CARACTERIZAÇÃO ANATOMOTOPOGRÁFICA DAS ESTRUTURAS CORPÓREAS RELACIONADAS À OCORRÊNCIA DE VOLVO GÁSTRICO EM CÃES (CANIS LUPUS FAMILIARIS)

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
CARACTERIZAÇÃO ANATOMOTOPOGRÁFICA DAS ESTRUTURAS CORPÓREAS RELACIONADAS À OCORRÊNCIA DE VOLVO GÁSTRICO EM CÃES (CANIS LUPUS FAMILIARIS)
Autores
  • Naíne Guimarães da Silva
  • Ana Bárbara Freitas Rodrigues Godinho
  • Daniel Haddad Barcellos
  • Gabriela Esteves Da Silveira
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 2 - Fome zero, Saúde e Bem-estar
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/847337-caracterizacao-anatomotopografica-das-estruturas-corporeas-relacionadas-a-ocorrencia-de-volvo-gastrico-em-caes-(c
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
Dilatação-volvo gástrica, Anatomotopografia, Ligamento hepatoduodenal e ligamento hepatogástrico.
Resumo
A síndrome dilatação-volvo gástrica (DVG) é uma afecção em cães, caracterizada pela súbita dilatação e rotação do estômago em torno do seu eixo, condição grave de caráter agudo que confere alto índice de óbito e que necessita de procedimento cirúrgico emergencial para correção. A síndrome possui uma tendência nas raças de grande porte. Alguns aspectos anatômicos estão envolvidos diretamente nesta disfunção, tais como: a conformação corporal, maior volume na cavidade torácica e a frouxidão ou ausência do ligamento hepatoduodenal e ligamento hepatogástrico. Com o objetivo de avaliar os parâmetros anatômicos envolvidos na referida síndrome, foram mensuradas: as estruturas corpóreas e o comprimento e largura dos ligamentos hepatoduodenal e ligamento hepatogástrico cadáveres de cães de diferentes raças no SAAD/LMPA/UENF. Através de uma pesquisa nas clínicas veterinárias em Campos dos Goytacazes, sobre a casuística da patologia na cidade e região, foi demonstrado 63,6% casos de DVG, no qual, um paciente veio a óbito e este foi o único que não passou por procedimento cirúrgico para a correção. A maioria dos pacientes eram adultos, considerados de grande porte, sendo que 40% não tinham raça definida e as demais raças eram Chow-chow, Fila brasileiro, Dálmata, Bernese, Labrador e Bulldog Americano. Obteve-se resultados das mensurações dos cadáveres na média de perímetro de tórax: 57 cm; comprimento do tórax: 25,5 cm; largura de tórax: 17,5 cm; profundidade do tórax: 20 cm; comprimento do ligamento hepatoduodenal: 4,5 cm; altura do ligamento hepatoduodenal: 3,5 cm; comprimento do ligamento hepatogástrico: 9,5 cm; altura do ligamento hepatogástrico: 6 cm. Na análise macroscópica, revelou que há distinção na disposição dos ligamentos entre as diferentes raças, em feixes contínuos ou feixes isolados. Portanto a avaliação anatomorfológica e anatomopográfica resultam em dados que correlacionam morfologia e as estruturas envolvidas com a ocorrência de dilatação-volvo gástrica.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Naíne Guimarães da et al.. CARACTERIZAÇÃO ANATOMOTOPOGRÁFICA DAS ESTRUTURAS CORPÓREAS RELACIONADAS À OCORRÊNCIA DE VOLVO GÁSTRICO EM CÃES (CANIS LUPUS FAMILIARIS).. In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/847337-CARACTERIZACAO-ANATOMOTOPOGRAFICA-DAS-ESTRUTURAS-CORPOREAS-RELACIONADAS-A-OCORRENCIA-DE-VOLVO-GASTRICO-EM-CAES-(C. Acesso em: 25/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes