiência

Relatos de experiência

Relatos de experiência

Relatos de experiência




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Responsável

Vanessa Neto

E-mail: vanessa.neto@ufms.br


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