AS SOMBRAS DESFIGURADAS DA ALEMANHA ENTRE GUERRAS: DUPLOS E AMBIGUIDADES DO EXPRESSIONISMO ALEMÃO NA REPÚBLICA DE WEIMAR (1918–1933)

Publicado em 15/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0679-8

Título do Trabalho
AS SOMBRAS DESFIGURADAS DA ALEMANHA ENTRE GUERRAS: DUPLOS E AMBIGUIDADES DO EXPRESSIONISMO ALEMÃO NA REPÚBLICA DE WEIMAR (1918–1933)
Autores
  • Paulo Gustavo Bezerra Gurgel
Modalidade
Resumo
Área temática
ST16 - História e Linguagens: literatura, música, teatro, cinema e pintura
Data de Publicação
15/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/873847-as-sombras-desfiguradas-da-alemanha-entre-guerras--duplos-e-ambiguidades-do-expressionismo-alemao-na-republica-de
ISBN
978-65-272-0679-8
Palavras-Chave
Expressionismo Alemão, Entreguerras, História Cultural, Representações Cinematográficas, Gênero Terror.
Resumo
O presente trabalho objetiva, a partir de obras cinematográficas do expressionismo alemão, discutir o contexto, o imaginário e a estética da Alemanha no “entre guerras”, o período denominado República de Weimar (1918–1933). O diálogo com as questões socioculturais do período levam à discussão mais específica do gênero terror, com o destaque para figuras sombrias desfiguradas por sofrimentos e pela morte. Por meio das obras “O Gabinete do Dr. Caligari” (1920), “Nosferatu” (1922) e “M, O Vampiro de Dusseldorf” (1931), pretende-se explorar a relação entre cinema e história, a questão da alteridade e da estética, e a historicidade contida em tais obras, uma vez que, partindo do pressuposto que as obras são reflexões sobre a realidade material e imaginário da época, elas carregam com si as tensões, vestígios e ambiguidades de sua época. Importante destacar que esse diálogo entre obras e sociedade pede que o imaginário social do período seja lido a partir das representações no gênero terror, eleito para discutir as dúvidas, as representações e as ambiguidades que atravessavam o período, como citado por Eisner Lotte: era evocações fúnebres e oníricas da Alemanha dividida e, sobretudo, desfigurada; evocando doppelgängers (duplos) presentes em diversas obras do expressionismo: infanticidas, sonâmbulos, vampiros e muitas outras figuras desfiguradas das sombras. Posteriormente, com a ascensão do nazismo, essas obras vão ser chamadas de arte e obras degeneradas, bem como; analisado por diversos autores como Kracauer, como obras que tinham visões do futuro autoritarismo. Considerando as produções cinematográficas como produto de sua época, pretende-se explorar a relação da construção do filme, desde o seu roteiro até a sua publicação, tal como a obra “O Gabinete do Dr. Caligari”, escrita por Hans Janowitz e Carl Mayer, que lutaram na Primeira Guerra Mundial, refletindo suas aflições e experiências durante a guerra; as experiências dos roteiristas em muito podem ser lidas a partir das análises de Walter Benjamin sobre as experiências dos combatentes pós-Primeira Guerra: em que muitos iam maravilhados para a guerra e voltavam mudos desfigurados, como a sombra do filme roteirizado. Além de representação, as obras do expressionismo alemão são também um produto da república instável de seu contexto, sendo assim uma “imagem-objeto” da república de Weimar, porém, os filmes não são suficiente em totalidade para contextualizar todo período, então o presente trabalho objetiva, também, traçar uma visão de monumento cultural como defendido por Walter Benjamin, a relação da cultura alemã contida em Peter Gay, e as ambiguidades e especificidades do povo alemão na obra de Norbert Elias. É necessário, porém, enfatizar que o presente trabalho encontra-se em processo de pesquisa.
Título do Evento
XXI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA AMÉRICA LATINA E BRASIL: ENTRE ONDAS PROGRESSISTAS E REAÇÕES CONSERVADORAS ANPUH – PARAÍBA
Cidade do Evento
Campina Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GURGEL, Paulo Gustavo Bezerra. AS SOMBRAS DESFIGURADAS DA ALEMANHA ENTRE GUERRAS: DUPLOS E AMBIGUIDADES DO EXPRESSIONISMO ALEMÃO NA REPÚBLICA DE WEIMAR (1918–1933).. In: Anais do XXI Encontro Estadual de História América Latina e Brasil: Entre Ondas Progressistas e Reações Conservadoras. Anais...Campina Grande(PB) UEPB, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxi-encontro-estadual-de-historia-america-latina-e-brasil-entre-ondas-progressistas-e-reacoes-conservadoras-anpuh-paraiba-453769/873847-AS-SOMBRAS-DESFIGURADAS-DA-ALEMANHA-ENTRE-GUERRAS--DUPLOS-E-AMBIGUIDADES-DO-EXPRESSIONISMO-ALEMAO-NA-REPUBLICA-DE. Acesso em: 25/04/2025

Trabalho

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