OTIMIZAÇÃO DE PROTOCOLO PARA SEXAGEM MOLECULAR EM SEMENTES DE MAMOEIRO ( CARICA PAPAYA L.)

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
OTIMIZAÇÃO DE PROTOCOLO PARA SEXAGEM MOLECULAR EM SEMENTES DE MAMOEIRO ( CARICA PAPAYA L.)
Autores
  • Ana Clara Silva Lopes March Frota De Souza
  • Rafaela Duarte
  • Helaine Christine Cancela Ramos
  • Alex Souza Rodrigues
  • Ronaldiane Pereira da Silva
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 2 - Fome zero, Saúde e Bem-estar
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/843938-otimizacao-de-protocolo-para-sexagem-molecular-em-sementes-de-mamoeiro-(-carica-papaya-l)
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
Melhoramento genético; Determinação do sexo; Sexagem; Biomarcadores; Seleção assistida.
Resumo
O mamão é uma planta com três formas sexuais: masculina, feminina e hermafrodita. Devido ao maior valor comercial dos frutos hermafroditas, a sexagem é essencial para garantir que os pomares sejam compostos principalmente por essas plantas. Uma alternativa promissora para a sexagem precoce é a genotipagem em sementes, permitindo a seleção de indivíduos antes mesmo da formação de mudas. Um protocolo para a sexagem molecular em sementes de mamão foi desenvolvido pela equipe de Melhoramento Genético de Mamoeiro da UENF, permitindo a extração de DNA do endosperma sem comprometer a germinação do embrião. Contudo, o único marcador que permitiu a sexagem das amostras não teve sua sequência divulgada na literatura. Este trabalho teve como objetivo otimizar o protocolo de sexagem molecular em sementes de mamoeiro e avaliar diferentes marcadores associados ao sexo disponíveis na literatura. Utilizando 10 amostras de sementes do genótipo JS12, a extração de DNA foi realizada pelo método CTAB com modificações específicas. Posteriormente, realizou-se a quantificação do DNA por espectrofotometria no NanoDrop 1000. A PCR foi conduzida com cinco primers para sexagem (SDP, Cpsm90, OP-Y7, C09/20 e PKBT-5). A quantidade de DNA extraída variou de 95 ng a 615 ng entre as amostras. Os primers OP-Y7 e PKBT-5 demonstraram resultados consistentes, permitindo a distinção entre 3 amostras femininas e 7 hermafroditas. O primer Cpsm90 produziu resultados semelhantes, porém identificou uma amostra feminina adicional, classificada anteriormente como hermafrodita. No geral, a proporção de amostras femininas e hermafroditas coincidiu com a segregação esperada, com uma feminina para duas hermafroditas. Contudo, os demais primers não foram eficazes na sexagem das amostras. Esses resultados ressaltam a importância de explorar diferentes marcadores para garantir resultados confiáveis. Os marcadores OP-Y7, PKBT-5 e Cpsm90 mostram-se promissores para sexagem em sementes. Ainda assim, são necessários testes com número maior de amostras para validar sua eficácia.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Ana Clara Silva Lopes March Frota De et al.. OTIMIZAÇÃO DE PROTOCOLO PARA SEXAGEM MOLECULAR EM SEMENTES DE MAMOEIRO ( CARICA PAPAYA L.).. In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/843938-OTIMIZACAO-DE-PROTOCOLO-PARA-SEXAGEM-MOLECULAR-EM-SEMENTES-DE-MAMOEIRO-(-CARICA-PAPAYA-L). Acesso em: 26/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes