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Apresentação
A História dos Encontros Nacionais de
Educação Matemática (ENEM) está ligada de forma orgânica à própria história da
Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, demarcando, inclusive, a
sua origem.
Desde a década de 1980 diversos grupos constituídos por professoras e professores, estudantes, pesquisadoras e pesquisadores no país, que tinham preocupação com questões referentes à Educação Matemática, promoveram debates e discussões com vistas a um futuro promissor no espaço que lhes cabia no campo educativo. Essa preocupação motivou a realização do I Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, na PUC/SP em 1987. No ano seguinte, em 1988, realizou-se o II ENEM, na cidade de Maringá/PR, no qual ocorreu a fundação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. A partir de então, a SBEM realizou os ENEM seguintes, até 1995, bianualmente e, após essa data, passou a ser trianual. Sequencialmente, a história dos ENEM foi sendo construída: em 1990 o III ENEM ocorreu em Natal/RN, o IV ENEM aconteceu em Blumenau/SC em 1993, o V ENEM em Aracajú/SE em 1995, o VI ENEM em São Leopoldo/RS em 1998, o VII ENEM no Rio de Janeiro/RJ, em 2001, o VIII ENEM aconteceu em Recife/PE em 2004, o IX ENEM em Belo Horizonte/MG em 2007, o X ENEM ocorreu em Salvador/BA em 2010 e o XI ENEM em Curitiba/PR em 2013.
O XII ENEM retornou a São Paulo em 2016 e, por fim, o XIII ocorreu em Cuiabá/MT em 2019.
Este evento é o mais importante no âmbito nacional, porque congrega o universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática: professoras e professores da Educação Básica, professoras, professores e estudantes das Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, estudantes da Pós-graduação, além de pesquisadoras e pesquisadores. A cada encontro constatamos o interesse pelas discussões sobre a Educação Matemática, seus fazeres múltiplos e complexos, tendências metodológicas e pesquisas que constituem a área. Diante do atual cenário de enfrentamento à pandemia de COVID-19, a realização de um evento que congrega profissionais e estudantes de todo o país não seria possível de forma presencial. Portanto, a edição do XIV ENEM, no período de 11 a 15 de julho de 2022, aconteceu de forma online, sendo organizado pela Diretoria Nacional Executiva (DNE) e pelas diretorias regionais da SBEM dos estados do Acre, Amazonas, Amapá e Ceará. Pela primeira vez, quatro diretorias regionais da SBEM se juntaram à DNE para pensar e realizar este grande evento de pesquisa e de divulgação profissional-científica da Educação Matemática brasileira. O evento teve como homenageado, um dos principais educadores matemáticos do nosso país, que nos deixou em 2021: o Prof. Dr. Ubiratan D’Ambrósio. Ele foi matemático e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), reconhecido mundialmente pela comunidade acadêmica por seus estudos na área de Etnomatemática, campo científico que discute sobre o ensino tradicional da matemática e como o conhecimento pode ser aplicado em diferentes contextos culturais. Ele foi laureado em 2001 pela Comissão Internacional de História da Matemática com o Prêmio Kenneth O. May por contribuições à História da Matemática e, também, ganhou em 2005 a medalha Felix Klein, pela Comissão Internacional de Instrução Matemática, por conta de suas contribuições no campo da educação matemática.
O professor D’Ambrósio esteve presente desde a primeira edição do ENEM e foi um dos pesquisadores que impulsionaram as discussões para a institucionalização da SBEM. Portanto, com o tema “Educação Matemática, Escola e Docência - o que nos trouxe Ubiratan D’Ambrósio”, a XIV edição do ENEM constituiu-se para homenagear este grande educador matemático brasileiro que tanto trabalhou em prol do desenvolvimento desta área.
Apesar
implicações da dinâmica on-line, o evento contou com a inscrição de 2377
pessoas. Estas enviaram um total de 965 trabalhos, entre relatos de experiência
e comunicações científicas. Deste total, foram aprovadas 536 comunicações
científicas e 284 relatos de experiência. Os 820 trabalhos aprovados foram distribuídos
entre os 19 eixos construídos para abrigar as discussões do evento.
Além
destes trabalhos, tivemos 24 Rodas de Debate, sendo 19 delas promovidas pelos
representantes dos eixos, uma promovida pela Comissão Organizadora e outras 4 selecionadas
entre propostas recebidas do público em geral.
