INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em 21/06/2022 - ISSN: 2179-8389

Título do Trabalho
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
  • JOSE APARECIDO GOMES
  • Célio Jóse Borges
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
GT- Formação Docente (Linha 1)
Data de Publicação
21/06/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xseminarioeduca/442062-instrumentos-de-avaliacao-utilizados-pelos-professores-de-educacao-fisica-nos-anos-iniciais-do-ensino-fundamental
ISSN
2179-8389
Palavras-Chave
Palavras Chave: Educação Física Escolar, Instrumentos avaliativos, Docentes.
Resumo
INTRODUÇÃO Atualmente os pressupostos da Educação exigem que os métodos e os instrumentos de avaliação sejam sistematizados em todos os níveis de ensino, seja no ensino fundamental, médio ou superior. Neste sentido, a disciplina de Educação Física (EF) no âmbito escolar faz parte da grade curricular obrigatória, e, portanto, os instrumentos de avaliação é uma das ferramentas para verificar a apropriação do saber. Por outro lado, Neuenfeldt e Rataizk (2017, p. 14) citam que “os professores criticam a falta de legitimidade da avaliação realizada uma vez que a disciplina de Educação Física sozinha não consegue reprovar um aluno”. Ademais, Darido (2012) e Tavares e Fonseca (2014) tem apontado que na EF a avaliação esteve sempre ancorada em diversas abordagens pedagógicas, pautados em características tradicionais e excludentes que tem como proposta central medir os alunos para atribuir uma nota ao final do processo de ensino. Diante dessa problemática, elaborou-se a seguinte questão norteadora: Quais são os instrumentos avaliativos utilizados pelos professores nas aulas de Educação Física do primeiro segmento do ensino fundamental?. Para tanto, o objetivo geral foi: Identificar os instrumentos de avaliação utilizados pelos professores de EF nas aulas do ensino fundamental (1ª ao 5º ano) da Rede Municipal de Ensino de Porto Velho-RO. A pesquisa, justifica-se em razão de algumas dificuldades enfrentadas pelos professores em relação aos instrumentos utilizados para avaliar os alunos nas aulas de EF, causando reflexos negativos nas práticas cotidianas. Ademais, nas aulas de EF os instrumentos de avaliação assumem características específicas com a finalidade de apropriação dos conhecimentos ensinado. Portanto, este texto buscou refletir sobre o papel dos instrumentos de avaliação utilizados nas práticas pedagógicas dos docentes de EF das séries iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva e de abordagem quanti-qualitativa realizada no ano de 2016 na rede pública municipal com (n=33) professores de EF, sendo 19 do sexo masculino e 14 do sexo feminino. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas. Os dados coletados foram tabulados na planilha Excel 2010. Confeccionou-se quadros e gráficos para melhor entendimento do objeto do estudo. A discussão se deu a partir da análise de conteúdos de Bardin (2016) e por meio da hermenêutica (GIL, 2002). Este resumo está composto por uma breve revisão de literatura sobre os instrumentos de avaliação na EFE das series inicias do ensino fundamental e sua relação teórica/prática no processo de ensino-aprendizagem. No segundo momento, estão expostas análise dos resultados. Por fim, não menos importante estão as considerações finais e as referências 1. A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA E SEUS INSTRUMENTAIS Inicialmente ao abordarmos sobre a avaliação e os instrumentos avaliativos utilizados no processo de ensino-aprendizagem, buscou-se discutir a EFE nos anos iniciais do ensino fundamental da EB. Neste sentido, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) após elaborada definiu os novos rumos da Educação, bem como da EF escolar que também foi reformulada e está ancorada em novas propostas de conteúdos que são universais, sendo selecionados à partir da cultura corporal de movimento, que são fundamentais no currículo de EF das diferentes regiões do país (BRASIL, 2017; BOSCATO, et. al., 2016). A nova proposta da BNCC para a EF é de oportunizar aos educandos o desenvolvimento das competências para a aquisição de conhecimentos sobre a consciência de si, do outro e do mundo, bem como, envolver-se em atividades físicas, esportivas e práticas corporais para o desenvolvimento pessoal, social e coletivo, ou seja, construção de valores, conceitos e atitudes para que se tornem cidadãos críticos e reflexivos numa interação das relações entre os sujeitos e o ambiente para resolver as demandas do dia-a-dia, do trabalho e o pleno exercício da cidadania (RONDONIA, 2020; BRASIL, 2017). Neste contexto, as discussões no campo educacional traçaram os novos rumos e objetivos da avaliação escolar. Segundo Santos e Maximiano (2013) esses intensos debates no início do milênio acerca dos objetivos educacionais e da avaliação, se deram em razão das diversas concepções epistemológicas, diversidades culturais e históricas. Nessa perspectiva, nos dias atuais a avaliação da aprendizagem na EFE, “tem avançado na contramão de algumas práticas tradicionais”. (VENÂNCIO e SANCHES NETO, 2019, p. 61). Assim, para se efetivar a avaliação é necessário reformular os métodos e os instrumentos para atender as expectativas dos alunos das séries inicias do ensino fundamental. Destarte, para os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) a avaliação na disciplina de EF no fundamental I, tinha como objetivo a formação do cidadão. Já a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB, 1996) orienta a avaliação como sendo um ato contínuo e cumulativo do rendimento do educando, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e os resultados ao longo do ano sobre eventuais provas finais (BRASIL, 2014). Ademais, para os PCNs de EF “os instrumentos de avaliação deverão atender à demanda dos objetivos educativos expressos na seleção dos conteúdos, abordados dentro das categorias conceitual, procedimental e atitudinal” (BRASIL, 1998, p. 58). Gonzaga et. al. (2013, p. 33) vai mais além e afirma que a “avaliação do aluno precisa ser continuada, variada e, com instrumentos e elementos diversificados”. Corroborando com o assunto, Silva (2010) orienta a utilização de uma diversidade de instrumentos avaliativos. Já Honorato (2014, p. 19) afirma que “os instrumentos avaliativos devem acompanhar a avaliação contínua, permanente e cumulativa”. Desse modo, a apreensão do conhecimento e dos conteúdos de ensino estudados durante as aulas de EF, devem ter “recursos e instrumentos que o auxiliem na tarefa de ensinar”. (DARIDO, 2012, p. 120). Nesse entendimento, o Referencial Curricular de Rondônia (RCRO, 2013), orienta para que o professor de EF possa dispor de todos os instrumentos avaliativos em sala de aula, devendo estar de acordo com o nível de entendimento e aprendizagem dos educandos. Dessa forma, os professores de EF devem elaborar instrumentos avaliativos para acompanhar o rendimento escolar dos alunos, podendo ser: “debates, entrevistas, pesquisas, desenhos, provas objetivas e dissertativas, projetos, jogos, experimentos, leituras, aula de campo, atividades em grupo e individuais, relatórios, testes, portfólios, fichas de registro e autoavaliação”. (RONDONIA, 2013, p. 272). Corroborando, Santos e Maximiano (2013) dialogou sobre os diferentes instrumentos avaliativos utilizados pelos professores de EF das séries iniciais do ensino fundamental, onde evidenciou a utilização de relatórios descritivos, desenhos, fotos, filmes, diários e a autoavaliação. De acordo com Silva (2010, p. 16) a “diversificação de instrumentos avaliativos tem uma função estratégica na coleta de um maior número e variedades de informações sobre o trabalho docente e os percursos de aprendizagens”. Entretanto, em relação a avaliação em EF, deve-se analisar se os procedimentos são apropriados e os “instrumentos que estamos utilizando são adequados aos nossos objetivos e se apresentam as qualidades metodológicas necessárias de um instrumento satisfatório”. (LUCKESI, 2011, p. 305). 2. ANALISE DOS RESULTADOS Nessa seção estão apresentados os dados coletados neste estudo empírico a partir dos discursos dos sujeitos pesquisados. Procurou-se averiguar como os sujeitos investigados utilizam instrumental para avaliar os conteúdos nas aulas de EF, por meio da seguinte pergunta: Você utiliza instrumental para avaliar os conteúdos de Educação Física no 1º ao 5º ano do ensino fundamental?. No tocante a questão, os resultados do estudo apontaram que a minoria (24,2%) dos professores de EF utilizam instrumentais para avaliar os alunos nas aulas de EF das séries inicias do fundamental I. No entanto, a grande maioria, ou seja, (75,8%) disseram que não utilizam nenhum instrumental para avaliar os alunos. Ao examinar minuciosamente as respostas dos sujeitos, foi possível identificar quais os principais instrumentos de avaliação são utilizados pelos docentes de EF das series iniciais de Porto Velho-RO. As respostas germinaram a partir da questão acima. P3 – “Ficha e formulários”. P7 – “Plano de curso e PCNs”. P10 – “Instrumental próprio, criado por mim. Uma ficha para o ensino fundamental”. P16 – “Fichas de avaliação, controle de frequência nas atividades”. P22 – “Diário com frequência, relatórios e anotações diárias”. P29 – “Desenvolvimento, cognitivo, afetivos, sociais, habilidades motoras”. P30 – “Desenvolvimento de habilidades motoras e participações”. P32 - “Quadros com distribuição dos conteúdos avaliando interesse, participação, frequência de acordo com desempenho dos alunos”. Ao término da análise, verificou-se que uma minoria dos investigados pesquisados (P3, P7, P10, P16, P22, P29, P30 e P32) em suas justificativas afirmaram que utilizam instrumentais para avaliar os alunos, tais como: fichas, formulários, diários, relatórios