RECONTANDO A HISTÓRIA: DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA DIANTE DO NEGACIONISMO E REVISIONISMO HISTÓRICO NO BRASIL NO SÉCULO XXI

Publicado em 15/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0679-8

Título do Trabalho
RECONTANDO A HISTÓRIA: DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA DIANTE DO NEGACIONISMO E REVISIONISMO HISTÓRICO NO BRASIL NO SÉCULO XXI
Autores
  • Jonathan de França Pereira
  • Osvaldo Santos Falcão
Modalidade
Resumo
Área temática
ST20 - Recontando a história: desafios do ensino de história diante do negacionismo e revisionismo histórico no Brasil no século XXI
Data de Publicação
15/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/1045007-recontando-a-historia--desafios-do-ensino-de-historia-diante-do-negacionismo-e-revisionismo-historico-no-brasil-
ISBN
978-65-272-0679-8
Palavras-Chave
Negacionismo, Revisionismo Ideológico, Ensino de História, Desinformação
Resumo
A disciplina histórica não está imune a um fenômeno cada vez mais deletério e difundido na sociedade contemporânea, que é o negacionismo científico; pelo contrário, pode-se considerar que é até mais vulnerável a tais discursos. No caso da História, essas formas de distorções da realidade se personificam na forma de revisionismo histórico, termo que, em sua conotação negativa, implica em uma "viragem ético-política" em nosso modo de olhar o passado, adquirindo dimensões apologéticas (Traverso, 2007). Dessa forma, torna-se urgente refletir sobre a dinâmica das disputas em torno da Cultura Histórica. Se, por um lado, a compreensão da existência da cultura histórica nos leva a reconhecer que a elaboração de formas de compreensão e usos do passado não é exclusiva do historiador (Falcon, 1997), por outro lado, é este profissional que possui as ferramentas teórico-metodológicas para compreender o processo de formação e difusão desse conhecimento. Este artigo aborda os desafios enfrentados por historiadores e professores de História no Brasil diante do crescimento do negacionismo, revisionismo (fake history) e desinformação. Utilizamos aqui o termo revisionismo histórico, no sentido estrito do termo, definido por Napolitano (2022) como revisionismo ideológico, ou seja, prática de revisitar eventos históricos com o objetivo de diminuir sua gravidade ou relevância, com o intuito de desinformação que se trata da difusão intencional de informações falsas ou enganosas, tudo isto a favor de uma agenda política específica. No Brasil da atualidade, o negacionismo e o revisionismo ideológico (revisionismo) se manifestam em diferentes formas, como na relativização do Fascismo, na minimização da escravidão e na defesa da Ditadura Militar. O estatuto social dos professores tem sido deslegitimado pela ação política desses movimentos, tornando a crise nos referenciais da História ainda mais profunda. Este artigo ressalta a importância do ensino de história no combate contra o revisionismo histórico e desinformação, tendo em vista resguardar o rigor científico desta matriz disciplinar. Dessa forma, é preciso combater o negacionismo e o revisionismo histórico, garantindo que a história seja contada de forma contextualizada. Isso pode ser alcançado por meio do fortalecimento da educação histórica e da valorização do papel dos professores na formação de cidadãos críticos e conscientes.
Título do Evento
XXI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA AMÉRICA LATINA E BRASIL: ENTRE ONDAS PROGRESSISTAS E REAÇÕES CONSERVADORAS ANPUH – PARAÍBA
Cidade do Evento
Campina Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Jonathan de França; FALCÃO, Osvaldo Santos. RECONTANDO A HISTÓRIA: DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA DIANTE DO NEGACIONISMO E REVISIONISMO HISTÓRICO NO BRASIL NO SÉCULO XXI.. In: Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras. Anais...Campina Grande(PB) UEPB, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/1045007-RECONTANDO-A-HISTORIA--DESAFIOS-DO-ENSINO-DE-HISTORIA-DIANTE-DO-NEGACIONISMO-E-REVISIONISMO-HISTORICO-NO-BRASIL-. Acesso em: 30/04/2025

Trabalho

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