A
composição das Rodas de Debate foi a seguinte:
Proposta |
Título |
Componentes |
Roda 01 |
Avaliações Externas e
sala de aula de Matemática |
Ana Paula Nogueira
Rocha Borges, |
Edivagner Souza dos
Santos |
||
João Ricardo Viola dos
Santos |
||
Roda 02 |
Decolonialidade,
Currículo E Educação Matemática: Diálogos E Caminhos De Resistência Com As
Contribuições De Ubiratan D’Ambrósio |
Harryson Júnio Lessa
Gonçalves (mediador) |
Vanisio Luiz da Silva |
||
José Sávio Bicho de
Oliveira |
||
Marcela Lopes de
Santana. |
||
Roda 03 |
O uso de recursos
digitais para o ensino de Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais
do Ensino Fundamental |
Juliana Azevedo
Montenegro |
Loise Tarouquela
Medeiros |
||
Silvana Pires Fonseca
Mandarino |
||
Roda 04 |
A Arte De Ensinar
Matemática Inspirados Nos Princípios de Ubiratan D’Ambrósio |
Maria Rachel Pinheiro
Pessoa Pinto de Queiroz (mediadora) |
Saddo Ag Almouloud |
||
Josenilson Lopes Lola |
||
Geneci Alves de Sousa |
||
Roda 05 |
Pesquisas e práticas
pedagógicas inclusivas para uma educação matemática para justiça social |
Agnaldo da Conceição Esquincalha |
Amanda Queiroz Moura |
||
Erikah Pinto Souza |
||
Roda 06 |
Práticas pedagógicas
na EJA e as influências das propostas de Ubiratan D'Ambrósio e Paulo Freire |
Adriano Vargas
Freitas (Mediador) |
Sandra Mattos |
||
Maria Cecília
Fantinato |
||
Lucianne Monteiro
Andrade |
||
Roda 07 |
Possibilidades da
exploração, problematização, proposição, resolução de problemas e investigações
matemáticas na prática pedagógica e na pesquisa. |
Silvanio de Andrade
(Mediador) |
Lourdes de La Rosa
Onuchic |
||
Soraya de Araújo
Feitosa |
||
Adriano Alves da Silveira. |
||
Roda 08 |
Modelagem, D'Ambrósio
e Docência: contribuições para a escola e para a universidade |
Ana Paula dos Santos
Malheiros |
Tiago Emanuel Klüber |
||
Thais Fernanda Pinto |
||
Roda 09 |
Possibilidades de
Ações Etnomatemáticas na Educação Básica |
Olenêva Sanches Sousa |
Romaro Antonio Silva |
||
Fabrício de Souza dos
Santos |
||
Roda 10 |
Tecnologias digitais
no ensino e na aprendizagem matemática: Educação Matemática, Escola e
Docência |
Marília Franceschinelli
de Souza |
Rony Cláudio de
Oliveira Freitas |
||
Márcia da Silva Santos
Portela |
||
Roda 11 |
Reflexões sobre
formação, docência e a pesquisa no Movimento em Rede da
Feira de Matemática |
Morgana Scheller
(Mediadora) |
Araceli Gonçalves |
||
Luíza Pisetta |
||
Rosane Hackbarth. |
||
Roda 12 |
Aprender é
experienciar a Mãe-Terra: diálogos interculturais em um mundo em suspensão |
Mestre Seu Valdemar
Xakriabá (Valdemar Ferreira dos Santos) |
Diana Pereira de
Araújo Rocha |
||
Vanessa Sena Tomaz |
||
Roda 13 |
Etnomatemática e
políticas de produção de saberes: entre os saberes escolares e não escolares |
Sonia Maria Clareto, |
Valdir Carlos Silva |
||
Leandro Silvio Katzer
Rezende Maciel |
||
Roda 14 |
As pesquisas e a
prática escolar: lições e vivências a partir do pensamento de Ubiratan
D´Ambrósio |
José Luiz Cavalcante e
Auriluci de Carvalho Figueiredo (mediadores) |
Marcus Bessa de
Menezes |
||
Maria Joseane Santos
Teixeira |
||
Kaique Bruno Santana
Botelho |
||
Roda 15 |
Ubiratan D’Ambrósio:
contribuições para a História da Educação Matemática |
Maria Cristina Araújo
de Oliveira |
Aparecida Rodrigues
Silva Duarte |
||
Heloísa Hernandes de
Fontes Salvador |
||
Roda 16 |
O Festival de Vídeos
digitais e Educação Matemática: diálogos com a sala de aula em movimento |
Bárbara Cunha Fontes |
Rosicacia Florencio
Costa |
||
André Ferreira
Andrejew. |
||
Roda 17 |
Desenvolvimento
profissional de professores que ensinam Matemática: aprendizagem
e identidade docente |
Ettiène Guérios
(Mediadora) |
Dario Fiorentini |
||
Fabiana Caldeira
Damasco |
||
Heliza Colaço Góes |
||
Roda 18 |
Do Discurso à Prática:
diálogos sobre formação de professores |
Jose Messildo Viana
Nunes |
José Carlos de Souza
Pereira |
||
Alexandre Vinícius
Campos Damasceno |
||
Roda 19 |
As contribuições de
Ubiratan para as propostas de formação continuada de professores que ensinam
Matemática na Educação Básica. |
Cristiane Coppe de
Oliveira |
Cristiano Alberto
Muniz |
||
Márcia Regina de
Souza. |
||
Roda 20 |
Educação Matemática em
escolas de Povos Tradicionais no Norte e Nordeste: educação escolar indígena,
educação quilombola e educação do campo. |
José Roberto Linhares
de Mattos |
Gilberto Francisco
Alves de Melo |
||
Darlane Cristina
Maciel Saraiva |
||
Roda 21 |
Educação Financeira:
entre as tradições e a modernidade |
Lucas Carato Mazzi |
Cristiane Azevedo dos
Santos Pessoa |
||
Adriana de Souza Lima |
||
Roda 22 |
Práticas docentes no
ensino de matemática em escolas do campo: a horta como instrumento
pedagógico. |
Cintia Vieira de Paz
dos Santos |
Ujeffesson Marques
Silva |
||
Ana Miranda Costa |
||
Roda 23 |
Educação Infantil e
Modelagem Matemática: o processo ensino-aprendizagem e a formação cidadã das
crianças. |
Silvana Cocco Dalvi |
Luciano Lessa
Lorenzoni |
||
Andressa Côco Lozório |
||
Roda 24 |
Mentalidades
Matemáticas: um caminho para a equidade. |
Elisa Fonseca Sena e
Silva |
Liliana Manuela Gaspar
Cerveira da Costa |
||
Annaly Schewtschik |
Por
fim, a programação do XIV Encontro Nacional de Educação Matemática foi a
seguinte:
Programação XIV ENEM – 11-15 de julho de 2022
Horário |
11/07/2022 |
Horário |
12/07/2022 |
Horário |
13/07/2022 |
Horário |
14/07/2022 |
Horário |
15/07/2022 |
10–11 |
Atividade Cultural Cerimônia de abertura |
10-12:30 |
Reunião do CND |
10-12 |
Lançamento de livros |
11–12 |
Programa SBEM FormAção |
11-12 |
Medalha Maria Laura |
11– 12:30 |
Conferência de abertura |
Reunião de GTs (Facultativa) |
|||||||
12:30-14 |
Almoço |
12-14 |
Almoço |
12-14 |
Almoço |
12-14 |
Almoço |
12-13:30 |
Almoço |
14 –15:30
|
Comunicações Científicas |
14–15:30 |
Rodas de debate (6) |
14–15:30 |
Rodas de debate (6) |
14–15:30
|
Comunicações Científicas |
13:30-15 |
Conferência de encerramento
|
Relatos de experiência |
Relatos de experiência |
||||||||
15:30–16 |
Café com prosa |
15:30 – 16 |
Café com prosa |
15:30–16 |
Café com prosa |
15:30–16 |
Café com prosa |
15– 16 |
Assembleia Geral |
16 – 17:30 |
Rodas de debate (6) |
16–17:30
|
Comunicações Científicas |
16–17:30
|
Comunicações Científicas |
16-17:30 |
Rodas de debate (6) |
16-17 |
Cerimônia de Encerramento |
Relatos de experiência |
Relatos de experiência |
||||||||
17:30–18 |
Café com prosa |
17:30–18 |
Café com prosa |
17:30–18 |
Café com prosa |
17:30–18 |
Café com prosa |
|
|
18–19:30
|
Comunicações Científicas |
18–19:30
|
Comunicações Científicas |
18–19:30
|
Comunicações Científicas |
18–19:30
|
Comunicações Científicas |
|
|
Relatos de experiência |
Relatos de experiência |
Relatos de experiência |
Relatos de experiência |
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Responsável
Vanessa Neto
E-mail: vanessa.neto@ufms.br
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