AVALIAÇÃO SAZONAL DOS CONSTITUINTES QUÍMICOS DE UM ESPÉCIME DE LICANIA TOMENTOSA (CRYSOBALANACEAE)

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO SAZONAL DOS CONSTITUINTES QUÍMICOS DE UM ESPÉCIME DE LICANIA TOMENTOSA (CRYSOBALANACEAE)
Autores
  • Ester Monteiro Ribeiro
  • Carlos Roberto Ribeiro Matos
  • Profa. Leda Mathias
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 1 - Clima e Sustentabilidade
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/849319-avaliacao-sazonal-dos-constituintes-quimicos-de-um-especime-de-licania-tomentosa-(crysobalanaceae)
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
Licania tomentosa, perfil químico, sazonalidade
Resumo
A espécie Licania tomentosa, pertence à família Chysobalanaceae. É conhecida popularmente por oitizeiro. No Brasil a família está representada por 280 espécies distribuídas por quatro biomas, sendo a floresta Amazônica seu centro de biodiversidade. Os oitizeiros são bastante utilizados para fins ornamentais, alimentícios e produção de óleo. Estudo farmacológico e/ou biológico registrados na literatura retratam riquezas em flavonoides, terpenoides, esteroides e taninos que podem estar associada à atividade antiviral e/ou anti-inflamatória atribuída a planta. Sendo assim, esse trabalho é um estudo preliminar que tem como objetivo avaliar a influência sazonal e circadiana no perfil químico de um espécime de L. tomentosa coletada em diferentes estações do ano. As folhas de um espécime da planta foram coletadas no verão (fevereiro de 2024), levando-se em consideração o horário e as condições climáticas no momento da coleta, padronizando-se o método de secagem (70°C por um período de 72h) e moagem. O material botânico seco foi submetido à extração à quente utilizando os solventes hexano e MeOH em gradiente de polaridade crescente. Os extratos obtidos foram submetidos a testes químicos qualitativos para identificação de metabólitos secundários. Com o extrato em hexano foram realizados testes para identificação de triterpenos e esteroides (reação de Liebermann-Burchard e Salkowiski) apresentando resultados positivos para ambos os metabólitos. O extrato em hexano também foi analisado através de CG-EM, onde foi possível identificar a presença de fitol, éster metílico do ácido linolênico, esqualeno, gama-tocoferol, alfa-tocoferol (vitamina E), dos esteroides estigmasterol e do triterpeno lupeol. Para o extrato em MeOH foram realizados testes para identificação de fenólicos e flavonoides (reação com AlCl3 e FeCl3), produzindo resultado positivo. Os resultados preliminares obtidos com extrato em MeOH serão levados em consideração para posterior avaliação quantitativa dos teores de fenólicos e flavonoides totais através de espectroscopia na região do ultravioleta/visível.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RIBEIRO, Ester Monteiro; MATOS, Carlos Roberto Ribeiro; MATHIAS, Profa. Leda. AVALIAÇÃO SAZONAL DOS CONSTITUINTES QUÍMICOS DE UM ESPÉCIME DE LICANIA TOMENTOSA (CRYSOBALANACEAE).. In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/849319-AVALIACAO-SAZONAL-DOS-CONSTITUINTES-QUIMICOS-DE-UM-ESPECIME-DE-LICANIA-TOMENTOSA-(CRYSOBALANACEAE). Acesso em: 27/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes