SINERGIA ENTRE PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UM ESTUDO DE CASO

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

DOI
10.29327/9786527206873.848006  
Título do Trabalho
SINERGIA ENTRE PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UM ESTUDO DE CASO
Autores
  • ALEXANDRA OLIVEIRA ARAGAO
  • Renata Resstel
  • Carlos Henrique Medeiros de Souza
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 3 - Educação, Redução das Desigualdades e Justiça Social
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/848006-sinergia-entre-planejamento-pedagogico-e-inteligencia-artificial--um-estudo-de-caso
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
Planejamento pedagógico, Inteligência artificial, Educação Profissional
Resumo
O planejamento pedagógico é essencial para o ensino e aprendizagem, definindo objetivos, conteúdos, metodologias e ferramentas de avaliação. Um bom planejamento garante aulas dinâmicas e eficazes. A elaboração desse documento pode ser desafiadora, exigindo a consideração de diversos fatores e a utilização da Inteligência Artificial (IA) no planejamento pedagógico pode oferecer resultados mais inovadores e eficazes. O objetivo deste estudo foi propor a integração da IA ao planejamento pedagógico para otimizar o processo de ensino e aprendizagem. Através da sinergia entre esses elementos, esperando-se potencializar o aprendizado dos alunos. Trata-se de um estudo de caso, realizado no Centro Estadual de Educação Técnica do Espírito Santo, com um professor do Curso Técnico em Administração, escolhido de forma aleatória. Para tal foi utilizada uma entrevista semiestruturada sobre o conhecimento e uso da IA. Em um segundo momento foi realizado o acompanhamento na utilização da ferramenta na elaboração do planejamento pedagógico referente a dois dias letivos. Como resultado, da experiência apresentada pelo professor, pode-se observar maior segurança na elaboração e organização do planejamento pedagógico com ajuda da IA destacando a relevância na possibilidade de poder incluir assuntos atuais no contexto escolar de forma mais rápida. A sinergia entre o planejamento pedagógico e a IA demonstra ser uma ferramenta promissora para otimizar o ensino e aprendizagem. No entanto, são necessários mais estudos e pesquisas para explorar todo o potencial dessa ferramenta.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

ARAGAO, ALEXANDRA OLIVEIRA; RESSTEL, Renata; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de. SINERGIA ENTRE PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UM ESTUDO DE CASO.. In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/848006-SINERGIA-ENTRE-PLANEJAMENTO-PEDAGOGICO-E-INTELIGENCIA-ARTIFICIAL--UM-ESTUDO-DE-CASO. Acesso em: 26/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes