DEPOIS DA LUZ FOSCA, A NOITE VELOZ: “MODERNIZAÇÃO NACIONAL-POPULAR ABORTADA” E O EXISTENCIALISMO MELANCÓLICO-REVOLUCIONÁRIO DE FERREIRA GULLAR (1962 -1975)

Publicado em 15/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0679-8

Título do Trabalho
DEPOIS DA LUZ FOSCA, A NOITE VELOZ: “MODERNIZAÇÃO NACIONAL-POPULAR ABORTADA” E O EXISTENCIALISMO MELANCÓLICO-REVOLUCIONÁRIO DE FERREIRA GULLAR (1962 -1975)
Autores
  • João Pedro Henriques De Castro Morais
Modalidade
Resumo
Área temática
ST21 - Marxismo e ditadura militar no Brasil
Data de Publicação
15/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/862580-depois-da-luz-fosca-a-noite-veloz--modernizacao-nacional-popular-abortada-e-o-existencialismo-melancolico-revo
ISBN
978-65-272-0679-8
Palavras-Chave
Ditadura Militar; Arte engajada; Literatura e História
Resumo
O presente trabalho busca analisar historicamente a literatura de Ferreira Gullar entre os anos de 1962 e 1975, a partir de seu livro “Dentro da Noite Veloz”, buscando evidenciar como o poeta estruturou literariamente certos aspectos do processo social relacionado ao fracasso da modernização nacional-popular de esquerda e a consolidação do capitalismo periférico no Brasil a partir do Golpe empresarial-militar de 1964. Nesse sentido, buscamos partir da relação entre historiografia (a partir de René Dreifuss, Florestan Fernandes, Octavio Ianni, Paulo Arantes e Ruy Mauro Marini) e teoria crítico-literária marxista (inserindo-se na tradição de Antonio Candido e Roberto Schwarz, mas também partindo da reflexão de autores como Walter Benjamin, Theodor Adorno e Gyorgy Lukács). Portanto, trata-se de, a partir da análise histórico-literária, evidenciar aspectos de certas mudanças sociais e políticas do recorte histórico entre 1962 e 1975. Buscamos demonstrar que, na medida em que o golpe empresarial-militar consolidara um capitalismo periférico no Brasil, e o projeto de modernização nacional-popular fracassara, a literatura de Ferreira Gullar também se modificou, estruturando estas contradições sociais e políticas em suas obras. Podemos observar, portanto, como, na poesia de Ferreira Gullar, a estrutura de sentimentos caracterizada por Marcelo Ridenti de “Brasilidade Revolucionária”, com seus temas e formas triunfalistas, dualistas e muitas vezes vulgarmente panfletários dos poemas escritos no pré-golpe se modifica após 1964 (e sobretudo após 1968), surgindo em seu lugar poemas contraditórios/dialéticos, existenciais e melancólicos – que, contudo, como procuraremos mostrar, não só permanecem, mas muitas vezes tem resultados estéticos mais engajados e revolucionários do ponto de vista artístico do que na primeira fase. Propomos a hipótese de que esta se trata de uma estética diferente da “Brasilidade Revolucionária” ou “Romantismo Revolucionário”, que durou pelo menos até a consolidação da Industrial Cultural nos meados dos anos 70/80, e que, portanto, procuraremos nomeá-la de “Existencialismo Melancólico-Revolucionário”. Seu resultado estético – que independe de ser ou não objetivo do autor - recoloca certas problemáticas da esquerda, como a posição do intelectual engajado e a luta de classes na periferia do capitalismo. Consideramos este trabalho fundamental por três razões: a primeira, é que ele se insere na discussão sobre a arte durante o período militar, e busca responder uma questão principal: a perda e a autocrítica da “estética nacional-popular” representou a perda imediata de uma estética engajada? e mais ainda, como entender essa questão em relação ao descompasso entre a arte engajada e as práticas políticas no pós-64?; em segundo lugar, seguindo os passos dialéticos da Tradição Crítica Brasileira, na qual a crítica literária é crítica político-social, buscamos questionar a Formação Nacional Brasileira e suas contradições sociais, não permanecendo em uma análise estritamente literária; e, por último, propomos uma análise que tenha como frutos novas reflexões sobre como se pensar em movimentos artísticos engajados no Séc. XXI, que sejam ao mesmo tempo populares e esteticamente ricos.
Título do Evento
XXI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA AMÉRICA LATINA E BRASIL: ENTRE ONDAS PROGRESSISTAS E REAÇÕES CONSERVADORAS ANPUH – PARAÍBA
Cidade do Evento
Campina Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MORAIS, João Pedro Henriques De Castro. DEPOIS DA LUZ FOSCA, A NOITE VELOZ: “MODERNIZAÇÃO NACIONAL-POPULAR ABORTADA” E O EXISTENCIALISMO MELANCÓLICO-REVOLUCIONÁRIO DE FERREIRA GULLAR (1962 -1975).. In: Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras. Anais...Campina Grande(PB) UEPB, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/862580-DEPOIS-DA-LUZ-FOSCA-A-NOITE-VELOZ--MODERNIZACAO-NACIONAL-POPULAR-ABORTADA-E-O-EXISTENCIALISMO-MELANCOLICO-REVO. Acesso em: 26/04/2025

Trabalho

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