e anotações, entre outros. Neste sentido, o RCRO (2013) aponta esses instrumentos como adequados para avaliar os alunos de EF. Já os professores (P4, P5, P9, P12 e P14) afirmaram em suas respostas que não utilizam nenhum tipo de instrumental para avaliar os alunos, uma vez que nas escolas onde trabalham os gestores não exigem avaliações dos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Por outro lado, a maioria dos docentes de EF investigados (P1, P2, P6, P8, P11, P13, P15, P17, P18, P19, P20, P21, P23, P24, P25, P26, P27, P28, P31 e P33) afirmaram que não utilizam qualquer tipo de instrumental para subsidiar as avaliações dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental e tampouco justificaram as respostas no instrumento de pesquisa. Essa postura de não utilizar instrumentais para avaliar os alunos nas séries iniciais, distoa do que propõe o RCRO (2013) e os autores como Silva (2010), Gonzaga et. al. (2013) e Honorato (2014) que orientam para a utilização de uma diversidade de instrumentos de avaliação. Para Lukesi (2011) a prática avaliativa necessita de instrumentais para ampliar sua capacidade de observação da realidade. Ou seja, “é necessária a utilização de materiais que estejam a serviço das propostas didáticas do professor, que incentivem sua criatividade e a diversificação de estratégias e não o contrário” (DARIDO, 2012, p. 120). Nessa ótica, a avaliação na EFE, “quando realizada coerentemente possibilita aos professores refletir sobre a prática pedagógica e solucionar os problemas de aprendizagem dos alunos” (HONORATO, 2014, p. 1). CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao finalizarmos esta pesquisa com base nos dados obtidos e analisados, resolveu-se revisitar o objetivo, o qual seja: identificar os instrumentos avaliativos utilizados pelos professores de EF nas aulas do ensino fundamental (1ª ao 5º ano) da Rede Municipal de Ensino de Porto Velho-RO, o qual foi possível fazer uma reflexão e dialogar com os diversos estudiosos acerca da temática. No presente estudo, ficou evidenciado que uma minoria de professores de EF utilizam instrumentais para avaliar os alunos no primeiro segmento do ensino fundamental e a grande maioria dos sujeitos não utilizam nenhum tipo de instrumental para auxiliar nas avaliações dos alunos nas aulas de EF. Ademais, em virtude da complexidade do processo avaliativo na Educação Física há necessidade que a avaliação seja contínua, variada e permanente nas dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais. Deste modo, as práticas pedagógicas de avaliação exigem materiais e instrumentais adequados para que o professor da disciplina de EF possa contribuir com a aprendizagem dos alunos, ou seja, há necessidade de padronização do que, como e quando avaliar os alunos. Destacamos ainda que o professor de EF é um facilitador da aprendizagem, onde os mesmos precisam compreender que a disciplina faz parte grade curricular obrigatória e é tão importante quanto as demais disciplinas do componente curricular obrigatório no primeiro segmento do ensino fundamental da Educação Básica e dessa forma devem proporcionar aos alunos a uma avaliação que sirva de ato reflexivo para que dê conta das novas demandas sociais dos educandos. Ademais, os resultados apontam para que haja a necessidade de novos estudos sobre o processo de avaliação, métodos e instrumentos de avaliação nas práticas pedagógicas em EFE no primeiro ciclo do ensino fundamental. REFERÊNCIAS BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Portugal. ed. 70, 2016. BOSCATTO, J. D.; IMPOLCETTO, F. M.; DARIDO, S. C. A base nacional comum curricular: uma proposição necessária para a educação física?. Motrivivência v. 28, n. 48, p. 96-112, setembro/2016. BRASIL. Base nacional comum curricular. Ministério da Educação. 2017. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 18 de Jun de 2021. ______. Lei de diretrizes e bases da educação (LDB): Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 9ª. Edição. Brasília, Edições Câmara, 2014. Acesso em 18 de Jul de 2021. __________. Secretaria de educação fundamental. parâmetros curriculares nacionais. educação física, 1o e 2o ciclos, v.7, Brasília: MEC, 1997. __________. 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Título do Evento
X SEMINÁRIO NACIONAL EDUCA
Título dos Anais do Evento
Anais do X Seminário Nacional EDUCA PPGE/UNIR
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, JOSE APARECIDO; BORGES, Célio Jóse. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: Anais do X Seminário Nacional EDUCA PPGE/UNIR. Anais...Porto Velho(RO) UNIR, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/XSEMINARIOEDUCA/442062-INSTRUMENTOS-DE-AVALIACAO-UTILIZADOS-PELOS-PROFESSORES-DE-EDUCACAO-FISICA-NOS-ANOS-INICIAIS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL. Acesso em: 28/04/2025

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